Pular para o conteúdo principal

PROJETO CORAÇÃO FELIZ AMPLIA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PÚBLICO DE SAÚDE


De autoria do vereador Maurício Gadbem, o projeto cria um sistema de identificação de quadros depressivos e de ansiedade em cardiopatas. O sistema será incorporado às atividades das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) tricordiano.

Na última segunda-feira, 27, a Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, aprovou a criação e a implantação do sistema de avaliação e identificação de quadros depressivos em cidadãos que sofrem com problemas cardíacos. Intitulado “Projeto Coração Feliz”, a iniciativa é de autoria do vereador e médico, Dr. Maurício Gadbem (PMN). 

“Após o diagnóstico ou as intervenções médicas no tratamento de problemas cardíacos, o paciente está vulnerável a desenvolver quadros de ansiedade e depressão. Quando isso acontece, identificar e tratar estes quadros torna-se fundamental para o sucesso da recuperação. A falta de cuidados psicológicos, quando necessários, compromete diretamente os resultados do tratamento cardiológico. Então, é um projeto muito importante para a saúde dos tricordianos”, esclarece Maurício Gadbem.

A identificação dos cardiopatas com quadro de ansiedade ou depressão será responsabilidade dos profissionais do Programas de Saúde da Família (PSF). Eles serão treinados para aplicar as entrevistas e testes diagnósticos necessários. Os pacientes, quando identificados, deverão ser encaminhados para tratamento multidisciplinar, o que pode envolver especialidades como a cardiologia, a psiquiatria, a psicologia, a nutrição e a educação física.

Além dos benefícios práticos, o “Projeto Coração Feliz” tem uma característica importante: ele se alinha integralmente com os propósitos e responsabilidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Após a promulgação da constituição de 1988 o Brasil passou a procurar modelos e estratégias para garantir o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Em 1991 foi instituído nacionalmente o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Este modelo evoluiu, três anos mais tarde, para o PSF. Em 2006, com a portaria ministerial N. 648, o PSF foi alçado à estratégia nacional prioritária na atenção básica à saúde. Com a evolução do programa, em 2011 a portaria N. 2.488 revisou as diretrizes e as normas vigentes.   

O “Projeto Coração Feliz” harmoniza com a evolução conceitual e legal dos esforços nacionais de atenção à saúde do cidadão, o que é importante, pois iniciativas municipais paralelas ou concorrentes aos sistemas nacionais prejudicam a configuração de um sistema de atendimento público eficaz. 

“O ‘Coração Feliz’ pode ser levado a outras cidades brasileiras. Quero discuti-lo e aprimorá-lo junto aos colegas que, como eu, estão vereadores em suas cidades, especialmente nas Câmaras Municipais da região. Eu e meus assessores estamos empenhados nisto”, conta Maurício Gadbem.

O vereador Maurício Gadbem
Eleito com 900 votos – o terceiro mais votado no município -, o vereador Maurício Gadbem (PMN) está se notabilizando por três aspectos de sua atuação: 
1 – a proximidade que ele mantém com a sociedade organizada para orientar seu trabalho; neste primeiro semestre de atividades o vereador já recebeu e visitou dezenas de instituições e atores sociais tricordianos. 
2 - Pela qualidade técnica e a pertinência social de suas propostas; o diálogo com os setores interessados nas propostas e a preocupação em alinhá-las com as iniciativas estaduais e nacionais têm dado a tônica de sua vereança.  
 3 – A qualidade da transparência que ele oferece aos eleitores: no blog do vereador (link abaixo) é possível conhecer todas as suas iniciativas e posições políticas.

Para saber mais sobre o trabalho do vereador, Dr. Maurício Gadbem, acesse:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...