Pular para o conteúdo principal

"POLÍTICA NA VEIA" DE TONINHO ANDRADA É ABORDADA EM ENTREVISTA

O prefeito Toninho Andrada foi entrevistado pelo jornalista Paulo César de Oliveira, do Blog do PCO, que abordou especialmente a sua vocação política e a competência com que exerce a vida pública. Ao publicar a conversa, PCO usou o título “Política na Veia”, dando enfoque à tradição familiar seguida por Toninho e seu gosto pelo assunto.

Leia abaixo a publicação e entrevista na íntegra:

Ele pertence a uma das mais tradicionais famílias da política brasileira. Os Andrada estão na política desde o Império, com forte presença nos grande episódios da vida nacional. Não é diferente em Minas. Há sempre um Andrada, seja no Legislativo, seja no Executivo e, justiça faça, sem sofresse com acusações de malfeitos na vida pública. Dentre os prefeitos que tomaram posse agora está um represente da família. Antônio Carlos de Andrada, o conhecido Toninho Andrada, está de volta à prefeitura de sua cidade, Barbacena. Para se eleger foi obrigado a fazer aquilo que poucas pessoas, no gozo do juízo perfeito fariam: renunciar de um dos cargos públicos mais cobiçados, de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Com uma agravante. Ele era o presidente do órgão, com direito a mais um mandato. Aqui um pouco do pensamento de Andrada.

Dos prefeitos que assumem o mandato agora o senhor apresenta uma característica única. Deixou um cargo vitalício, sonho de todo político, para voltar às urnas. Qual a razão desta decisão? Foi uma decisão pessoal ou da família Andrada?
Atuei no Tribunal de Contas por quase oito anos, e fui Corregedor e Vice-presidente da Casa antes de chegar à presidência, a qual renunciei em maio para disputar a Prefeitura de Barbacena. Os anos que passei no Tribunal representaram uma experiência extraordinária, tanto na atividade de controle das contas públicas em si como nas oportunidades de relacionamento com técnicos altamente preparados no campo acadêmico. Por outro lado, fui forjado nas lides políticas, e aos 15 anos já discursava em palanques eleitorais. Sempre acompanhei e participei com muito interesse das atividades políticas de meus familiares, e disputei várias eleições também. O Tribunal, de um lado, significava a estabilidade funcional; na política, estão as possibilidades. É questão de visão de mundo, de como servir ao público. Mas não foi uma escolha fácil, e o apoio da família foi extremamente decisivo. Recebi um chamamento das bases políticas e o endosso de meu pai, o deputado federal Bonifácio de Andrada. A política tem uma natureza envolvente e aos poucos vi despertar de forma irresistível a minha vocação política.

O senhor, pelo próprio cargo que exercia, conhece em profundidade a situação dos municípios mineiros. Tem quem diga que o prefeito tem quatro anos de mandato e vinte anos de amolação com os Tribunais de Contas. É esta mesmo a realidade? Sem uma reforma tributária é possível administrar municípios?
A gestão pública com as responsabilidades decorrentes de quem decide em última instância traz consequências nem sempre agradáveis. Vivemos num regime democrático em que todos podem opinar e contestar livremente, inclusive acionando os órgãos de controle. A transparência da coisa pública é processo irreversível e dá trabalho porque exige do gestor uma enorme gama de tarefas extras com explicações e defesas. Mas é da natureza da função pública. Daí a importância de se ter uma boa equipe e de uma competente assessoria jurídica. A questão que sufoca a capacidade gerencial dos municípios está relacionada ao desequilíbrio federativo: os municípios têm encargos cada vez maiores e executam políticas públicas estaduais e federais sem a devida contrapartida, e também não participam institucionalmente da elaboração destas políticas. Os municípios estão fora dos centros de decisões da Federação, e isso gera distorções graves. E há excesso de concentração de renda na União que detém 70% de toda a receita do país, mas o cidadão só desfruta do progresso na vida cotidiana das cidades, que estão à mingua. A equação federativa não fecha.

Pela sua proximidade com o governador, com o senador Aécio, por já ter sido prefeito e pela tradição do nome, o senhor é um dos cotados para presidir a AMM. Esta missão já lhe foi passada?
Tenho recebido muitos estímulos de diversos prefeitos das mais variadas regiões do estado, de vários setores, partidos, e parlamentares estaduais e federais para concorrer à presidência da Associação Mineira dos Municípios e estou trabalhando neste sentido. Os apoios do Governador Anastasia e do Senador Aécio Neves são imprescindíveis neste processo de resgate municipalista. O municipalismo é um ramo que me atrai, inclusive tenho trabalhos publicados nesta área. A minha experiência como ex-prefeito, ex parlamentar e ex presidente do Tribunal de Contas permite uma ampla visão sobre o tema. A discussão acerca de um pacto federativo renovado vem ganhando importância, especialmente agora que vivenciamos os apertos da crise econômica mundial. Um sistema federativo para ser viável tem que funcionar bem nos momentos de estabilidade e também nos de crise, mas não é o que está ocorrendo, ao contrário, a União sacrifica a receita dos municípios para estimular o mercado interno e não apresenta compensações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...