quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PASSOS PODE TER CURSO DE MEDICINA

O deputado federal Odair Cunha (PT-MG) recebeu no gabinete regional em Varginha, o presidente do Conselho Curador da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), professor Fabio Pimenta Esper Kallas, na quinta-feira, 14/02, para conversar sobre a criação do curso de medicina em Passos.

Segundo Kallas, o projeto já foi protocolado no sistema e-MEC e aguarda aprovação do Ministério da Educação. Para o deputado Odair Cunha, a criação do curso de medicina em Passos, "Trata-se de um projeto importante para a instituição e, sem dúvida nenhuma, para nossa região. O grande desafio do Brasil é fazer um sistema de saúde, que seja público, universal e de qualidade e para isso é essencial que tenhamos mais médicos. Com este curso de medicina, a FESP vai fazer parte desse grande esforço nacional de termos mais médicos atuando em Passos e no Brasil inteiro", afirmou Odair.

Odair destacou que a parceria da Fundação com a Santa Casa de Misericórdia de Passos contribuirá para a aprovação do curso pelo MEC. "A Santa Casa de Passos já é reconhecida pelo trabalho que desenvolve a favor de Passos e de toda nossa região. Eu acredito muito no trabalho da instituição, por isso eu busco apoiar as iniciativas da Santa Casa, pois vejo seriedade e compromisso social no trabalho desenvolvido, da mesma maneira que vejo na gestão da FESP. Eu tenho certeza que essa parceria só irá ajudar na aprovação do curso lá em Brasília".

Durante a reunião, Fábio Kallas apresentou um projeto que a FESP e a Santa Casa de Misericórdia de Passos pretendem desenvolver após a aprovação do curso, a Cidade do Saber e da Saúde. O projeto consiste na criação de uma área de mais de 590 mil metros quadrados, sendo 200 mil de área construída, que abrigará os cursos de saúde da FESP desde graduação, técnicos, pós-graduação, pesquisa e extensão até o hospital-escola da Santa Casa de Misericórdia de Passos, além de restaurante/refeitório, espaços de convivência e prática esportiva leve e de terapias diversas. A Cidade do Saber e da Saúde prevê a ampliação do número de cursos de graduação e pós, da quantidade de laboratórios e postos/clínicas, além de outras áreas.

Outro projeto que conta com o apoio do deputado Odair Cunha é da criação de uma rádio educativa, o processo tramita no Ministério das Comunicações. A FESP já possui estúdio, equipamentos e colaboradores para iniciar a programação educativa. O objetivo é levar conhecimento acadêmico à comunidade. Participaram da reunião, o integrante da equipe de Relações Institucionais da FESP, Joanito da Fonseca, e a professora do departamento de Comunicação da instituição, Luciana Grilo Ricardino.

Nenhum comentário: