Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DANILO DE CASTRO COMEMORA INVESTIMENTO INTERNACIONAL EM EMPRESA MINEIRA

O secretário de Governo, Danilo de Castro, recebeu em audiência representantes do Equity Trust Financial Group e do Brazilian Investment Group, os norte-americanos Larry Hawkins e Tim Psomiadis, o investidor colombiano da Incersiones Parana del Llano, Joaquin Varon, o sócio-gerente da Patsos Biotecnologia e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Joaquin Patarroyo e a representante da Mushi Comunicação, Angélica Patarroyo, acompanhados pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Sectes), Vicente José Gamarano.

O encontro foi marcado pelo anúncio de investimento na ordem de R$ 9 milhões na empresa Patsos Biotecnologia, instalada no Parque Tecnológico em Viçosa. O capital estrangeiro investido será aplicado para construção da planta industrial, que inclui um laboratório de pesquisa de desenvolvimento de novos produtos e um laboratório de análises e controle de qualidade de novos produtos, bem como para aquisição de equipamentos.

A Patsos desenvolve tecnologia voltada para a saúde animal, oferecendo ao mercado veterinário, serviços e produtos inovadores, como os kits de diagnósticos de doenças e as vacinas para bovinos. O principal produto criado e comercializado é uma vacina contra carrapatos.

O professor Joaquin Patarroyo afirmou que o produto é totalmente inovador, explicando seus benefícios: “nós procuramos diminuir os prejuízos causados pelos carrapatos bovinos, pois segundo estudo do professor Laerte Grisi da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a perda financeira provocada à bovinocultura brasileira foi em torno de US$ 2 bilhões em 2012. Além de diminuir a perda de capital, outra vantagem é que a vacina não polui o meio ambiente e não causa dano à saúde humana, ou seja, não contamina a carne nem o leite, por exemplo”.

Dessa forma, o interesse dos investidores estrangeiros é consequência do notável valor econômico e comercial da tecnologia desenvolvida. No mais, o novo empreendimento proporcionará a melhoria da receita do município e a geração de aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos em torno do negócio.

O secretário Danilo de Castro comemorou a chegada dos investimentos, destacando que “empresas de alta tecnologia, como essa, contribuem para a diversificação da economia mineira. Ao agregar conhecimento e tecnologia aos produtos propicia-se mais riqueza e desenvolvimento para o Estado”.

Além de contar com o apoio técnico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Sectes), a Patsos também firmou convênio com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o que garantiu outros recursos financeiros para o empreendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/