Pular para o conteúdo principal

EsSA COMEMORA SEMANA DO EXÉRCITO






Primeira Batalha dos Montes Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648 em Pernambuco/PE, marcou o início de um Exército genuinamente brasileiro. Naquela Batalha, brancos, negros e índios, com clara demonstração de patriotismo e bravura, uniram-se para expulsar a tentativa de invasão holandesa contra o território nacional.

O lema: "Exército Brasileiro: Braço Forte - Mão Amiga", sintetiza as missões constitucionais da instituição. O Braço Forte que garante a soberania, a integridade, a lei e a ordem; e a Mão Amiga que apóia o desenvolvimento sustentável da nação e amparo nos momentos difíceis.

Em Três Corações, no Sul de Minas, o Exército faz-se representar pela Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e pela 13ª Circunscrição do Serviço Militar (13ª CSM). A EsSA tem como missão formar o Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

Em referência a esse fato histórico, durante o mês de abril, a Escola de Sargentos das Armas organizou diversas atividades alusiva à data:

1) 13 de abril (sábado): Prova Hípica
Prova Hípica realizada nas instalações da Seção de Equitação da EsSA. Aberta pelo Exmo Sr Gen Luiz Carlos Pereira Gomes, Cmt da EsSA, que realizou o 1º percurso do dia, (0,40m), montando Autentica do Rincão e contou com a participação dos militares, dependentes e civis.

2) 14 de abril (domingo): Corrida Guararapes, com a largada às 09:00h
Tradicional corrida de 9 km realizada nas ruas e avenidas de Três Corações. A participação para o corrente ano foi de 1.100 atletas, entre militares e civis da região do Sul de Minas e de outros Estados.

3) 15 de abril (segunda-feira): 1º Concurso Literário
1º Concurso Literário 2013 da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), que contou com a participação dos estudantes da Rede do Ensino Público e Particular (Ensino Fundamental - 6º ao 9º Ano e Ensino Médio) da cidade de Três Corações, de militares da 13ª Circunscrição do Serviço Militar e desta Escola.

O tema do concurso foi "Exército Brasileiro em Ação. Salto para o Futuro", sendo realizado a cerimônia de premiação aos militares, civis e escolas ganhadoras.

4) 16 a 18 de abril (3ª a 5ª feira): Visitação de escolares
Abertura dos Portões da EsSA para visitação de Escolares da Rede de Ensino regional, durante a qual foram realizadas exposições de Produtos de Defesa, demonstrações de emprego de cães-de-guerra e exibição de filmes institucionais sobre a Força Terrestre e contou com a presença de aproximadamente 950 escolares.

5) 17 de abril (4ª feira): Culto ecumênico
Participação dos militares da Escola, civis e familiares.

6) 18 de abril (5ª feira): Apresentação da Banda de Música
Realizada no auditório Cel Catunda, na EsSA, o evento musical contou com a participação do Cmt EsSA, militares da ativa e reserva, e convidados.

7) 19 de abril (6ª feira): Solenidade Militar às 09:00h
Formatura Geral, solenidade oficial que contou com a presença do general-de-Exército Jarbas Bueno da Costa, ex-integrante do Alto Comando do Exército,  ex-aluno e ex-comandante da EsSA;  general-de-Brigada José Amaral Caldeira, presidente da Associação de Militares da Reserva (ASMIR); Cosme Ferreira do Nascimento, vice-prefeito de Três Corações; Marcelo Junqueira Pereira, reitor da Universidade Vale do Rio Verde (UninCOR); coronel José Henrique Fernandes de Souza Ramos, chefe da 13ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM); tenente-coronel Bombeiro Militar Ernandes Brandão David, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Varginha; major PM Leander Tostes de Castro Souza, comandante da 16ª Companhia de Polícia Militar de Três Corações; tenente Nascime Bacha, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial; tenente Bombeiro Militar Ricardo Augusto Pereira da Cunha, comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Três Corações; Marcondes da Costa, delegado da Polícia Civil de Três Corações, e demais autoridades militares, civis, eclesiásticas e familiares.

Em momento solene o comandate da EsSA recebeu das mãos do general Jarbas, o Bastão de Comando que fará parte do acervo histórico do Espaço Cultural deste Estabelecimento de Ensino, seguindo-se da entrega do Diploma de Colaborador Emérito do Exército ao coronel Capelão Monsenhor José Maria Araújo, antigo Capelão da Escola, de medalhas a Oficiais e Praças da EsSA, medalha de Tempo de serviço (10, 20 e 30 anos), medalha de Corpo de Tropa, medalha Marechal Trompowsky, medalha de Serviço Amazônico, medalha de Praça mais Distinta e o Distintivo da Reserva Ativa para militares da Reserva do EB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...