Pular para o conteúdo principal

PRESÍDIO DE TRÊS PONTAS

Durante muitos anos, a cadeia de Três Pontas, no Sul de Minas, foi vista como algo degradante, desumano e por razões óbvias, um lugar de descaso. Hoje, a realidade é bem outra. A forma organizada e ordenada como a atual administração gerencia o presídio, demonstra uma vertente inovadora de como tratar os detentos com dignidade e respeito. 
 
Desde a grande rebelião de junho de 2009, quando os presos colocaram fogo nos colchões e quase destruíram todo o sistema carcerário, os olhos de todos se voltaram para aquele velho endereço na Avenida Caio de Brito. Em uma visita no dia seguinte ao motim, os então vereadores Sérgio Silva, Alessandra Suderio e outros parlamentares daquela legislatura estiveram por lá e viram na verdade um calabouço abandonado, um verdadeiro depósito de presos onde o mau-cheiro e o salubre tomavam conta de tudo. Fios desencapados se enraizavam nos corredores e os detentos, já remanejados para outras celas, se amontoavam nos escombros.

Passados quatro anos, os vereadores Sérgio Silva, hoje presidente da Câmara e Alessandra Suderio, secretária, se juntaram a Vitor Bárbara, Edson Vitor (Piu), Paulo Vitor da Silva e Chico do Bairro Santana para uma nova visita ao presídio a convite da administração do mesmo para todos os vereadores. Lá, atualmente abrigando 146 detentos, as mudanças saltam aos olhos. Dentista, serviço de saúde, o que inclui especialidades, farmácia, nutricionista e um atendimento de primeiro mundo nos quesitos recuperação e ressocialização. Os presos têm opões para deixar o ócio de lado e atualizarem seus conhecimentos seja através da biblioteca ou aprendendo alguma arte como música ou artesanato.

Monitorados por 35 agentes especificamente treinados e preparados para a vigilância, segurança e translado, os reeducandos seguem à risca as normas internas e as medidas trazidas pela nova gestão, agora pela Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais (Suapi). Coordenando este trabalho está o diretor-geral do presídio, Washington Fonseca Borges, um doutor em segurança e treinamento para agentes que atuam nesta área. Quando assumiu em 21 de junho de 2011, o diretor encontrou uma situação difícil, porém, com capacitação de sua equipe de trabalho, conseguiu nestes dois anos avanços notáveis em Três Pontas.

Ao receber os vereadores, Washington, acompanhado do diretor de segurança Marco Aurélio Bispo Silva, o gerente de produção Wanderlei da Silva e o sargento Edward Naves, responsável pelo treinamento da GM no município e hoje coordenador da Guarda Civil Municipal, falaram sobre seus trabalhos para o aprimoramento dos serviços no presídio que deve ganhar nos próximos meses um refeitório para os agentes.

Segundo o diretor-geral, o principal objetivo da visita dos vereadores é a interação. Washington considera crucial que os parlamentares conheçam a realidade do presídio e explicou sobre o funcionamento e organização dentro da unidade, mostrando as dependências já reformadas e revitalizadas para mais dignidade aos presos. Ao final da visita, ele agradeceu pela atenção e deixou claro que está à disposição para contribuir com aquilo que for melhor para todos. Os vereadores agradeceram a receptividade e os esclarecimentos espontâneos e parabenizaram a administração pela condução dos trabalhos ali realizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...