Pular para o conteúdo principal

EMPREGO & RENDA: GM E PEUGEOT-CITROËN PLANEJAM FÁBRICA EM TRÊS CORAÇÕES

Distrito Industrial de Três Corações, localizado às margens da Rodovia Fernão Dias. Fontes ligadas ao governo afirmam que os fabricantes podem instalar um complexo na cidade para produzir um modelo compacto
A compra da ações da PSA Peugeot Citroën pela General Motors deve começar a surtir efeito no Brasil. Segundo uma fonte ligada ao governo, as duas montadoras estariam planejando construir uma fábrica conjunta na cidade de Três Corações, no interior de Minas Gerais. Nela será fabricado um inédito compacto barato para brigar com o projeto 344, da Fiat, e com a versão nacional do up!, da Volkswagen.

Logo que as duas empresas anunciaram o negócio surgiram informações que uma nova fábrica seria erguida no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais, mas logo os planos foram congelados por causa da crise financeira mundial. No entanto, tudo indica que os estudos seguiram em frente e indicam que o estado mineiro seria o vencedor.

A escolha de Três Corações, cidade mais conhecida por ser a terra natal de ninguém menos que um certo Pelé, teria sido apontada como local ideal pelo governo do estado de Minas Gerais, mais especificamente pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Dorothea Werneck. Como fica próximo da rodovia Fernão Dias, o município é bem localizado, entre o caminho de Belo Horizonte e São Paulo, e não muito distante de fornecedores importantes. O governo estadual teria ficado incomodado com o fato de a Fiat ter escolhido Pernambuco para uma nova fábrica e tenta a todo custo atrair outra fabricante para lá.

A história é ainda mais surpreendente: a nova planta faria um veículo para a Chevrolet e para a Peugeot, que deixaria de ter produtos fabricados em Porto Real, RJ. Essa última fábrica se concentraria apenas nos veículos da Citroën a médio prazo já que esta marca tem se dado melhor entre os consumidores brasileiros que sua irmã.

O projeto deve estar pronto em 2016, na melhor das hipóteses. Outro efeito que essa nova unidade em território brasileiro teria é o esvaziamento gradativo da fábrica de São José dos Campos, que deve permanecer apenas com a linha S10 e Blazer até prazo indefinido. Hoje apenas o Classic continua sendo feito lá e deve parar a linha em breve. Os motores também devem migrar para a nova fábrica de Joinville. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.