Pular para o conteúdo principal

PROJETO CORAÇÃO FELIZ AMPLIA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PÚBLICO DE SAÚDE


De autoria do vereador Maurício Gadbem, o projeto cria um sistema de identificação de quadros depressivos e de ansiedade em cardiopatas. O sistema será incorporado às atividades das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) tricordiano.

Na última segunda-feira, 27, a Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, aprovou a criação e a implantação do sistema de avaliação e identificação de quadros depressivos em cidadãos que sofrem com problemas cardíacos. Intitulado “Projeto Coração Feliz”, a iniciativa é de autoria do vereador e médico, Dr. Maurício Gadbem (PMN). 

“Após o diagnóstico ou as intervenções médicas no tratamento de problemas cardíacos, o paciente está vulnerável a desenvolver quadros de ansiedade e depressão. Quando isso acontece, identificar e tratar estes quadros torna-se fundamental para o sucesso da recuperação. A falta de cuidados psicológicos, quando necessários, compromete diretamente os resultados do tratamento cardiológico. Então, é um projeto muito importante para a saúde dos tricordianos”, esclarece Maurício Gadbem.

A identificação dos cardiopatas com quadro de ansiedade ou depressão será responsabilidade dos profissionais do Programas de Saúde da Família (PSF). Eles serão treinados para aplicar as entrevistas e testes diagnósticos necessários. Os pacientes, quando identificados, deverão ser encaminhados para tratamento multidisciplinar, o que pode envolver especialidades como a cardiologia, a psiquiatria, a psicologia, a nutrição e a educação física.

Além dos benefícios práticos, o “Projeto Coração Feliz” tem uma característica importante: ele se alinha integralmente com os propósitos e responsabilidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Após a promulgação da constituição de 1988 o Brasil passou a procurar modelos e estratégias para garantir o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Em 1991 foi instituído nacionalmente o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Este modelo evoluiu, três anos mais tarde, para o PSF. Em 2006, com a portaria ministerial N. 648, o PSF foi alçado à estratégia nacional prioritária na atenção básica à saúde. Com a evolução do programa, em 2011 a portaria N. 2.488 revisou as diretrizes e as normas vigentes.   

O “Projeto Coração Feliz” harmoniza com a evolução conceitual e legal dos esforços nacionais de atenção à saúde do cidadão, o que é importante, pois iniciativas municipais paralelas ou concorrentes aos sistemas nacionais prejudicam a configuração de um sistema de atendimento público eficaz. 

“O ‘Coração Feliz’ pode ser levado a outras cidades brasileiras. Quero discuti-lo e aprimorá-lo junto aos colegas que, como eu, estão vereadores em suas cidades, especialmente nas Câmaras Municipais da região. Eu e meus assessores estamos empenhados nisto”, conta Maurício Gadbem.

O vereador Maurício Gadbem
Eleito com 900 votos – o terceiro mais votado no município -, o vereador Maurício Gadbem (PMN) está se notabilizando por três aspectos de sua atuação: 
1 – a proximidade que ele mantém com a sociedade organizada para orientar seu trabalho; neste primeiro semestre de atividades o vereador já recebeu e visitou dezenas de instituições e atores sociais tricordianos. 
2 - Pela qualidade técnica e a pertinência social de suas propostas; o diálogo com os setores interessados nas propostas e a preocupação em alinhá-las com as iniciativas estaduais e nacionais têm dado a tônica de sua vereança.  
 3 – A qualidade da transparência que ele oferece aos eleitores: no blog do vereador (link abaixo) é possível conhecer todas as suas iniciativas e posições políticas.

Para saber mais sobre o trabalho do vereador, Dr. Maurício Gadbem, acesse:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

MEC REALIZA INAUGURAÇÃO E VISITAS EM MINAS GERAIS

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda em Minas Gerais, na quarta-feira, 11 de fevereiro, com chegada prevista em Sete Lagoas (MG) às 10h (horário de Brasília). O primeiro compromisso oficial será uma visita técnica às obras de expansão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde acompanhará o andamento das intervenções que visam ampliar a oferta de vagas e a infraestrutura da unidade. No período da tarde, ainda em solo sete-lagoano, o ministro se deslocará para o campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), às 14h.  Na quinta-feira (12), a agenda terá continuidade no município de Machado (MG), onde o ministro inaugurará, às 10h, o novo restaurante estudantil do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Após o descerramento da placa inaugural, participará de um almoço no próprio restaurante junto aos estudantes, simbolizando a entrega oficial da nova estrutura de assistência estudantil. Camilo Santana encerrará a c...