Pular para o conteúdo principal

PERUGINI RECEBE COMITIVA PARA DISCUTIR APROXIMAÇÃO COM A CHINA E NOVOS INVESTIMENTOS

O prefeito Agnaldo Perugini (PT) recebeu na manhã desta segunda-feira, 3, em seu gabinete, uma comitiva de chineses formada por representantes da fabricante de máquinas pesadas Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) e dos órgãos de relações exteriores do país asiático. Em missão diplomática, o grupo veio mais uma vez agradecer o empenho da Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, para garantir a instalação da XCMG no município. Condições para vinda de empresas satélites da montadora também permearam o encontro.

Xue Xiaoyan, a vice-secretária de Relações Exteriores de Xuzhou, cidade sede da XCMG, citou alguns números acerca do município chinês para o prefeito Agnaldo Perugini. Assim como Pouso Alegre, a cidade asiática é um dos polos de desenvolvimento de seu país. Com mais de cinco mil anos de história, sustenta o crescimento médio anual de sua economia em torno de 70%. A curva ascendente permanece neste patamar desde 2008. Uma das grandes responsáveis por esse avanço econômico vertiginoso? A montadora XCMG. Sozinha, a empresa responde por nada menos que um terço do Produto Interno Bruto (PIB) de Xuzhou, hoje na casa dos US$ 100 bilhões e morada de quase 10 milhões de chineses.
 
A representante do governo chinês Ge Weiqin diz não ter dúvidas de que a XCMG fará pela economia de Pouso Alegre o mesmo que fez por Xuzhou, gerando riquezas, empregos e desenvolvimento. Até o final de 2015, a empresa deve aportar em Pouso Alegre R$ 1 bilhão. “O investimento feito pela XCMG hoje é uma referência que serve de exemplo a outras empresas chinesas”, destacou Weiqin. Para ela, assim como o governo chinês, a administração de Pouso Alegre tem assumido a responsabilidade de conduzir a expansão econômica local atraindo e criando condições para novos investimentos, em especial, na indústria.
Relações diplomáticas
“A XCMG apostou em Pouso Alegre e é o grande marco dos últimos 20 anos na cidade. Foi o primeiro da série de investimentos que aqui chegaram nos últimos anos. Hoje, estamos nos dedicando a preparar nosso jovens para aproveitar as oportunidades que essa expansão industrial nos oferece”, avalia o prefeito Agnaldo Perugini, que também reforçou a disposição de Pouso Alegre em estreitar laços com o país asiático.

Ge Weiqin reafirmou o compromisso do governo chinês em estreitar cada vez mais as relações diplomáticas com Pouso Alegre. A intenção é colocar em prática o quanto antes um intercâmbio cultural, tecnológico e de conhecimento entre os povos. A proposta é criar uma ponte direta entre as cidades para profissionais, estudantes e pesquisadores. O primeiro passo para consolidar o intercâmbio foi firmado em 2012, com a assinatura de um tratado diplomático que tornou Pouso Alegre e Xuzhou Cidades-Irmãs. A vitrine da aproximação entre os povos deve ganhar forma através de uma feira cultural Brasil – China.
Mercado estratégico
Também presente no encontro, o presidente da XCMG no Brasil, Xia Dechang, salientou a importância estratégica da fábrica em construção no município. O executivo assinala que a empresa chega para oferecer toda a sua expertise, com forte atuação na produção, venda e locação de máquinas e um trabalho personalizado no pós-venda. Indo além, o objetivo do grupo é desenvolver uma base de tecnologia e pesquisa apropriada às peculiaridades do mercado latino-americano.

Uma das estratégias da XCMG é nacionalizar até 70% de sua produção, desde a matéria prima até as peças que abastecerão suas linhas de montagem. Exigência brasileira para que a empresa possa ter acesso a financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Nessa direção, outras 15 empresas satélites, que fornecem peças e matéria prima para montadora, estão a caminho do país. Seus destinos são Pouso Alegre, Belo Horizonte e São Paulo. Para cimentar o caminho das empresas satélites para Pouso Alegre um dos pontos discutidos entre chineses e pouso-alegrenses está na aquisição de áreas hoje supervalorizadas pela especulação imobiliária. O prefeito Agnaldo Perugini colocou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico à disposição para intermediar o contanto com os proprietários.
da assessoria - Prefeitura de Pouso Alegre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...