Pular para o conteúdo principal

SJDR TERÁ CENTRO DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Diretor José Flávio de Andrade mostra local que será o centro
O Centro de Tratamento Oncológico já tem previsão para funcionar em São João del-Rei: entre janeiro e fevereiro de 2013. Ainda no primeiro bimestre do ano que vem, o espaço idealizado na parceria entre o Governo do Estado, o Instituto Oncológico e a Santa Casa abrirá as portas, oferecendo radioterapia para pacientes de toda a região.

A estrutura vai implementar o tratamento de quimioterapia que já existe na cidade desde 2003 e beneficia atualmente mais de 170 pessoas na região. “Havia uma carência assistencial nessa área. Muito embora parte do atendimento oncológico fosse realizado aqui, não era suficiente para alguns casos, que precisavam ser remanejados para Belo Horizonte, Juiz de Fora e Varginha. Agora essas pessoas serão tratadas perto de casa e isso traz benefícios enormes para doentes e mesmo familiares, que podem acompanhar tudo e com conforto”, comentou o radioncologista do Instituto Oncológico, Olamir Rossini Junior, em visita às obras do complexo na última sexta-feira, 23.

Verbas
A construção do centro de tratamento dentro da Santa Casa vai demandar cerca de R$6 milhões e deverá ser finalizada em 15 de dezembro. Depois serão instalados os equipamentos definitivos para a intervenções radioterápicas. “Essa organização deve começar já no final de dezembro, mas demanda tempo. Colocar um acelerador linear aqui vai exigir uma espécie de operação de guerra garantindo que tudo dê certo. Vamos precisar estudar projetos, fechar ruas, coordenar grandes equipes, aguardar avaliação de físicos”, comentou o diretor do Centro de Tratamento Oncológico da instituição são-joanense, José Flávio Andrade.

Quanto á mão de obra especializada, a novo espaço para tratamento do câncer contará com quatro médicos especialistas vindos do Instituto Oncológico, além de equipe auxiliar com treinamento constante. “Esse não será o investimento final. Há mais a se fazer e faremos. Uma parceria dessas significa muito e tem grande potencial. Enquanto houver brechas para benefícios aos pacientes, vamos trabalhar”, garantiu Júnior.

Para consolidar ainda mais o projeto, o prédio utilizado para a quimioterapia, implantada em São João del-Rei há quase dez anos, também passa por reformas. As obras estão orçadas em cerca de R$300 mil e serão integradas ao espaço de rádio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.