Pular para o conteúdo principal

DIA DO DESAFIO

A Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, pela primeira vez participará do Dia do Desafio. O evento, que é uma realização do SESC, foi criado no Canadá, sendo difundido no mundo inteiro pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Segundo o secretário Alan Carlos da Silva, o evento tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, visando o bem estar e a saúde. O Dia do Desafio é coordenado pelo SESC desde 2000 e envolve parcerias com o poder público, sociedade civil, entidades classistas e empresas, entre outros.

No Dia do Desafio, que acontecerá em 29 de maio, Uberaba competirá com Macapá, conforme sorteio realizado esta semana. Neste dia, todas as atividades físicas que ocorrerem nas escolas, academias particulares, academias ao ar livre, e outros, serão contabilizados e registrados. Ao final do dia, por volta das 21h o resultado é anunciado e a cidade que conseguiu o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes é declarada vencedora.

Lembrando que o foco do evento é a mobilização popular para a atividade física, o secretário lembra que a pasta promoverá reuniões com as entidades educacionais, academias e empresas e outras entidades, visando à participação das mesmas, no intuito de sensibilizar as pessoas para praticarem, pelo menos, 15 minutos de exercício no Dia do Desafio. “A competição é importante, mas o principal objetivo é que as pessoas percebam a importância do exercício físico, de se movimentar”, disse Alan.

Atividades – De acordo com a programação, poderão ser registradas as seguintes atividades: Caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, tênis, exercícios em empresas, gincanas, jogos e brincadeiras de movimento, aulas de dança, atividades aquáticas, práticas corporais (yoga, pilates, tai chi chuan, Lian gong, entre outros) e artes marciais.

Registro – De acordo com o Alan, nos próximos dias a equipe de smel divulgará como será feito o registro das atividades por Uberaba, que podem ocorrer de várias formas, como e-mail, telefone 0800 ou por outros contatos da prefeitura. Cada cidade adota um sistema de anotação de resultados. O resultado final do desafio será divulgado pela prefeitura e também no site do Dia do Desafio – diadodesafio.com.br. Em 2012 participaram os seguintes países do continente americano: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Adversário – A cidade de Uberaba competirá com Macapá que, segundo dados do IBGE, tem população de 415.554 habitantes, sendo a 53ª cidade mais populosa do Brasil e a 5ª cidade mais populosa do norte.

História do Dia do Desafio - Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...