Pular para o conteúdo principal

CRIVELLA VISITA POLO PESQUEIRO DA BARRAGEM DE TRÊS MARIAS

O ministro Marcelo Crivella (PRB-RJ), da Pesca e Aquicultura, conheceu na manhã de segunda-feira, 11, na região central de Minas Gerais, no Alto São Francisco, um dos principais polos de piscicultura do estado, que já produz 2 mil toneladas de pescado por ano, sobretudo tilápia, em 1,7 mil tanques-rede (gaiolas) em braços do reservatório de Três Marias.

O pólo congrega empresas e entidades de toda a cadeia do pescado e por isso é considerado um Arranjo Produtivo Local (APL) pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)– e pelo MPA, que têm trabalhado em parceria para fortalecer o arranjo.

Após uma curta passagem por Três Marias, onde foi recepcionado pelo prefeito Vicente Rezende, o ministro Crivella se dirigiu em comitiva até a cidade de Morada Nova de Minas, a 280 Km de Belo Horizonte, que é conhecida tanto pela sua produção pesqueira como por ter gás para exploração em escala comercial.

Acompanhado de José Augusto de Carvalho, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, de Adilmar Rodrigues, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, e do prefeito de Morada Nova de Minas, Walter Francisco Moura, entre outras autoridades, o ministro Marcelo Crivella visitou uma unidade de produção de alevinos de tilápia (MultiFish), que se prepara para produzir 3 milhões de alevinos por mês, e a Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco (Coopeixe) -,que administra uma Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), com capacidade de processar duas toneladas de pescado por dia. Na prefeitura de Morada Nova de Minas, Marcelo Crivella se comprometeu com Walter Moura a disponibilizar ao município um caminhão frigorífico, um caminhão para transporte de peixe vivo e ainda uma fábrica para produção de farinha de peixe.

Quase toda a produção do polo de piscicultura, que mobiliza 200 produtores familiares, é comercializada no Estado, inclusive para atender a demanda de escolas públicas da região. Além de Três Marias e Morada Nova de Minas integram o polo pesqueiro os municípios de Felixlândia, Paineiras, Abaeté, São Gonçalo do Abaeté e Pompéu.

A produção de pescado regional deve ser ampliada fortemente nos próximos anos. O MPA implanta cinco parques aquícolas no reservatório de Três Marias, com estimativa de produção de 55 mil toneladas de pescado por ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...