Pular para o conteúdo principal

CHEREM DEFENDE VOTO DISTRITAL

Num momento em que todo o Brasil discute a Reforma Política e busca a participação popular para definir os novos rumos do País, o projeto “Voto Distrital – O Brasil são Muitos", desenvolvido pelo deputado estadual lavrense Fábio Cherem (PSD) ganha visibilidade pelos fundamentos que apresenta, com o objetivo de legitimar o voto de cada cidadão e delinear o comprometimento dos representantes parlamentares com sua base política de atuação.

Desde que assumiu a vida parlamentar, em 2011, o Deputado iniciou a materialização do projeto Voto Distrital, criando uma ferramenta inteligente para divisão dos Estados e do Brasil em Distritos, utilizando para isso do atual coeficiente eleitoral, sem alterar as conquistas vigentes. Além disso, o programa que comprova ser o Voto Distrital um caminho de justiça social e comprometimento parlamentar, disponível no site www.distritosdobrasil.com.br , permite que cidadãos comuns ajudem a montar o seu Distrito, reconhecendo a liderança que legitimamente o representa, em instâncias estadual e federal.

Em recente pronunciamento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, defendeu a ideia do Voto Distrital, e salientou para a mídia: “Não falei para a presidente (Dilma Rousseff), mas sou inteiramente favorável (ao recall). Acho que seria medida adequada à nossa realidade”, afirmou. “Medida como essa tem o efeito muito claro de criar uma identificação entre o eleito e eleitorado. Impor ao eleito responsabilidade com quem o elegeu”, acrescentou.

Joaquim Barbosa explicou, nessa ocasião, que a possibilidade de o eleitor voltar às urnas para destituir o candidato eleito funciona bem em países que adotaram o Sistema de Voto Distrital. “Nesse sistema distrital, os deputados são eleitos dentro de um distrito. Necessariamente vai sair eleita uma pessoa que faz parte daquela circunscrição. Há essa responsabilidade do eleito para aquele círculo pequeno que o elegeu. O resultado disso é que a pessoa eleita numa circunscrição é mais fácil para o eleitor controlar e saber das tomadas de posição feitas pelo seu eleito. E cobrar. E se não gostar, ele tem a possibilidade de recall, recolher o seu voto, anular, revogar, e forçar uma segunda eleição sem tirar aquele representante” - acrescentou.

Na conversa que teve com a Presidente do Brasil, Joaquim Barbosa defendeu que o País adote o sistema de voto distrital. O modelo atual, avaliou o presidente do Supremo, está esgotado. “Esse sistema mostra marcas profundas de esgotamento. Não é exclusividade do brasileiro. Grandes democracias mundo a fora vêm passando por essa crise esporádica”, concluiu (O Globo, 25/06/2013)

Mesmo num momento em que a reforma política não tinha qualquer condição de ser elaborada e aprovada pelo Congresso e pelo Senado federais, Fábio Cherem apostou no que se tornou mais um ideal político – a defesa do Voto Distrital, comprovando que o sistema é capaz de corrigir e viabilizar todas as mudanças que o povo brasileiro, já amadurecido para a verdadeira democracia, tem manifestado nas ruas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...