Pular para o conteúdo principal

DROGAS: "ESPERAMOS QUE LAVRAS TENHA UM PROJETO ARROJADO", DIZ CLOVES BENEVIDES

No programa de número, exibido na quarta-feira, 12, o candidato a prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira (PSDB), falou sobre a implantação e fortalecimento de políticas públicas de combate às drogas na cidade. Silas apresentou suas propostas na área, principalmente relacionadas a assistência e inclusão social. O programa citou também, os depoimentos de Dona Glisia do bairro Caminho das Águas, de Cloves Benevides, subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas. A emoção ficou por conta do depoimento da esposa do candidato, Euza Maria. 
Em artigo para o jornal O Tempo, o subsecretário de Políticas sobre Drogas do Governo de Minas Gerais e coordenador geral do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressalta a atuação de Minas Gerais no combate às drogas. Benevides cita como ações pioneiras do Governo de Minas a criação do cartão Aliança pela Vida, que dá auxílio financeiro aos usuários de drogas em tratamento, o SOS Drogas e o plano “Crack, é possível vencer“.

Pioneirismo, compromisso e aliança



Por Cloves Benevides
Jornal O Tempo, 10/07/2012
Pioneirismo é uma característica comum aos mineiros. Prova disso é o desempenho das grandes lideranças políticas de nosso Estado em momentos e temas nacionais relevantes para a vida de nosso povo.
Na discussão das políticas sobre drogas não é diferente. Quando governador, Tancredo Neves criou o primeiro Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Brasil e nomeou o professor Elias Murad para coordená-lo. Em 2003, na gestão Aécio Neves, foi criada a primeira secretaria sobre drogas em um governo estadual, e um conjunto de medidas corajosas vem sendo implementado desde então.
Um marco na construção dessas políticas foi a parceria do governo com as comunidades terapêuticas, estratégia que qualificou, normatizou e ampliou o trabalho dessas entidades, possibilitando que, anualmente, cerca de 4.000 pessoas sejam atendidas em ambulatório, permanência -dia e abrigamento temporário.
Cabe ressaltar que, recentemente, com o lançamento do plano Crack, é Possível Vencer, do governo federal, a experiência de Minas no apoio às comunidades terapêuticas foi incorporada às estratégias da política nacional como um dos pontos da rede de cuidados oferecidos ao cidadão.
Em Minas, na gestão do governador Anastasia, as políticas ganharam novas estruturas e dinâmicas com o lançamento do programa Aliança pela Vida, que tem o objetivo de integrar as diversas políticas setoriais de combate às drogas.
Por meio do SOS Drogas, por exemplo, quem disca o número 155 tem informações sobre a localização e o acesso a serviços de assistência ao dependente químico. Para casos de urgência, há suporte de psicólogos e assistentes sociais no atendimento.
Outro projeto do programa Aliança pela Vida é o Território Aliança. Ações de acolhimento, aliadas a atividades culturais, esportivas e de lazer, estão sendo realizadas em locais de consumo e de venda de drogas.
Foi criado, ainda, o cartão Aliança pela Vida para a concessão de auxílio financeiro para o tratamento de usuários de drogas, sobretudo o crack.
Por tudo isso, Minas confirma e amplia seus compromissos com a garantia dos direitos e o respeito à dignidade das pessoas. Acolhe, orienta e encaminha as famílias em momentos de aflição e promove a mobilização da sociedade na construção de novas possibilidades no enfrentamento dos problemas relacionados ao uso, abuso e à dependência de crack e de outras drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...