Pular para o conteúdo principal

CHEREM DEFENDE VOTO DISTRITAL

Num momento em que todo o Brasil discute a Reforma Política e busca a participação popular para definir os novos rumos do País, o projeto “Voto Distrital – O Brasil são Muitos", desenvolvido pelo deputado estadual lavrense Fábio Cherem (PSD) ganha visibilidade pelos fundamentos que apresenta, com o objetivo de legitimar o voto de cada cidadão e delinear o comprometimento dos representantes parlamentares com sua base política de atuação.

Desde que assumiu a vida parlamentar, em 2011, o Deputado iniciou a materialização do projeto Voto Distrital, criando uma ferramenta inteligente para divisão dos Estados e do Brasil em Distritos, utilizando para isso do atual coeficiente eleitoral, sem alterar as conquistas vigentes. Além disso, o programa que comprova ser o Voto Distrital um caminho de justiça social e comprometimento parlamentar, disponível no site www.distritosdobrasil.com.br , permite que cidadãos comuns ajudem a montar o seu Distrito, reconhecendo a liderança que legitimamente o representa, em instâncias estadual e federal.

Em recente pronunciamento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, defendeu a ideia do Voto Distrital, e salientou para a mídia: “Não falei para a presidente (Dilma Rousseff), mas sou inteiramente favorável (ao recall). Acho que seria medida adequada à nossa realidade”, afirmou. “Medida como essa tem o efeito muito claro de criar uma identificação entre o eleito e eleitorado. Impor ao eleito responsabilidade com quem o elegeu”, acrescentou.

Joaquim Barbosa explicou, nessa ocasião, que a possibilidade de o eleitor voltar às urnas para destituir o candidato eleito funciona bem em países que adotaram o Sistema de Voto Distrital. “Nesse sistema distrital, os deputados são eleitos dentro de um distrito. Necessariamente vai sair eleita uma pessoa que faz parte daquela circunscrição. Há essa responsabilidade do eleito para aquele círculo pequeno que o elegeu. O resultado disso é que a pessoa eleita numa circunscrição é mais fácil para o eleitor controlar e saber das tomadas de posição feitas pelo seu eleito. E cobrar. E se não gostar, ele tem a possibilidade de recall, recolher o seu voto, anular, revogar, e forçar uma segunda eleição sem tirar aquele representante” - acrescentou.

Na conversa que teve com a Presidente do Brasil, Joaquim Barbosa defendeu que o País adote o sistema de voto distrital. O modelo atual, avaliou o presidente do Supremo, está esgotado. “Esse sistema mostra marcas profundas de esgotamento. Não é exclusividade do brasileiro. Grandes democracias mundo a fora vêm passando por essa crise esporádica”, concluiu (O Globo, 25/06/2013)

Mesmo num momento em que a reforma política não tinha qualquer condição de ser elaborada e aprovada pelo Congresso e pelo Senado federais, Fábio Cherem apostou no que se tornou mais um ideal político – a defesa do Voto Distrital, comprovando que o sistema é capaz de corrigir e viabilizar todas as mudanças que o povo brasileiro, já amadurecido para a verdadeira democracia, tem manifestado nas ruas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...