Pular para o conteúdo principal

MAIS UM PASSO NA DIREÇÃO CERTA

A francesa Danone, uma das maiores empresas globais de laticínios, tem 186 fábricas espalhadas por 120 países. É aqui no Brasil, porém, em Poços de Caldas, no Sul de Minas Minas, que está localizada a unidade fabril menos emissora de gases de efeito estufa da companhia no mundo. A fábrica, que responde por 90% da produção da Danone no país, não era muito diferente de seus pares até três anos atrás, quando a direção da operação brasileira decidiu que ela seria submetida a uma espécie de conversão verde. 
 
A primeira mudança começou em 2010, quando a empresa decidiu investigar a origem da energia que a fábrica comprava e descobriu que ela não era 100% limpa: parte vinha de termelétricas. Veio então a decisão de adquirir energia apenas de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). O governo até incentiva as empresas a migrar para fontes renováveis, mas isso não significa que o processo ocorra de maneira simples. A Danone demorou oito meses para conseguir concluir a troca. Resolvida essa questão, a empresa passou a se dedicar a um projeto mais ambicioso: livrar-se da caldeira movida a óleo diesel. 
 
“Cogitamos a conversão para o gás natural o que já representaria um ganho ambiental, mas decidimos encarar um desafio maior: uma caldeira a biomassa", afirma Adriana Matarazzo, diretora de pesquisa e desenvolvimento e de sustentabilidade da Danone. Nenhuma outra fábrica da empresa no mundo possuía algo parecido, e a operação brasileira precisou de um ano para superar a dificuldades técnicas do projeto. Além disso, investiu 7,7 milhões de reais. Como resultado dessas duas iniciativas, quase 97% da energia usada hoje na fábrica é limpa. 
 
As ações da empresa para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa não pararam por aí. Em outubro, a Danone passou a usar o PET nas garrafas de iogurte de mais de 900 miligramas, no lugar do HVPE, um plástico convencional. Com a troca, a Danone não só conseguiu reduzir o peso das garrafas como também a probabilidade de que elas acabem sendo descartadas em lixões. “Recicla-se menos do que 20% do HVPE no Brasil”, afirma Adriana. “A cadeia de reciclagem do PET é muito mais desenvolvida e o índice é de quase 60%”.

A Danone é um exemplo que conseguiu inserir o tema do combate às mudanças climáticas no cerne do negócio. Ela não está sozinha. Segundo a pesquisa feita para o GUIA EXAME DE SUSTENTABILIDADE 2012 com quase 150 companhias que operam no país, 70% afirmaram contemplar em seu planejamento estratégico investimentos para reduzir emissões de gases de efeito estufa e o desenvolvimento de oportunidades relacionadas às mudanças climáticas e à economia verde. Há dois anos, esse percentual era de 65%.
Guia EXAME de Sustentabilidade - SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho