Pular para o conteúdo principal

PASSOS PODE TER CURSO DE MEDICINA

O deputado federal Odair Cunha (PT-MG) recebeu no gabinete regional em Varginha, o presidente do Conselho Curador da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), professor Fabio Pimenta Esper Kallas, na quinta-feira, 14/02, para conversar sobre a criação do curso de medicina em Passos.

Segundo Kallas, o projeto já foi protocolado no sistema e-MEC e aguarda aprovação do Ministério da Educação. Para o deputado Odair Cunha, a criação do curso de medicina em Passos, "Trata-se de um projeto importante para a instituição e, sem dúvida nenhuma, para nossa região. O grande desafio do Brasil é fazer um sistema de saúde, que seja público, universal e de qualidade e para isso é essencial que tenhamos mais médicos. Com este curso de medicina, a FESP vai fazer parte desse grande esforço nacional de termos mais médicos atuando em Passos e no Brasil inteiro", afirmou Odair.

Odair destacou que a parceria da Fundação com a Santa Casa de Misericórdia de Passos contribuirá para a aprovação do curso pelo MEC. "A Santa Casa de Passos já é reconhecida pelo trabalho que desenvolve a favor de Passos e de toda nossa região. Eu acredito muito no trabalho da instituição, por isso eu busco apoiar as iniciativas da Santa Casa, pois vejo seriedade e compromisso social no trabalho desenvolvido, da mesma maneira que vejo na gestão da FESP. Eu tenho certeza que essa parceria só irá ajudar na aprovação do curso lá em Brasília".

Durante a reunião, Fábio Kallas apresentou um projeto que a FESP e a Santa Casa de Misericórdia de Passos pretendem desenvolver após a aprovação do curso, a Cidade do Saber e da Saúde. O projeto consiste na criação de uma área de mais de 590 mil metros quadrados, sendo 200 mil de área construída, que abrigará os cursos de saúde da FESP desde graduação, técnicos, pós-graduação, pesquisa e extensão até o hospital-escola da Santa Casa de Misericórdia de Passos, além de restaurante/refeitório, espaços de convivência e prática esportiva leve e de terapias diversas. A Cidade do Saber e da Saúde prevê a ampliação do número de cursos de graduação e pós, da quantidade de laboratórios e postos/clínicas, além de outras áreas.

Outro projeto que conta com o apoio do deputado Odair Cunha é da criação de uma rádio educativa, o processo tramita no Ministério das Comunicações. A FESP já possui estúdio, equipamentos e colaboradores para iniciar a programação educativa. O objetivo é levar conhecimento acadêmico à comunidade. Participaram da reunião, o integrante da equipe de Relações Institucionais da FESP, Joanito da Fonseca, e a professora do departamento de Comunicação da instituição, Luciana Grilo Ricardino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho