Pular para o conteúdo principal

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MUNICÍPIOS REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO

Foi realizada, nesta segunda feira, 11, a primeira reunião de trabalho da nova Diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), gestão 2013/2015. O encontro teve início com o novo Presidente e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada (PSDB), dando boas vindas à nova diretoria e em seguida abordando algumas das ações que serão realizadas na sua gestão. Um dos pontos abordado pelo novo presidente foi o desejo de criar o Instituto de Pesquisa e Ensino Superior da AMM. Este será uma  autoridade acadêmica com  identidade própria tendo aprovação do MEC.

A iniciativa tem por objetivo dotar o municipalismo mineiro de um Centro de Estudos Acadêmicos para dar suporte ao trabalho desenvolvido pela AMM. Com o Instituto de Pesquisa a Associação também tem o objetivo de qualificar agentes públicos com a manutenção de cursos superiores, especialização e cursos técnicos, e também na elaboração de teses de sustentação das bandeiras do movimento.

Na oportunidade, foi apresentado o novo organograma da AMM, composta pela  Superintendência Geral, hoje ocupada por Ângelo Roncalli, a Gerência Geral de Planejamento, que vai ficar a cargo de Cristina Márcia, a Gerência Geral Técnico e institucional, ocupada por Rogério Moreira e  a Gerência Geral do instituto AMM de Pesquisa e Extensão, coordenada por Gustavo Persichini.

Ângelo Roncalli fez a apresentação institucional da associação, mostrando a estrutura técnica e organizacional e as bandeiras municipalistas estadual e federal, com as principais pautas que a AMM vem atuando, entre elas estão a ação judicial a favor dos municípios referente a desoneração do FPM, lei de transparência, transferência dos ativos da iluminação pública e resíduos sólidos.

Rogério Moreira falou do valor agregado da marca AMM, que vem resultando em várias parcerias com empresas privadas renomadas no mercado e os critérios rígidos que a instituição vem adotando,  para que as empresas possam ser parceiras da Associação. Moreira ainda demonstrou os resultados do 30º Congresso Mineiro de Municípios, com recorde em público e audiência na mídia, dando uma grande visibilidade à Associação.

O presidente da AMM ressaltou a projeção na mídia que a Associação Mineira tem conseguido, mas ressaltou que algumas providências estão sendo feitas para se ter uma capilaridade maior na informação, atingindo todo o estado, por meio do conteúdo produzido pela AMMTV.

Vários prefeitos e diretores se manifestaram, falando suas expectativas com a instituição e sua luta municipalista. O Presidente  da AMM foi condizente com os prefeitos, e fez questão de destacar que “os municípios estão virando executores de política publica desde a constituição de 88. Quando o governo lançava os primeiros  programas e todo mundo se animava. Porém se passaram 20 anos e o dinheiro é o mesmo com o dobro da população. O Problema estrutural da nossa federação, é  fruto da articulação política ineficiente. Os movimentos existem, mas são esporádicas, temos que enfrentar estas dificuldades sendo eficientes, capacitando pessoal, mostrando possibilidades de verba de convenio, entre outras” ponderou Andrada.

O novo presidente da AMM também propôs aos prefeitos a elaboração de três pautas: A primeira composta pela bandeira estrutural que seria a articulação política. A segunda seria a bandeira do momento, a necessidade de atuar, aproveitando as oportunidades. E a terceira se baseia na bandeira do protesto, que seria ações efetivas de atuação junto aos órgãos de governo. Estas pautas serão encaminhadas para os prefeitos para definição de prioridades.

E para potencializar o trabalho da AMM, o presidente finalizou a reunião falando da importância das Microrregionais e a criação de um cronograma de ação para realização de uma agenda em conjunto com a Associação Mineira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho