Pular para o conteúdo principal

UNIFEI CONQUISTA SEGUNDA COLOCAÇÃO NA MARATONA MINEIRA DE PROGRAMAÇÃO

Equipes competindo durante a Maratona Mineira de Programação

Equipe “while (C = = 8)”, segunda colocada na competição

Equipe Bit Please, quinta colocada na Maratona
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sediou a II Maratona Mineira de Programação, evento que trouxe para Itajubá cerca de 200 competidores das áreas de computação, sistemas de informação e matemática. Instituições de ensino superior de Belo Horizonte, Viçosa, Santa Rita do Sapucaí, Ouro Preto, Montes Claros, Uberaba, Taubaté, Uberlândia, entre outras, participaram da competição, totalizando 48 equipes. O evento, que fez parte das comemorações do centenário da Unifei, promoveu a criatividade e o trabalho em equipe por meio da resolução de problemas. 

O professor da Unifei, Roberto Affonso da Costa Júnior, um dos organizadores da Maratona, os competidores tiveram cinco horas para resolver doze exercícios, seguindo o padrão mundial, no menor tempo possível. A maratona prepara os alunos para outras edições do evento como a etapa mineira, a nacional e a mundial e auxilia em processos de seleção de emprego, pois muitos departamentos de Recursos Humanos levam em consideração a participação do estudante em maratonas. 

A equipe “In rand ( ) we trust!” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a vencedora, a equipe “while (C = = 8)” da UNIFEI,formada pelos alunos Derik Maia, Ramon Hossein e Jorge Gabriel Siqueira, ficou na segunda colocação. A equipe Bit Please , também da Unifei, composta pelos alunos Fúlvio Abrahão, Bruno Fernandes Lopes e Igor Borges, obteve a quinta colocação. 

O encerramento contou com a presença da empresa Zertico do ex-aluno da Unifei, Celso Fernandes, que falou sobre a sua satisfação em patrocinar as equipes de Maratona de Programação da Universidade. A empresa Intermec doou quatro Blu-Ray e DVD Player Full HD, Internet, Wi-Fi, USB, Upscaling, Dolby True HD, DTS HD, BDP-S390 – Sony que deu de presente para os campeões e a UOL deu uma almofada e um switch de porta USB para o segundo colocado. 

O professor Roberto Affonso afirmou que o evento foi um sucesso e contou com a presença dos Diretores da Maratona de Programação do Brasil, professor Carlos Eduardo Ferreira (IME-USP) e do professor Rodolfo Azevedo (IC-UNICAMP). 

Estiveram também na competição as seguintes equipes da UNIFEI:
16º - Sem Nome – Iuri Silva Castro, Pedro Senna de Campos e Lucas da Silva Medeiros.
18º - Sizeof(NULL) – Alfredo José de Paula Barbosa, Augusto Quima Pereira e Luiz Felipe Dias Lourenço.
23º - Vila Oculta do Minerio – Emmanuell Nogueira Miqueletti, Matheus Venturyne Xavier Ferreira, Átilla Graciano da Silva e Tânia Dias Ribeiro.
24º - Debugs on the Table – Thiago de Carvalho Pinto, César Augusto Custódio e José Wagner de Andrade Júnior.
27º - X-Code – Lucas Samuel Vieira, Carlos Henrique dos Santos Vital, Thiago Machado da Silva e Arthur Rossi de Paiva.
29º - Master Baitor – Laércio Almeida de Siqueira Junior, Alexandre Kiyoshi Missawa e Conrado Henrique Alvez Sanches Cardoso Neves.
35º - Segment Falt CCO – Peterson William R. Fagundes, João Luiz Maciente Junior e Gabriel Huhn Costa. 

Todos os times da UNIFEI tem como coach os professores Edmilson Marmo Moreira, João Paulo Reus Rodrigues Leite,Paulo José Lage Alvarenga e Roberto Affonso da Costa Junior .

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde de 1996. O evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A competição foi realizada no salão de leitura da Biblioteca Mauá (BIM) da Unifei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...