Pular para o conteúdo principal

DROGAS: "ESPERAMOS QUE LAVRAS TENHA UM PROJETO ARROJADO", DIZ CLOVES BENEVIDES

No programa de número, exibido na quarta-feira, 12, o candidato a prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira (PSDB), falou sobre a implantação e fortalecimento de políticas públicas de combate às drogas na cidade. Silas apresentou suas propostas na área, principalmente relacionadas a assistência e inclusão social. O programa citou também, os depoimentos de Dona Glisia do bairro Caminho das Águas, de Cloves Benevides, subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas. A emoção ficou por conta do depoimento da esposa do candidato, Euza Maria. 
Em artigo para o jornal O Tempo, o subsecretário de Políticas sobre Drogas do Governo de Minas Gerais e coordenador geral do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressalta a atuação de Minas Gerais no combate às drogas. Benevides cita como ações pioneiras do Governo de Minas a criação do cartão Aliança pela Vida, que dá auxílio financeiro aos usuários de drogas em tratamento, o SOS Drogas e o plano “Crack, é possível vencer“.

Pioneirismo, compromisso e aliança



Por Cloves Benevides
Jornal O Tempo, 10/07/2012
Pioneirismo é uma característica comum aos mineiros. Prova disso é o desempenho das grandes lideranças políticas de nosso Estado em momentos e temas nacionais relevantes para a vida de nosso povo.
Na discussão das políticas sobre drogas não é diferente. Quando governador, Tancredo Neves criou o primeiro Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Brasil e nomeou o professor Elias Murad para coordená-lo. Em 2003, na gestão Aécio Neves, foi criada a primeira secretaria sobre drogas em um governo estadual, e um conjunto de medidas corajosas vem sendo implementado desde então.
Um marco na construção dessas políticas foi a parceria do governo com as comunidades terapêuticas, estratégia que qualificou, normatizou e ampliou o trabalho dessas entidades, possibilitando que, anualmente, cerca de 4.000 pessoas sejam atendidas em ambulatório, permanência -dia e abrigamento temporário.
Cabe ressaltar que, recentemente, com o lançamento do plano Crack, é Possível Vencer, do governo federal, a experiência de Minas no apoio às comunidades terapêuticas foi incorporada às estratégias da política nacional como um dos pontos da rede de cuidados oferecidos ao cidadão.
Em Minas, na gestão do governador Anastasia, as políticas ganharam novas estruturas e dinâmicas com o lançamento do programa Aliança pela Vida, que tem o objetivo de integrar as diversas políticas setoriais de combate às drogas.
Por meio do SOS Drogas, por exemplo, quem disca o número 155 tem informações sobre a localização e o acesso a serviços de assistência ao dependente químico. Para casos de urgência, há suporte de psicólogos e assistentes sociais no atendimento.
Outro projeto do programa Aliança pela Vida é o Território Aliança. Ações de acolhimento, aliadas a atividades culturais, esportivas e de lazer, estão sendo realizadas em locais de consumo e de venda de drogas.
Foi criado, ainda, o cartão Aliança pela Vida para a concessão de auxílio financeiro para o tratamento de usuários de drogas, sobretudo o crack.
Por tudo isso, Minas confirma e amplia seus compromissos com a garantia dos direitos e o respeito à dignidade das pessoas. Acolhe, orienta e encaminha as famílias em momentos de aflição e promove a mobilização da sociedade na construção de novas possibilidades no enfrentamento dos problemas relacionados ao uso, abuso e à dependência de crack e de outras drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.