O prefeito Ataíde Vilela (PSDB) assinou em Belo Horizonte, um convênio com o governo de Minas Gerais para reduzir e prevenir a criminalidade em Passos, através do sistema de videomonitoramento Olho Vivo. O acordo prevê a instalação de 16 câmeras de vídeo em áreas de alta incidência de crimes na cidade nas primeiras semanas de agosto.
Ataíde foi convidado para a cerimônia, que foi realizada no gabinete do governador Antonio Anastasia, nesta quinta-feira, na sede do governo. Passos foi incluído no programa depois que o prefeito fez a solicitação na Secretaria de Defesa Social do governo diretamente ao secretário Rômulo de Carvalho Ferraz, com o qual se encontrou em diversas oportunidades. O Olho Vivo foi implantado inicialmente em Belo Horizonte, em 2004, e depois foi levado para outras regiões. Através das câmeras, as ruas e avenidas das áreas com maior índice de crimes serão monitoradas 24 horas por dia.
Nas cidades onde o sistema está funcionando, a tecnologia contribuiu para uma queda de 30 a 40% na criminalidade. Segundo Ataíde Vilela, o Olho Vivo em Passos vai fazer parte de um aparato de segurança pública, com participação do Município e das polícias militar e civil, para que a população volte a se sentir segura.
De acordo com o prefeito, o convênio com o governo estabelece a entrega na Prefeitura de 16 câmeras de vídeo e, em contrapartida, o Município arca com os custos do sistema, com pessoal treinado e as demais despesas (aluguel, água, energia elétrica e telefone), a um custo anual estimado em R$ 150 mil.
“Agora nós vamos elaborar o projeto e dar todo o apoio que for preciso”, disse Ataíde, acrescentando que o próximo passo é incluir a cidade no programa “Fica Vivo”, para melhorar a qualidade de vida da população. Com o Fica Vivo, o prefeito irá trazer para Passos oficinas de esporte, arte e cultura para jovens de 12 a 24 anos de idade que estão em situação de risco social. Segundo a Secretaria de Defesa Social, desde sua criação em 2003, o Fica Vivo contribuiu para a queda de 50% dos índices de homicídio nas regiões onde foi implantado.
“A gente se sente com o dever cumprido, porque na campanha eleitoral esse assunto da segurança pública foi discutido exaustivamente nos debates, nos jornais e rádio. Então, se eu assumo um compromisso, eu corro atrás, eu vou à luta para cumprir”, disse o prefeito, que criou uma assessoria, com status de secretaria, para atuar na área de segurança, por meio de um trabalho preventivo em colaboração com a polícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário