Pular para o conteúdo principal

CHEREM DEFENDE VOTO DISTRITAL

Num momento em que todo o Brasil discute a Reforma Política e busca a participação popular para definir os novos rumos do País, o projeto “Voto Distrital – O Brasil são Muitos", desenvolvido pelo deputado estadual lavrense Fábio Cherem (PSD) ganha visibilidade pelos fundamentos que apresenta, com o objetivo de legitimar o voto de cada cidadão e delinear o comprometimento dos representantes parlamentares com sua base política de atuação.

Desde que assumiu a vida parlamentar, em 2011, o Deputado iniciou a materialização do projeto Voto Distrital, criando uma ferramenta inteligente para divisão dos Estados e do Brasil em Distritos, utilizando para isso do atual coeficiente eleitoral, sem alterar as conquistas vigentes. Além disso, o programa que comprova ser o Voto Distrital um caminho de justiça social e comprometimento parlamentar, disponível no site www.distritosdobrasil.com.br , permite que cidadãos comuns ajudem a montar o seu Distrito, reconhecendo a liderança que legitimamente o representa, em instâncias estadual e federal.

Em recente pronunciamento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, defendeu a ideia do Voto Distrital, e salientou para a mídia: “Não falei para a presidente (Dilma Rousseff), mas sou inteiramente favorável (ao recall). Acho que seria medida adequada à nossa realidade”, afirmou. “Medida como essa tem o efeito muito claro de criar uma identificação entre o eleito e eleitorado. Impor ao eleito responsabilidade com quem o elegeu”, acrescentou.

Joaquim Barbosa explicou, nessa ocasião, que a possibilidade de o eleitor voltar às urnas para destituir o candidato eleito funciona bem em países que adotaram o Sistema de Voto Distrital. “Nesse sistema distrital, os deputados são eleitos dentro de um distrito. Necessariamente vai sair eleita uma pessoa que faz parte daquela circunscrição. Há essa responsabilidade do eleito para aquele círculo pequeno que o elegeu. O resultado disso é que a pessoa eleita numa circunscrição é mais fácil para o eleitor controlar e saber das tomadas de posição feitas pelo seu eleito. E cobrar. E se não gostar, ele tem a possibilidade de recall, recolher o seu voto, anular, revogar, e forçar uma segunda eleição sem tirar aquele representante” - acrescentou.

Na conversa que teve com a Presidente do Brasil, Joaquim Barbosa defendeu que o País adote o sistema de voto distrital. O modelo atual, avaliou o presidente do Supremo, está esgotado. “Esse sistema mostra marcas profundas de esgotamento. Não é exclusividade do brasileiro. Grandes democracias mundo a fora vêm passando por essa crise esporádica”, concluiu (O Globo, 25/06/2013)

Mesmo num momento em que a reforma política não tinha qualquer condição de ser elaborada e aprovada pelo Congresso e pelo Senado federais, Fábio Cherem apostou no que se tornou mais um ideal político – a defesa do Voto Distrital, comprovando que o sistema é capaz de corrigir e viabilizar todas as mudanças que o povo brasileiro, já amadurecido para a verdadeira democracia, tem manifestado nas ruas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.