quinta-feira, 7 de março de 2013

SECRETÁRIO DANILO DE CASTRO COMEMORA INVESTIMENTO INTERNACIONAL EM EMPRESA MINEIRA

O secretário de Governo, Danilo de Castro, recebeu em audiência representantes do Equity Trust Financial Group e do Brazilian Investment Group, os norte-americanos Larry Hawkins e Tim Psomiadis, o investidor colombiano da Incersiones Parana del Llano, Joaquin Varon, o sócio-gerente da Patsos Biotecnologia e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Joaquin Patarroyo e a representante da Mushi Comunicação, Angélica Patarroyo, acompanhados pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Sectes), Vicente José Gamarano.

O encontro foi marcado pelo anúncio de investimento na ordem de R$ 9 milhões na empresa Patsos Biotecnologia, instalada no Parque Tecnológico em Viçosa. O capital estrangeiro investido será aplicado para construção da planta industrial, que inclui um laboratório de pesquisa de desenvolvimento de novos produtos e um laboratório de análises e controle de qualidade de novos produtos, bem como para aquisição de equipamentos.

A Patsos desenvolve tecnologia voltada para a saúde animal, oferecendo ao mercado veterinário, serviços e produtos inovadores, como os kits de diagnósticos de doenças e as vacinas para bovinos. O principal produto criado e comercializado é uma vacina contra carrapatos.

O professor Joaquin Patarroyo afirmou que o produto é totalmente inovador, explicando seus benefícios: “nós procuramos diminuir os prejuízos causados pelos carrapatos bovinos, pois segundo estudo do professor Laerte Grisi da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a perda financeira provocada à bovinocultura brasileira foi em torno de US$ 2 bilhões em 2012. Além de diminuir a perda de capital, outra vantagem é que a vacina não polui o meio ambiente e não causa dano à saúde humana, ou seja, não contamina a carne nem o leite, por exemplo”.

Dessa forma, o interesse dos investidores estrangeiros é consequência do notável valor econômico e comercial da tecnologia desenvolvida. No mais, o novo empreendimento proporcionará a melhoria da receita do município e a geração de aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos em torno do negócio.

O secretário Danilo de Castro comemorou a chegada dos investimentos, destacando que “empresas de alta tecnologia, como essa, contribuem para a diversificação da economia mineira. Ao agregar conhecimento e tecnologia aos produtos propicia-se mais riqueza e desenvolvimento para o Estado”.

Além de contar com o apoio técnico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Sectes), a Patsos também firmou convênio com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o que garantiu outros recursos financeiros para o empreendimento.

Nenhum comentário: