Pular para o conteúdo principal

CHEREM DEFENDE VOTO DISTRITAL

Num momento em que todo o Brasil discute a Reforma Política e busca a participação popular para definir os novos rumos do País, o projeto “Voto Distrital – O Brasil são Muitos", desenvolvido pelo deputado estadual lavrense Fábio Cherem (PSD) ganha visibilidade pelos fundamentos que apresenta, com o objetivo de legitimar o voto de cada cidadão e delinear o comprometimento dos representantes parlamentares com sua base política de atuação.

Desde que assumiu a vida parlamentar, em 2011, o Deputado iniciou a materialização do projeto Voto Distrital, criando uma ferramenta inteligente para divisão dos Estados e do Brasil em Distritos, utilizando para isso do atual coeficiente eleitoral, sem alterar as conquistas vigentes. Além disso, o programa que comprova ser o Voto Distrital um caminho de justiça social e comprometimento parlamentar, disponível no site www.distritosdobrasil.com.br , permite que cidadãos comuns ajudem a montar o seu Distrito, reconhecendo a liderança que legitimamente o representa, em instâncias estadual e federal.

Em recente pronunciamento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, defendeu a ideia do Voto Distrital, e salientou para a mídia: “Não falei para a presidente (Dilma Rousseff), mas sou inteiramente favorável (ao recall). Acho que seria medida adequada à nossa realidade”, afirmou. “Medida como essa tem o efeito muito claro de criar uma identificação entre o eleito e eleitorado. Impor ao eleito responsabilidade com quem o elegeu”, acrescentou.

Joaquim Barbosa explicou, nessa ocasião, que a possibilidade de o eleitor voltar às urnas para destituir o candidato eleito funciona bem em países que adotaram o Sistema de Voto Distrital. “Nesse sistema distrital, os deputados são eleitos dentro de um distrito. Necessariamente vai sair eleita uma pessoa que faz parte daquela circunscrição. Há essa responsabilidade do eleito para aquele círculo pequeno que o elegeu. O resultado disso é que a pessoa eleita numa circunscrição é mais fácil para o eleitor controlar e saber das tomadas de posição feitas pelo seu eleito. E cobrar. E se não gostar, ele tem a possibilidade de recall, recolher o seu voto, anular, revogar, e forçar uma segunda eleição sem tirar aquele representante” - acrescentou.

Na conversa que teve com a Presidente do Brasil, Joaquim Barbosa defendeu que o País adote o sistema de voto distrital. O modelo atual, avaliou o presidente do Supremo, está esgotado. “Esse sistema mostra marcas profundas de esgotamento. Não é exclusividade do brasileiro. Grandes democracias mundo a fora vêm passando por essa crise esporádica”, concluiu (O Globo, 25/06/2013)

Mesmo num momento em que a reforma política não tinha qualquer condição de ser elaborada e aprovada pelo Congresso e pelo Senado federais, Fábio Cherem apostou no que se tornou mais um ideal político – a defesa do Voto Distrital, comprovando que o sistema é capaz de corrigir e viabilizar todas as mudanças que o povo brasileiro, já amadurecido para a verdadeira democracia, tem manifestado nas ruas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...