Pular para o conteúdo principal

UFJF É A SEGUNDA UNIVERSIDADE FEDERAL COM MAIS FÃS NO FACEBOOK

Durante a última década, o surgimento das mídias sociais alterou a forma com que instituições e empresas se comunicam e se posicionam. Diante desse cenário, a UFJF buscou novos canais de comunicação e atualmente possui diferentes formas de interação com o seu público na web, entre elas, uma página no Facebook, um perfil no Twitter e um canal no Youtube.

A página “Sou UFJF” merece destaque, ocupando o segundo lugar no número de curtidores entre as 59 universidades federais do Brasil, com 10.312 fãs até esta sexta-feira, 14. O primeiro lugar da lista é ocupado pela Universidade Federal do Pará, com 11.576 fãs. O bom posicionamento da UFJF nas mídias sociais pode ser atribuído a algumas razões. Primeiramente, o tempo de permanência na rede, desde 2009, no Twitter, e desde janeiro de 2011 no Facebook. Aliada ao período de presença nas mídias, a atualização constante permitiu fixar os dois perfis.

Algumas ações também auxiliam na conquista de fãs ou seguidores: a entrada de mais brasileiros nas duas redes, tornando o Brasil o segundo país com mais membros no Facebook, a expansão da UFJF, a criação de campus em Governador Valadares, além de promoções, ações exclusivas para mídias sociais, cobertura de eventos, divulgação das redes entre os perfis e no portal da UFJF.

O levantamento que apontou a terceira colocação da página da UFJF entre as universidades federais mais populares do Brasil foi realizado pela Secretaria de Comunicação, nesta sexta, 14, por meio do acesso à página de cada instituição. Das 59 instituições, 20 não possuem página oficial no Facebook. A UFJF ainda possui perfis oficiais de faculdades, grupos de pesquisa e setores nas redes.

TV UFJF e novas redes
Em fase de reestruturação e experimentação desde março, a TV UFJF também é mais uma inovação que promete aproximar a Universidade do seu público. Segundo o responsável pela iniciativa, Fred Belcavello, atualmente, a equipe da TV UFJF, formada por profissionais e bolsistas da área de Comunicação, está sendo capacitada e pesquisas de formato para desenvolver futuros programas para a internet estão sendo feitas.

O canal do Youtube veicula, principalmente, a cobertura de eventos. Em médio prazo, a proposta é desenvolver novos formatos que vão muito além do que é feito atualmente, levando em consideração, o envolvimento da comunidade acadêmica. Além das novidades na TV UFJF, nos próximos meses, a Universidade também deve entrar em outras redes, como Foursquare, Tumblr, Instagram, Flickr e Google +.

Ranking das 10 universidades federais com mais fãs no Facebook


Posição
Universidade
Fãs
Página
1
UFPA – Universidade Federal do Pará
11.582
2
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
10.312
3
UFS – Universidade Federal de Sergipe
9.563
4
UFBA – Universidade Federal da Bahia
8.310
5
UFPB – Universidade Federal da Paraíba
8.093
6
UFLA – Universidade Federal de Lavras
7.799
7
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
7.611
8
UFPR – Universidade Federal do Paraná
5.811
9
UFSJ – UIniversidade Federal de São João del-Rei
5.318
10
UFPEL – Universidade Federal de Pelotas
4.230

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...