Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE UAITEC TERÁ POLO EM LAVRAS

O governador Antonio Anastasia preside, nesta segunda-feira, 18, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, a solenidade de lançamento da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O objetivo da iniciativa é ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão, por meio do ensino à distância gratuito. 

A previsão é de que, até o final de 2013, cerca de 120 polos sejam inaugurados, sendo que 84 deles são Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) já em funcionamento, que serão convertidos em Uaitec, ampliando o acesso à educação superior gratuita e de qualidade. Cada unidade conta com duas salas de educação à distância (com avançado sistema de videoconferência), padronizadas para atender 25 alunos cada uma. Serão instalados ainda 50 laboratórios virtuais em 10 computadores e bibliotecas virtuais em outros quatro. 

Na ocasião, o governador assina documento de criação do Programa Idiomas para a Cidadania e autoriza a implantação de 120 unidades da Uaitec. As universidades federais de Alfenas (Unifal) e Viçosa (UFV) também assinam termo de adesão à iniciativa. 

Idiomas para a Cidadania
Os primeiros cursos ofertados são de idiomas (inglês, português, francês e espanhol) nos níveis básico, pré-intermediário, intermediário e avançado, e terão início neste mês, em parceria com as universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de São Paulo (USP) e o Instituto Cervantes. 

Serão oferecidas 30 mil vagas, numa ação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), para facilitar a internacionalização do Estado e habilitar os mineiros a pleitear atividades melhor remuneradas de acordo com a exigência do mercado. 

A inscrição é gratuita, aberta a alunos do ensino médio/técnico e universitários, sendo feita pelo site (www.uaitec.mg.gov.br). Cada unidade terá 300 vagas, sendo 12,5% das vagas para pretos e pardos egressos da rede pública e 12,5% por alunos de escola pública, que contam com o Programa Ciência e Tecnologia na escola. 

No curso de inglês intermediário está sendo criada uma plataforma avançada para facilitar também o ingresso de estudantes no programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal, com a oferta de mais 2 mil vagas.

Laboratórios virtuais
Nos chamados laboratórios virtuais, os alunos poderão vivenciar de forma prática o conteúdo aprendido em aula. A ideia é inserir Ciência e Tecnologia na educação e, posteriormente, compartilhar este material com a rede de ensino público de Minas Gerais.

Contemplando oito áreas de formação (matemática, informática, bioquímica, arquitetura, física, letras, química e biologia) esses laboratórios são ambientes eletrônicos para experimentação à distância, que visam produzir resultados usando informações obtidas por meio das tecnologias de comunicação. 

Eles incluem jogos educativos, simuladores de laboratórios e vídeos informativos. Um dicionário de libras será ofertado dentro da área de letras, incluindo verbetes típicos de Minas Gerais. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...