Pular para o conteúdo principal

ASSINADO CONVÊNIO PARA ASFALTO DE ESTRADA

O prefeito Ataíde Vilela (PSDB) e o secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Carlos Melles (DEM), assinaram o convênio de delegação entre o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), e os municípios de Passos e Alpinópolis, no Sul de Minas, para a elaboração dos projetos de engenharia rodoviária da estrada intermunicipal Passos-Alpinópolis.

O convênio faz parte do projeto Caminhos de Minas, criado pelo governo de Minas Gerais. De acordo com Ataíde, com a pavimentação da estrada, que em Passos começa pela Linha dos Campos, na zona rural, a ligação entre as duas cidades irá encurtar em dez quilômetros. Hoje, a alternativa por meio de estrada asfaltada é pela pela MG-050.

“E é tão importante quanto foi aquele sonho da ponte que hoje liga Passos a São João Batista do Glória”, disse o prefeito, referindo-se à ponte de integração Deputado Tristão da Cunha, sobre o Rio Grande, na BR-146, construída na sua primeira gestão e no segundo mandato do ex-governador Aécio Neves, hoje senador por Minas Gerais.

Carlos Melles agradeceu a Ataíde por ter cedido ao estado o direito de fazer o projeto da pavimentação na estrada municipal, como parte do “Caminhos de Minas”, que já melhorou as condições de tráfego em mais de mil quilômetros de estradas como a Passos-Alpinópolis. “O nosso governador (Antonio Anastasia) liberou R$ 100 milhões para esses projetos”, disse Melles.

Para Ataíde Vilela, desde os dois mandatos de Aécio Neves, o governo de Minas Gerais tem sido “um diferencial” para a região de Passos, no que diz respeito ao desenvolvimento por meio de diversas áreas, como a de transportes. “Desde o governo do Aécio, os compromissos com nossa região tem sido cumpridos. No passado, havia muitas promessas e essas promessas deixavam o povo muito descrente”, disse o prefeito.

“Quem é eleito pelo povo tem que ajoelhar e rezar muito e participar do governo do Aécio Neves e do Antonio Anastasia é um presente para mim, que tenho quase 20 anos de deputado”, disse Carlos Melles. A estrada intermunicipal entre Passos e Alpinópolis possui 31 quilômetros de extensão, 15 a menos em relação à opção pelas rodovias MG-050 e MG-446. O aviso de licitação da concorrência pública para a elaboração do projeto de engenharia foi publicado em 4 de maio pelo DER.

Também fazem parte dessa licitação outros cinco trechos de estradas entre municípios: Jacuí-Fortaleza de Minas (17 km), Guapé-São José da Barra (57 km), Conceição da Aparecida-Nova Resende (29 km), São Sebastião do Paraíso-Guardinha (12 km) e Monte Santo de Minas-Milagre-Divisa MG/SP (15,5 km).

Ao todo, são 161,5 quilômetros, com os projetos de elaboração orçados em R$ 7,8 milhões. O prazo para a execução é de aproximadamente dois anos. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito Ataíde Vilela, com as presenças do vice-prefeito Ademir José da Silva, secretários municipais e vereadores de Passos, do vice-prefeito de Alpinópolis, Cléber José Pereira, que assinou o termo em nome do prefeito Júlio César Bueno Silva, o deputado federal Renato Andrade (PP) e o suplente de deputado estadual José Orlando Pereira, o Tuta (PR), dentre outras autoridades locais e lideranças políticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.