Pular para o conteúdo principal

TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO DE COMBATE À DENGUE



Na manhã da última quarta-feira, 10, a Polícia Militar (PM) reuniu, na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar em Pouso Alegre, no Sul de Minas, 88 policiais de 37 municípios da região em um treinamento de capacitação de combate à dengue. Com uma palestra e vídeos, os policiais aprenderam mais sobre o mosquito Aedes Aegypti, as formas de transmissão e os tipos de dengue.

A ação faz parte de uma estratégia do Secretaria Estadual de Saúde para que a Polícia Militar seja multiplicadora das ações contra a doença e ajude na conscientização dos moradores. “Essa é a primeira etapa realmente capacitar e tornar nosso militar mais um vigilante treinado e qualificado para atuar na prevenção, conscientizar e mobilizar a sociedade, que é o objetivo da campanha em todo estado", afirmou o tenente coronel Silvano Pereira da Silva, comandante do 20 BPM.

Para motivar os participantes, o tenente Alair Gargary, que em março participou de um treinamento da Secretaria Estadual de Saúde sobre o tema em Belo Horizonte com outros 600 policiais do estado, exibiu, no início da palestra, um vídeo com o conhecido discurso de Martin Luther King Jr(*1929 +1968), ativista político estadunidense. "Vocês podem estar se perguntando o que esse vídeo tem a ver com a campanha contra a dengue, mas vejam como esse ativista mobilizava pessoas. É disso o que precisamos na luta contra a dengue, união de esforços. Em um dos trechos, esse homem que foi líder do movimento contra o racismo fala que as dificuldades de hoje amanhã serão superadas", ressaltou o tenente.

A intenção é que cada comandante de PM dos municípios crie núcleos de mobilização contra a dengue juntamente com prefeituras e comunidade. Os policiais também receberam folhetos, cartazes e adesivos da campanha contra a dengue para serem distribuídos nas cidades.

Continuidade
A próxima etapa da mobilização será feita na quarta-feira desta semana, 16, quando médicos e profissionais de saúde que trabalham nos Programas de Saúde da família de Pouso Alegre e região receberão, na sede do 20 Batalhão de Polícia Militar, instruções de um médico infectologista sobre manejo e tratamento da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde também planeja, caso haja necessidade, usar a estrutura de saúde da PM, além de médicos e enfermeiros oficiais, nas cidades do estado onde houver surtos da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...