Pular para o conteúdo principal

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MUNICÍPIOS REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO

Foi realizada, nesta segunda feira, 11, a primeira reunião de trabalho da nova Diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), gestão 2013/2015. O encontro teve início com o novo Presidente e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada (PSDB), dando boas vindas à nova diretoria e em seguida abordando algumas das ações que serão realizadas na sua gestão. Um dos pontos abordado pelo novo presidente foi o desejo de criar o Instituto de Pesquisa e Ensino Superior da AMM. Este será uma  autoridade acadêmica com  identidade própria tendo aprovação do MEC.

A iniciativa tem por objetivo dotar o municipalismo mineiro de um Centro de Estudos Acadêmicos para dar suporte ao trabalho desenvolvido pela AMM. Com o Instituto de Pesquisa a Associação também tem o objetivo de qualificar agentes públicos com a manutenção de cursos superiores, especialização e cursos técnicos, e também na elaboração de teses de sustentação das bandeiras do movimento.

Na oportunidade, foi apresentado o novo organograma da AMM, composta pela  Superintendência Geral, hoje ocupada por Ângelo Roncalli, a Gerência Geral de Planejamento, que vai ficar a cargo de Cristina Márcia, a Gerência Geral Técnico e institucional, ocupada por Rogério Moreira e  a Gerência Geral do instituto AMM de Pesquisa e Extensão, coordenada por Gustavo Persichini.

Ângelo Roncalli fez a apresentação institucional da associação, mostrando a estrutura técnica e organizacional e as bandeiras municipalistas estadual e federal, com as principais pautas que a AMM vem atuando, entre elas estão a ação judicial a favor dos municípios referente a desoneração do FPM, lei de transparência, transferência dos ativos da iluminação pública e resíduos sólidos.

Rogério Moreira falou do valor agregado da marca AMM, que vem resultando em várias parcerias com empresas privadas renomadas no mercado e os critérios rígidos que a instituição vem adotando,  para que as empresas possam ser parceiras da Associação. Moreira ainda demonstrou os resultados do 30º Congresso Mineiro de Municípios, com recorde em público e audiência na mídia, dando uma grande visibilidade à Associação.

O presidente da AMM ressaltou a projeção na mídia que a Associação Mineira tem conseguido, mas ressaltou que algumas providências estão sendo feitas para se ter uma capilaridade maior na informação, atingindo todo o estado, por meio do conteúdo produzido pela AMMTV.

Vários prefeitos e diretores se manifestaram, falando suas expectativas com a instituição e sua luta municipalista. O Presidente  da AMM foi condizente com os prefeitos, e fez questão de destacar que “os municípios estão virando executores de política publica desde a constituição de 88. Quando o governo lançava os primeiros  programas e todo mundo se animava. Porém se passaram 20 anos e o dinheiro é o mesmo com o dobro da população. O Problema estrutural da nossa federação, é  fruto da articulação política ineficiente. Os movimentos existem, mas são esporádicas, temos que enfrentar estas dificuldades sendo eficientes, capacitando pessoal, mostrando possibilidades de verba de convenio, entre outras” ponderou Andrada.

O novo presidente da AMM também propôs aos prefeitos a elaboração de três pautas: A primeira composta pela bandeira estrutural que seria a articulação política. A segunda seria a bandeira do momento, a necessidade de atuar, aproveitando as oportunidades. E a terceira se baseia na bandeira do protesto, que seria ações efetivas de atuação junto aos órgãos de governo. Estas pautas serão encaminhadas para os prefeitos para definição de prioridades.

E para potencializar o trabalho da AMM, o presidente finalizou a reunião falando da importância das Microrregionais e a criação de um cronograma de ação para realização de uma agenda em conjunto com a Associação Mineira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...