Pular para o conteúdo principal

SÃO JOÃO TEM 49 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

Agentes da Dengue fizeram, na última semana, uma força tarefa nos bairros com maior índice de infestação da doença
Ainda não se trata de uma epidemia, mas São João del-Rei está em estado de alerta em relação à Dengue. Até a tarde da última segunda-feira, 22, 49 casos da doença já haviam sido confirmados no município e 191 pessoas estavam sob suspeita de contaminação pelo Aedes aegypti. Sete dias antes, a cidade contava com 35 diagnósticos oficiais. Isso quer dizer que pelo menos 240 pessoas procuraram postos de atendimento e núcleos de emergência na cidade apresentando sintomas da doença desde o início do mês.

As pesquisas da Secretaria Municipal de Saúde também apontam que Alto das Mercês, Senhor dos Montes e Tijuco são as localidades com maior incidência, somando 20 pessoas acometidas pela Dengue. Os bairros foram os primeiros a receberem a ajuda da força tarefa municipal em ações especiais realizadas no último final de semana.

O quadro atual não chega a ser novidade e já dava sinais de que se consolidaria desde o início do ano. Em janeiro, depois de ter sido realizado o primeiro Levantamentos de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) em São João, o município foi classificado, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, como em “alto risco de transmissão”. Na época, a porcentagem de infestação pelo mosquito na cidade alcançava 4%, quatro vezes mais do que o considerado ideal (0,9%). Na segunda quinzena de março, novo mapeamento reafirmou os primeiros dados.

Estatísticas
Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Jean Vilela, foram encontrados 113 focos do mosquito transmissor da Dengue em território urbano. E um ponto chamou a atenção: desse número, 99% das incidências foram registradas em imóveis habitados. Isto é, residências e estabelecimentos comerciais com presença constante de pessoas. “Encontramos focos inclusive em embalagens de salgadinhos jogados no quintal. Com as chuvas de Verão, qualquer espaço, por menor que seja, é capaz de acumular água e se transformar em criadouro. Um deslize com o lixo domiciliar e mosquitos podem sair voando dali”, alertou.

Ainda de acordo com ele,  agora não há motivos para pânico. Mas toda atenção é pouca na cidade não só pelos números levantados no início desta semana, mas pelo fato de que o alerta quanto à doença já foi dado em todo o território mineiro. No último balanço da Secretaria de Estado de Saúde, o número de mortos pela doença em MG chegava a 41 em 12 de abril. Realidade que ainda não se aproxima de São João del-Rei. Por enquanto. “A última epidemia na cidade aconteceu em 2002, quando foram registrados 500 casos de Dengue na cidade. De lá para cá já chegamos ao ponto de atenção, mas nunca ultrapassamos esse limite. Também não aconteceram mortes e vamos trabalhar para que as vidas continuem sendo preservadas”, garantiu Vilela.

Combate
Para evitar novos casos e atender pacientes comprovados ou com sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma frente de combate que inclui, além das ações em campo, campanhas de conscientização. O mutirão já passou por Alto das Mercês, Tijuco, Senhor do Montes e Bela Vista. Nesta segunda-feira, 29, o grupo seguirá para Barro Preto com agentes de endemias visitando residências, funcionários da Secretaria de Saúde ministrando palestras em uma tenda e caminhão de lixo circulando para coleta de detritos.

Quanto às atividades de rotina, 74 homens do setor de Endemias foram escalados para percorrer residências de todo o município alertando sobre cenários de risco, auxiliando na colocação de tampas nas caixas d’água e indicando procedimentos de limpeza. São eles, também, quem administram a utilização do fumacê portátil adotado pela secretaria. “Por ser menor, ele permite que os agentes entrem em espaços pequenos e apertados para aplicarem a substância. Além disso, o fumacê mata inclusive os mosquitos adultos, já voando. São eles os reais transmissores da doença”, explicou o responsável pelas estratégias de controle. Outras informações podem ser obtidas no telefone (0**32) 3379-1565.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho