Pular para o conteúdo principal

PRESÍDIO DE PASSOS PROMOVE CURSO DE COSTURA INDUSTRIAL

Oito detentas do Presídio de Passos, no Sudoeste de Minas, estão sendo capacitadas em um curso profissionalizante de costura industrial. Até o final do semestre, elas aprenderão a confeccionar roupas e poderão atender à demanda de mão de obra existente no município. As aulas são ministradas por duas presas que já foram qualificadas por meio de uma parceria da unidade com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções, Calçados e Estamparias de Passos e Região (STICCEP).  

O curso foi iniciado no último dia 22 e acontece no salão de costura da unidade prisional, inaugurado nessa mesma data.  Segurança no trabalho, relações interpessoais e empreendedorismo foram alguns dos temas já tratados durante a capacitação. Integrando prática e teoria, as aulas totalizam uma carga horária de 240 horas/aula. Toda a produção de roupas será doada para filhos dos detentos da unidade.
O diretor geral do presídio, José Vicente de Souza, afirma que, como a cidade de Passos é considerada polo regional da moda e falta mão de obra especializada, a iniciativa é um grande passo. “Essa é mais uma conquista da unidade, pois pretendemos incentivar  as detentas  a se profissionalizarem e aproveitarem as oportunidades”, ressaltou. 

Para a diretora de atendimento e ressocialização da unidade, Nágila Medeiros Couto, o projeto vai preparar as detentas para a reinserção na sociedade. “A ideia é ensinar habilidades profissionais com técnicas adequadas de costura para que as presas, ao terminarem de cumprir a pena, tenham a possibilidade de entrar no mercado formal de trabalho de forma digna e promissora”. A coordenadora do núcleo de ensino e profissionalização do presídio, Kátia Pereira, completa: “Essa é mais uma conquista para a unidade, que sempre tem ampliado as atividades de ressocialização”. 

Estudo e trabalho no sistema prisional
Atualmente, cerca de 12 mil detentos trabalham e 6 mil estudam enquanto cumprem pena em Minas Gerais. Nas 131 unidades prisionais da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), funcionam 447 frentes de trabalho e 67 escolas. Só no Presídio de Passos, são 19 presos trabalhando e 30 estudando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.