sexta-feira, 19 de outubro de 2012

INDUSTRIA & COMÉRCIO: PIMENTEL DEFENDE INOVAÇÃO PARA REDUZIR PREÇO DOS CARROS

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), afirmou que o novo regime automotivo brasileiro, o Inovar Auto, se baseou na inovação da indústria para produzir veículos mais eficientes e baratos para os consumidores. Para Pimentel, assim como houve queda nos preços dos aparelhos celulares na última década, por conta da inovação e da concorrência no mercado brasileiro, também haverá redução nos preços dos carros.

“Não procede a ideia de que a inovação encarece o produto. Pelo contrário, a inovação massifica e barateia o produto. Assim como aconteceu com os celulares, vai acontecer na indústria automobilística”, explicou Pimentel em entrevista ao programa de rádio ‘Bom Dia, Ministro’, da EBC. “O argumento de que o governo está forçando a inovação e que isso vai encarecer o produto, simplesmente não procede e não corresponde ao que se vê nas economias de mercado”, completou.

O ministro ainda falou que o Inovar Auto vai aumentar a concorrência na medida em que estimula a instalação de mais fabricantes de veículos no país, como as empresas chinesas JAC Motors e Cherry, e a alemã BMW, que já anunciaram investimentos no Brasil. “Quando há mais oferta, em relação à demanda, você tem queda de preços. Essa é a lei natural dos mercados”, analisou.

Pimentel disse também que a eficiência e a segurança dos veículos são os principais elementos do novo regime automotivo. Sobre a segurança, o ministro informou que “a partir do próximo ano, todos os carros produzidos no Brasil, inclusive os veículos populares, sairão da fábrica com freios ABS e com pelo menos dois airbags dianteiros como equipamentos obrigatórios”. Segundo ele, as medidas para garantir a segurança e o conforto dos passageiros continuarão a progredir com os incentivos oferecidos pelo Inovar Auto.

Nenhum comentário: