Pular para o conteúdo principal

CRIVELLA VISITA POLO PESQUEIRO DA BARRAGEM DE TRÊS MARIAS

O ministro Marcelo Crivella (PRB-RJ), da Pesca e Aquicultura, conheceu na manhã de segunda-feira, 11, na região central de Minas Gerais, no Alto São Francisco, um dos principais polos de piscicultura do estado, que já produz 2 mil toneladas de pescado por ano, sobretudo tilápia, em 1,7 mil tanques-rede (gaiolas) em braços do reservatório de Três Marias.

O pólo congrega empresas e entidades de toda a cadeia do pescado e por isso é considerado um Arranjo Produtivo Local (APL) pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)– e pelo MPA, que têm trabalhado em parceria para fortalecer o arranjo.

Após uma curta passagem por Três Marias, onde foi recepcionado pelo prefeito Vicente Rezende, o ministro Crivella se dirigiu em comitiva até a cidade de Morada Nova de Minas, a 280 Km de Belo Horizonte, que é conhecida tanto pela sua produção pesqueira como por ter gás para exploração em escala comercial.

Acompanhado de José Augusto de Carvalho, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, de Adilmar Rodrigues, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, e do prefeito de Morada Nova de Minas, Walter Francisco Moura, entre outras autoridades, o ministro Marcelo Crivella visitou uma unidade de produção de alevinos de tilápia (MultiFish), que se prepara para produzir 3 milhões de alevinos por mês, e a Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco (Coopeixe) -,que administra uma Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), com capacidade de processar duas toneladas de pescado por dia. Na prefeitura de Morada Nova de Minas, Marcelo Crivella se comprometeu com Walter Moura a disponibilizar ao município um caminhão frigorífico, um caminhão para transporte de peixe vivo e ainda uma fábrica para produção de farinha de peixe.

Quase toda a produção do polo de piscicultura, que mobiliza 200 produtores familiares, é comercializada no Estado, inclusive para atender a demanda de escolas públicas da região. Além de Três Marias e Morada Nova de Minas integram o polo pesqueiro os municípios de Felixlândia, Paineiras, Abaeté, São Gonçalo do Abaeté e Pompéu.

A produção de pescado regional deve ser ampliada fortemente nos próximos anos. O MPA implanta cinco parques aquícolas no reservatório de Três Marias, com estimativa de produção de 55 mil toneladas de pescado por ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...