terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ICMS TURÍSTICO BENEFICIA 11 CIDADES DAS VERTENTES

Igreja de pedra de Coronel Xavier Chaves é um dos pontos turísticos que visitantes buscam ao chegar à cidade
O turismo é um dos grandes meios de desenvolvimento de uma cidade, mas para que ele aconteça de forma bem organizada, possibilitando uma maior permanência do turista no local, precisa de incentivos e de um plano. O ICMS Turístico é um recurso criado justamente para atender essa área. Mas para obter a verba o município deve mostrar serviço e interesse com as questões referentes ao turismo, além de estar dentro dos requisitos necessários para se habilitar ao programa.

Neste ano, a região das Vertentes tem 11 cidades contempladas com o recurso, das quais oito fazem parte da área de cobertura do Gazeta, totalizando aproximadamente R$2 milhões que serão investidos na parte turística da região. Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Dores de Campos, Resende Costa, São Tiago e Tiradentes são as cidades contempladas pelo recurso.

Projetos
Os prefeitos e secretários de alguns dos municípios deram entrevista para o Gazeta e pontuaram seus projetos para aplicação dessa verba. São muitas as ideias para o destino desse recurso, entre mudanças na infraestrutura e programações anuais, as cidades trabalham a todo vapor para fazer bom uso do benefício. Lagoa Dourada e Resende Costa são cidades que apresentaram preocupação com sua infraestrutura. O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Lagoa Dourada, Josias Cardoso dos Santos, disse que “o turismo tem que trazer também qualidade de vida para os moradores da cidade”. Daí o trabalho de revitalização das praças e a parceria com o Sebrae para a realização de cursos de apoio ao artesanato local.

Já em Resende Costa as atenções estão voltadas para a construção de uma sede para habitar a Secretaria de Turismo que está sendo criada na cidade. “Estamos trabalhando em uma estrutura para que em 2014 tenhamos uma pasta efetivada e atuante na cidade”, disse o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Luiz Cláudio dos Reis. Além disso, a cidade terá oficinas de apoio ao artesanato e investirá nas áreas de Turismo Rural e Gastronomia.

Em Tiradentes, o foco principal é tentar atrair cada vez mais turistas, elaborando novas programações em períodos de baixa temporada e distribuindo um cronograma anual para os jornalistas que estarão na cidade hoje, 19 – aniversário de Tiradentes. Tudo isso visando divulgação antecipada da agenda. O prefeito Ralph de Araújo Justino (PV) afirmou que o município irá promover o turismo local e fazer disso uma oportunidade de melhoramento cultural. “Vamos fazer uma programação de fim de ano especial em 2013. Convidamos a equipe que faz o conhecido Natal Luz em Gramado (RS) e eles aceitaram nos ajudar. A partir de março eles já virão à cidade para ensinar às pessoas a confeccionarem os bonecos e materiais para decoração. Tornaremos esse projeto social, dando oportunidade para as pessoas mais carentes aprenderem técnicas artesanais e terem mais facilidade para ingressar no mercado de trabalho”, explicou Justino.

Coronel Xavier Chaves já é veterana no ICMS Turístico. A cidade, que está recebendo o benefício pelo segundo ano consecutivo, trabalha para continuar mantendo a legislação adequada para receber o recurso. O prefeito Helder Fabio Silva (PV) afirmou que o turismo é uma área que merece todas as atenções e que o que diferencia o trabalho do município é o interesse em manter a cidade como turística. Silva disse que o trabalho para manter a cidade limpa e com uma boa infraestrutura continuará neste ano, e que o aniversário de 50 anos de Coronel Xavier Chaves não será esquecido. “Já estamos fazendo reuniões para decidir uma programação para comemorar a data”, garantiu. Além disso o prefeito afirmou que o site da cidade passará por mudanças e melhorias, para atender de forma mais eficaz a população e os turistas.

Desde 2011, em Dores de Campos, o ICMS é recebido e usado para investir na Feira de Artesanato e Indústria (Faidec), que expõe os trabalhos em couro feitos na cidade e contribui muito para o fluxo turístico e desenvolvimento do município. O prefeito do local, Antônio Américo Ramalho (DEM), afirmou que além do investimento na feira, a intenção do governo é continuar promovendo os eventos comuns na cidade, como o Carnaval, e trabalhar mais na capacitação dos membros do conselho municipal, para que o benefício não deixe de ser uma realidade no município.

Nenhum comentário: