Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE RECEBE DOROTHEA WERNECK

Sede de alguns dos maiores investimentos anunciados no setor produtivo brasileiro, Pouso Alegre recebe atenção especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A titular da pasta, Dorothea Werneck, visita a cidade desde o final da manhã desta quarta-feira, 3. Recepcionada pelo prefeito Agnaldo Perugini (PT), ela se reúne com executivos e visitou algumas das principais empresas do município.

Primeira mulher a ocupar o Ministério do Trabalho, em 1989, Dorothea assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em 2011 com a missão de diversificar a economia mineira, tornando o estado menos dependente do minério. Destino de um sem-números de empresas de segmentos diversos como tecnologia, metalurgia, alimentício, farmacêutico e têxtil, o Sul de Minas é um dos pontos chaves da atuação da secretária.

‘O vigor industrial de Pouso Alegre e o pólo eletrônico encabeçado por Santa Rita do Sapucaí e Itajubá fazem da nossa microrregião um dos setores mais importantes para o desenvolvimento econômico do estado. Por isso, a atenção da secretária”, observa o prefeito Agnaldo Perugini. O prefeito revela que tratará com Dorothea da escassez de áreas no município para serem doadas para novas empresas. “Estamos trabalhando pela viabilização da construção de um novo distrito industrial. A ajuda do governo do estado seria bem-vinda”, diz.

Agenda 
Dorothea Werneck chegou a Pouso Alegre no final da manhã desta e almoça com empresários, em seguida faz uma série de visitas ao setor industrial. O tour começa às 14h no canteiro de obras da empresa chinesa de máquinas pesadas, a XCMG.
 
Todos passam por Minas 
Dorothea vê na localização geográfica de Minas e no desenvolvimento econômico do norte a chave para diversificar a economia mineira. “Temos a segunda maior rede ferroviária e a maior malha rodoviária. O fato de o Brasil estar crescendo na direção do Norte, Nordeste e Centro-Oeste tornou Minas um ponto obrigatório para empresas do Sul e de São Paulo”, explanou em entrevista à revista Istoé Dinheiro.
Aproveitando-se de exatamente de sua localização – a meio caminho dos três grandes centros consumidores do país – e de um bem aplicado trabalho de atração de investimentos, Pouso Alegre contribui em boa medida para que Dorothea chegasse ao seu terceiro ano à frente da pasta com números generosos. A política de atração de investimentos da Prefeitura é apontada como uma das grandes inovações da gestão Perugini, que inicia seu segundo mandato. Desde que ela foi implantada, em 2010, os investidores passaram a ver a cidade como uma verdadeira Meca. A peregrinação renderá até o final de 2013 cerca de R$ 1,384 bilhão em investimentos no parque industrial da cidade.

Indústria de embalagem, farmacêuticas, grandes redes hoteleiras, confecções, rede hoteleira, montadoras, centros de distribuição de produtos, centros logísticos e um shopping Center. A diversidade dos ramos de atuação industrial e comercial não deixa dúvidas do vigor econômico do município. O trabalho que começou em 2010 pôs em curso uma revolução que começaria a se revelar no ano seguinte, quando a indústria assumiu o posto de maior geradora de empregos. Em 2011, o setor registrou um crescimento de 79% na geração de vagas.

Mas apesar de portentosos, os números continuam sendo superados mês a mês. Em janeiro deste ano, o setor registrou um avanço de 22% na comparação com o mesmo período de 2012. Iniciou 2013 gerando 335 vagas contra274 no último ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...