Durante a última década, o surgimento das mídias sociais alterou a
forma com que instituições e empresas se comunicam e se posicionam.
Diante desse cenário, a UFJF buscou novos canais de comunicação e
atualmente possui diferentes formas de interação com o seu público na
web, entre elas, uma página no Facebook, um perfil no Twitter e um canal no Youtube.
A página “Sou UFJF” merece destaque, ocupando o segundo lugar no
número de curtidores entre as 59 universidades federais do Brasil, com
10.312 fãs até esta sexta-feira, 14. O primeiro lugar da lista é ocupado
pela Universidade Federal do Pará, com 11.576 fãs. O bom posicionamento da UFJF nas mídias sociais pode ser atribuído a
algumas razões. Primeiramente, o tempo de permanência na rede, desde
2009, no Twitter, e desde janeiro de 2011 no Facebook. Aliada ao período
de presença nas mídias, a atualização constante permitiu fixar os dois
perfis.
Algumas ações também auxiliam na conquista de fãs ou seguidores: a
entrada de mais brasileiros nas duas redes, tornando o Brasil o segundo
país com mais membros no Facebook, a expansão da UFJF, a criação de
campus em Governador Valadares, além de promoções, ações exclusivas
para mídias sociais, cobertura de eventos, divulgação das redes entre os
perfis e no portal da UFJF.
O levantamento que apontou a terceira colocação da página da UFJF
entre as universidades federais mais populares do Brasil foi realizado
pela Secretaria de Comunicação, nesta sexta, 14, por meio do acesso à
página de cada instituição. Das 59 instituições, 20 não possuem página
oficial no Facebook. A UFJF ainda possui perfis oficiais de faculdades,
grupos de pesquisa e setores nas redes.
TV UFJF e novas redes
Em fase de reestruturação e experimentação desde março, a TV UFJF
também é mais uma inovação que promete aproximar a Universidade do seu
público. Segundo o responsável pela iniciativa, Fred Belcavello,
atualmente, a equipe da TV UFJF, formada por profissionais e bolsistas
da área de Comunicação, está sendo capacitada e pesquisas de formato
para desenvolver futuros programas para a internet estão sendo feitas.
O canal do Youtube veicula, principalmente, a cobertura de eventos.
Em médio prazo, a proposta é desenvolver novos formatos que vão muito
além do que é feito atualmente, levando em consideração, o envolvimento
da comunidade acadêmica. Além das novidades na TV UFJF, nos próximos meses, a Universidade
também deve entrar em outras redes, como Foursquare, Tumblr, Instagram,
Flickr e Google +.
Ranking das 10 universidades federais com mais fãs no Facebook
Posição
|
Universidade
|
Fãs
|
Página
|
1
|
UFPA – Universidade Federal do Pará
|
11.582
|
|
2
|
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
|
10.312
|
|
3
|
UFS – Universidade Federal de Sergipe
|
9.563
|
|
4
|
UFBA – Universidade Federal da Bahia
|
8.310
|
|
5
|
UFPB – Universidade Federal da Paraíba
|
8.093
|
|
6
|
UFLA – Universidade Federal de Lavras
|
7.799
|
|
7
|
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
|
7.611
|
|
8
|
UFPR – Universidade Federal do Paraná
|
5.811
|
|
9
|
UFSJ – UIniversidade Federal de São João del-Rei
|
5.318
|
|
10
|
UFPEL – Universidade Federal de Pelotas
|
4.230
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário