Pular para o conteúdo principal

CARRO ELÉTRICO DESENVOLVIDO POR ALUNOS DO INATEL É DESTAQUE EM COMPETIÇÃO NA HOLANDA

Equipe da UCAN, as alunas do Inatel Camila Prado (esq.), Criscilla Barrozo (centro) Cecília Ferraz (dir.) participaram do desenvolvimento do carro elétrico
As alunas Críscilla Barrozo Lutterbach, Camila da Silva Vieira Prado Luz, e Cecília Araujo Silva Ferraz, estudantes de Engenharia de Telecomunicações do Inatel, que atualmente realizam intercâmbio na Universidade Católica Santo Antônio de Murcia (UCAN) na Espanha, participaram do desenvolvimento de um carro elétrico que foi destaque na corrida Shell Econ Marathon Europe 2013, que ocorreu em maio, na Holanda.

Dentro do carro há um tablet que monitora os dados de velocidade e direção do veículo. As estudantes do Inatel foram responsáveis pela melhora do sistema de telemetria do carro, que é baseado na plataforma de prototipação Arduino, além de outras melhorias que resultaram em um melhor monitoramento do consumo de energia, gerenciamento dos sensores de velocidade.

A aluna Críscilla Barrozo Lutterbach pilotou o carro na competição na Holanda. De acordo com a estudante, participar do torneio foi incrível. "Além de ser em um país diferente, também participaram pessoas de muitos lugares da Europa e com diferentes costumes, línguas e culturas. Foi bom para sentir o clima de competição, pois isso existe no mercado de trabalho e também para conhecer novas pessoas, e entender o que acontece fora do Brasil em relação à tecnologia", relata.

inatel-carro-holanda-alunos-jun-2013-2A aluna Críscilla Lutterbach pilotou o carro elétrico na corrida Shell Econ Marathon Europe 2013Críscilla, que está na Espanha há nove meses, enfatiza que os aprendizados no Inatel foram essenciais no desenvolvimento do carro elétrico. "Os conhecimentos adquiridos no Inatel foram bem utilizados durante todo o projeto. A base que o Instituto nos proporcionou tanto em conteúdos estudados, como em práticas feitas nos laboratórios e a Fetin contribuíram para que desenvolvêssemos o circuito utilizado no projeto", destaca.

Para ver mais fotos da competição acesse: http://migre.me/eMD9v

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.