segunda-feira, 3 de junho de 2013

UNIFEI CONQUISTA SEGUNDA COLOCAÇÃO NA MARATONA MINEIRA DE PROGRAMAÇÃO

Equipes competindo durante a Maratona Mineira de Programação

Equipe “while (C = = 8)”, segunda colocada na competição

Equipe Bit Please, quinta colocada na Maratona
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sediou a II Maratona Mineira de Programação, evento que trouxe para Itajubá cerca de 200 competidores das áreas de computação, sistemas de informação e matemática. Instituições de ensino superior de Belo Horizonte, Viçosa, Santa Rita do Sapucaí, Ouro Preto, Montes Claros, Uberaba, Taubaté, Uberlândia, entre outras, participaram da competição, totalizando 48 equipes. O evento, que fez parte das comemorações do centenário da Unifei, promoveu a criatividade e o trabalho em equipe por meio da resolução de problemas. 

O professor da Unifei, Roberto Affonso da Costa Júnior, um dos organizadores da Maratona, os competidores tiveram cinco horas para resolver doze exercícios, seguindo o padrão mundial, no menor tempo possível. A maratona prepara os alunos para outras edições do evento como a etapa mineira, a nacional e a mundial e auxilia em processos de seleção de emprego, pois muitos departamentos de Recursos Humanos levam em consideração a participação do estudante em maratonas. 

A equipe “In rand ( ) we trust!” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a vencedora, a equipe “while (C = = 8)” da UNIFEI,formada pelos alunos Derik Maia, Ramon Hossein e Jorge Gabriel Siqueira, ficou na segunda colocação. A equipe Bit Please , também da Unifei, composta pelos alunos Fúlvio Abrahão, Bruno Fernandes Lopes e Igor Borges, obteve a quinta colocação. 

O encerramento contou com a presença da empresa Zertico do ex-aluno da Unifei, Celso Fernandes, que falou sobre a sua satisfação em patrocinar as equipes de Maratona de Programação da Universidade. A empresa Intermec doou quatro Blu-Ray e DVD Player Full HD, Internet, Wi-Fi, USB, Upscaling, Dolby True HD, DTS HD, BDP-S390 – Sony que deu de presente para os campeões e a UOL deu uma almofada e um switch de porta USB para o segundo colocado. 

O professor Roberto Affonso afirmou que o evento foi um sucesso e contou com a presença dos Diretores da Maratona de Programação do Brasil, professor Carlos Eduardo Ferreira (IME-USP) e do professor Rodolfo Azevedo (IC-UNICAMP). 

Estiveram também na competição as seguintes equipes da UNIFEI:
16º - Sem Nome – Iuri Silva Castro, Pedro Senna de Campos e Lucas da Silva Medeiros.
18º - Sizeof(NULL) – Alfredo José de Paula Barbosa, Augusto Quima Pereira e Luiz Felipe Dias Lourenço.
23º - Vila Oculta do Minerio – Emmanuell Nogueira Miqueletti, Matheus Venturyne Xavier Ferreira, Átilla Graciano da Silva e Tânia Dias Ribeiro.
24º - Debugs on the Table – Thiago de Carvalho Pinto, César Augusto Custódio e José Wagner de Andrade Júnior.
27º - X-Code – Lucas Samuel Vieira, Carlos Henrique dos Santos Vital, Thiago Machado da Silva e Arthur Rossi de Paiva.
29º - Master Baitor – Laércio Almeida de Siqueira Junior, Alexandre Kiyoshi Missawa e Conrado Henrique Alvez Sanches Cardoso Neves.
35º - Segment Falt CCO – Peterson William R. Fagundes, João Luiz Maciente Junior e Gabriel Huhn Costa. 

Todos os times da UNIFEI tem como coach os professores Edmilson Marmo Moreira, João Paulo Reus Rodrigues Leite,Paulo José Lage Alvarenga e Roberto Affonso da Costa Junior .

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde de 1996. O evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A competição foi realizada no salão de leitura da Biblioteca Mauá (BIM) da Unifei.

Nenhum comentário: