Pular para o conteúdo principal

ICMS TURÍSTICO BENEFICIA 11 CIDADES DAS VERTENTES

Igreja de pedra de Coronel Xavier Chaves é um dos pontos turísticos que visitantes buscam ao chegar à cidade
O turismo é um dos grandes meios de desenvolvimento de uma cidade, mas para que ele aconteça de forma bem organizada, possibilitando uma maior permanência do turista no local, precisa de incentivos e de um plano. O ICMS Turístico é um recurso criado justamente para atender essa área. Mas para obter a verba o município deve mostrar serviço e interesse com as questões referentes ao turismo, além de estar dentro dos requisitos necessários para se habilitar ao programa.

Neste ano, a região das Vertentes tem 11 cidades contempladas com o recurso, das quais oito fazem parte da área de cobertura do Gazeta, totalizando aproximadamente R$2 milhões que serão investidos na parte turística da região. Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Dores de Campos, Resende Costa, São Tiago e Tiradentes são as cidades contempladas pelo recurso.

Projetos
Os prefeitos e secretários de alguns dos municípios deram entrevista para o Gazeta e pontuaram seus projetos para aplicação dessa verba. São muitas as ideias para o destino desse recurso, entre mudanças na infraestrutura e programações anuais, as cidades trabalham a todo vapor para fazer bom uso do benefício. Lagoa Dourada e Resende Costa são cidades que apresentaram preocupação com sua infraestrutura. O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Lagoa Dourada, Josias Cardoso dos Santos, disse que “o turismo tem que trazer também qualidade de vida para os moradores da cidade”. Daí o trabalho de revitalização das praças e a parceria com o Sebrae para a realização de cursos de apoio ao artesanato local.

Já em Resende Costa as atenções estão voltadas para a construção de uma sede para habitar a Secretaria de Turismo que está sendo criada na cidade. “Estamos trabalhando em uma estrutura para que em 2014 tenhamos uma pasta efetivada e atuante na cidade”, disse o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Luiz Cláudio dos Reis. Além disso, a cidade terá oficinas de apoio ao artesanato e investirá nas áreas de Turismo Rural e Gastronomia.

Em Tiradentes, o foco principal é tentar atrair cada vez mais turistas, elaborando novas programações em períodos de baixa temporada e distribuindo um cronograma anual para os jornalistas que estarão na cidade hoje, 19 – aniversário de Tiradentes. Tudo isso visando divulgação antecipada da agenda. O prefeito Ralph de Araújo Justino (PV) afirmou que o município irá promover o turismo local e fazer disso uma oportunidade de melhoramento cultural. “Vamos fazer uma programação de fim de ano especial em 2013. Convidamos a equipe que faz o conhecido Natal Luz em Gramado (RS) e eles aceitaram nos ajudar. A partir de março eles já virão à cidade para ensinar às pessoas a confeccionarem os bonecos e materiais para decoração. Tornaremos esse projeto social, dando oportunidade para as pessoas mais carentes aprenderem técnicas artesanais e terem mais facilidade para ingressar no mercado de trabalho”, explicou Justino.

Coronel Xavier Chaves já é veterana no ICMS Turístico. A cidade, que está recebendo o benefício pelo segundo ano consecutivo, trabalha para continuar mantendo a legislação adequada para receber o recurso. O prefeito Helder Fabio Silva (PV) afirmou que o turismo é uma área que merece todas as atenções e que o que diferencia o trabalho do município é o interesse em manter a cidade como turística. Silva disse que o trabalho para manter a cidade limpa e com uma boa infraestrutura continuará neste ano, e que o aniversário de 50 anos de Coronel Xavier Chaves não será esquecido. “Já estamos fazendo reuniões para decidir uma programação para comemorar a data”, garantiu. Além disso o prefeito afirmou que o site da cidade passará por mudanças e melhorias, para atender de forma mais eficaz a população e os turistas.

Desde 2011, em Dores de Campos, o ICMS é recebido e usado para investir na Feira de Artesanato e Indústria (Faidec), que expõe os trabalhos em couro feitos na cidade e contribui muito para o fluxo turístico e desenvolvimento do município. O prefeito do local, Antônio Américo Ramalho (DEM), afirmou que além do investimento na feira, a intenção do governo é continuar promovendo os eventos comuns na cidade, como o Carnaval, e trabalhar mais na capacitação dos membros do conselho municipal, para que o benefício não deixe de ser uma realidade no município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.