Pular para o conteúdo principal

DROGAS: "ESPERAMOS QUE LAVRAS TENHA UM PROJETO ARROJADO", DIZ CLOVES BENEVIDES

No programa de número, exibido na quarta-feira, 12, o candidato a prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira (PSDB), falou sobre a implantação e fortalecimento de políticas públicas de combate às drogas na cidade. Silas apresentou suas propostas na área, principalmente relacionadas a assistência e inclusão social. O programa citou também, os depoimentos de Dona Glisia do bairro Caminho das Águas, de Cloves Benevides, subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas. A emoção ficou por conta do depoimento da esposa do candidato, Euza Maria. 
Em artigo para o jornal O Tempo, o subsecretário de Políticas sobre Drogas do Governo de Minas Gerais e coordenador geral do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressalta a atuação de Minas Gerais no combate às drogas. Benevides cita como ações pioneiras do Governo de Minas a criação do cartão Aliança pela Vida, que dá auxílio financeiro aos usuários de drogas em tratamento, o SOS Drogas e o plano “Crack, é possível vencer“.

Pioneirismo, compromisso e aliança



Por Cloves Benevides
Jornal O Tempo, 10/07/2012
Pioneirismo é uma característica comum aos mineiros. Prova disso é o desempenho das grandes lideranças políticas de nosso Estado em momentos e temas nacionais relevantes para a vida de nosso povo.
Na discussão das políticas sobre drogas não é diferente. Quando governador, Tancredo Neves criou o primeiro Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Brasil e nomeou o professor Elias Murad para coordená-lo. Em 2003, na gestão Aécio Neves, foi criada a primeira secretaria sobre drogas em um governo estadual, e um conjunto de medidas corajosas vem sendo implementado desde então.
Um marco na construção dessas políticas foi a parceria do governo com as comunidades terapêuticas, estratégia que qualificou, normatizou e ampliou o trabalho dessas entidades, possibilitando que, anualmente, cerca de 4.000 pessoas sejam atendidas em ambulatório, permanência -dia e abrigamento temporário.
Cabe ressaltar que, recentemente, com o lançamento do plano Crack, é Possível Vencer, do governo federal, a experiência de Minas no apoio às comunidades terapêuticas foi incorporada às estratégias da política nacional como um dos pontos da rede de cuidados oferecidos ao cidadão.
Em Minas, na gestão do governador Anastasia, as políticas ganharam novas estruturas e dinâmicas com o lançamento do programa Aliança pela Vida, que tem o objetivo de integrar as diversas políticas setoriais de combate às drogas.
Por meio do SOS Drogas, por exemplo, quem disca o número 155 tem informações sobre a localização e o acesso a serviços de assistência ao dependente químico. Para casos de urgência, há suporte de psicólogos e assistentes sociais no atendimento.
Outro projeto do programa Aliança pela Vida é o Território Aliança. Ações de acolhimento, aliadas a atividades culturais, esportivas e de lazer, estão sendo realizadas em locais de consumo e de venda de drogas.
Foi criado, ainda, o cartão Aliança pela Vida para a concessão de auxílio financeiro para o tratamento de usuários de drogas, sobretudo o crack.
Por tudo isso, Minas confirma e amplia seus compromissos com a garantia dos direitos e o respeito à dignidade das pessoas. Acolhe, orienta e encaminha as famílias em momentos de aflição e promove a mobilização da sociedade na construção de novas possibilidades no enfrentamento dos problemas relacionados ao uso, abuso e à dependência de crack e de outras drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho