Pular para o conteúdo principal

UNIFEI DESENVOLVE A PRIMEIRA TORRE ANEMOMÉTRICA BASCULANTE DO BRASIL

Torre Anemométrica desenvolvida pela Unifei
O Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) testou com sucesso a primeira torre anemométrica basculante do Brasil. O projeto “Aproveitamento Eólico em Sistemas Aquáticos”, coordenado pelo professor Arcilan Assireu é financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

As torres anemométricas, que medem a intensidade e a velocidade dos ventos, são muito usadas na meteorologia e na geração de energia elétrica. A torre desenvolvida na Unifei foi inspirada em uma outra produzida na Universidade de Daleware, nos Estados Unidos, cujas descrições foram trazidas ao Brasil pelo professor Felipe Pimenta, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O projeto brasileiro apresenta inúmeras vantagens com relação às torres convencionais, como menor custo e facilidade de logística, pois são modulares, mais leves e totalmente montadas no local. Outro benefício do protótipo é que, durante a manutenção dos sensores e equipamentos inseridos no topo, o operador não precisa subir na estrutura, esta é trazida ao solo por meio de um redutor portátil.

A torre desenvolvida na Unifei está em processo de galvanização e posteriormente receberá o sistema de aterramento contra raios. O equipamento receberá ainda, medidores de vento sônicos em 2D e 3D, permitindo que os dados sejam transmitidos quase em tempo real.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.