Pular para o conteúdo principal

MARIA-FUMAÇA PARA DE CIRCULAR NAS VERTENTES

Trem que liga São João del-Rei e Tiradentes era uma das atrações turísticas disponíveis na região
Desde a sexta-feira, 18, são-joanenses e tiradentinos já não ouvem o apito da Maria Fumaça. Turistas que passam por ambos os municípios motivados pela agenda da 16ª Mostra de Cinema também não podem transitar pelo trecho sobre trilhos. Isso porque a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) suspendeu temporariamente a circulação do veículo, alegando necessidade de reparos na linha do trem que transporta, em média, 10 mil pessoas todos os meses.

Segundo comunicado oficial divulgado no dia 17, as chuvas que caíram na região teriam causado estragos na linha. Só em São João, onde a incidência seria de 20mm ao longo de todo o mês, o fluxo chegou a 93mm em uma única noite, na sexta-feira, 4. Como resultado, de acordo com a FCA, parte da ponte sobre o Rio Elvas acabou danificada. “Uma grande quantidade de galhos e folhagens se acumulou na estrutura metálica da ponte, provocando desvio no curso d’água. Com isso, a correnteza passou a solapar a base de pedra, o que comprometeu a estrutura da construção”, apontou a nota, que também sugere possível retorno da Maria Fumaça em 18 de março.

Como o espaço é tombado como patrimônio histórico, a Ferrovia precisou enviar ofício ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitando permissão para as intervenções.

Acidente
Não foi o único impasse envolvendo a Ferrovia Centro-Atlântica nos últimos meses. Em 28 de dezembro, um dos trens da Maria Fumaça se chocou com um carro ao se aproximar da estação em São João del-Rei. O motorista do automóvel sofreu ferimentos leves. Na época, a FCA alegou que a sinalização do local estava de acordo com as normas e que o incidente havia sido causado por desrespeito aos avisos de aproximação ou desatenção do condutor do veículo.

Preços
De acordo com o escritório da FCA em São João del-Rei, as passagens na Maria Fumaça durante o período de férias custam R$50 nos percursos de ida e volta, e R$40 para quem vai utilizar o trem apenas para chegar a Tiradentes, sem volta. Nos meses de baixa temporada a concessionária oferece descontos para moradores. A tarifa da viagem de 40 minutos em percurso de 12km chegou a ser comentada na Câmara Municipal na reunião extraordinária de quinta-feira, 17, com a participação do atual secretário municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Pedro Leão. 
 
Ao falarem sobre novos projetos de recepção para turistas, incluindo a abertura das igrejas nos fins de semana, o transporte sobre trilhos também entrou na pauta. Para os vereadores, é necessário implementar políticas de preços populares. Segundo Leão, a ideia é válida e deve ser discutida entre Prefeitura e FCA após o Carnaval. “A Maria Fumaça deve ser tratada como uma questão comum entre as duas partes. O funcionamento dela não deve ser dissociado ou voltado apenas para o turista. Os ganhos internos com a democratização do serviço também devem ser pensados. E queremos isso”, disse o secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.