Pular para o conteúdo principal

A DANÇA DA ESCOLA NO CALÇADÃO

Na próxima segunda-feira, 17, às 10 horas, o Calçadão da Rua Halfeld se transformará em palco para alunos de 11 escolas municipais de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Para reforçar a importância da dança no contexto escolar e na vida pessoal dos estudantes, eles realizarão uma intervenção artística urbana com diversas coreografias. 
 
A iniciativa promete surpreender quem estiver passando pelo local, atraindo olhares e contagiando o público com a sequência de movimentos e os passos ensaiados. A prática, intitulada “A Dança da Escola no Calçadão”, faz parte de uma proposta inovadora da Rede Municipal de Ensino e aborda a dança em uma linguagem contemporânea, dialogando com o universo artístico, urbano e público.

A expectativa é que aproximadamente 300 alunos, com faixa etária de 11 anos, ocupem todas as galerias do Calçadão da Rua Halfeld e, aos poucos, tomem todo o espaço. O objetivo do projeto é, além de provocar sentimentos inusitados, despertar a atenção de todos para a importância da dança no sistema educacional.

A iniciativa é dos professores participantes do “Curso Dança na Escola”, promovido pela Secretaria de Educação (SE), por intermédio do Departamento de Políticas de Formação (DPF). Como prática artística no espaço urbano, a intervenção pode ser considerada uma vertente da arte urbana, ambiental ou pública, direcionada a interferir sobre uma dada situação para promover alguma transformação ou reação, no plano físico, intelectual ou sensorial. De acordo com a chefe do DPF, Iêda Loureiro, a ação "é uma possibilidade de usar os diferentes espaços para explorar a dança e interferir positivamente no cotidiano das pessoas."

Estudantes do projeto “Cinema na Escola”, da E.M. Dilermando Cruz Filho, sob orientação do professor Rogério Freitas, vão registrar todos os momentos da intervenção. A proposta é produzir um vídeo, editá-lo e publicá-lo no blog da instituição e em um canal de vídeo da internet. O “Cinema na Escola” reúne 20 alunos e ex-alunos da unidade, desenvolvendo atividades ligadas à produção audiovisual e à educomunicação (prática educativa voltada para a utilização de recursos da mídia).

As instituições que participam do projeto “A Dança da Escola no Calçadão” são: E.M. Menelick de Carvalho (Retiro), E.M. União da Betânia (Granjas Betânia), E.M. Carlos Drummond de Andrade (Nova Era), E.M. Álvaro Lins (São Judas Tadeu), E.M. Lions Centro (Graminha), E.M. Dante Jaime Brochado (Santo Antônio), Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz (São Mateus), E.M. Paulo Japyassu (Parque Guarani), E.M. José Calil Ahouagi (Marilândia), E.M. Amélia Mascarenhas (São Bernardo), E.M. Dilermando Cruz Filho (Vila Ideal).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho