Pular para o conteúdo principal

INSTALADO 2º CARGO NO JUIZADO ESPECIAL DE LAVRAS

O presidente Herculano Rodrigues assina termo de instalação de cargos no Juizados Especiais
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herculano Rodrigues, conduziu nesta quinta-feira, 4 de julho, audiência solene de instalação do 2º cargo de juiz de Direito do Juizado Especial da Unidade Jurisdicional da comarca de Lavras, 2º cargo de juiz de Direito do Juizado Especial da Unidade Jurisdicional da comarca de Pará de Minas e 6º cargo de juiz de Direito do Juizado Especial, integrante da 2ª Unidade Jurisdicional da Comarca de Uberlândia. Todos os cargos compõem o Sistema dos Juizados Especiais do TJMG.

Na oportunidade, o desembargador Herculano Rodrigues ressaltou que são inúmeras as necessidades do Poder Judiciário. “A todo instante, são acolhidas novas reivindicações. Diante das dificuldades para atender ás demandas, é preciso ser criativo e encontrar alternativas – buscar mais recursos, racionalizar o trabalho e obter mais resultados. O desafio é freqüente. E quando as soluções são possíveis é grande a satisfação”.

O magistrado afirmou que a instalação de cargos de juiz de Direito para o Sistema dos Juizados Especiais das comarcas de Lavras, Pará de Minas e Uberlândia é uma resposta aos anseios de mais justiça e paz social. O presidente do TJMG salientou que a iniciativa dos Juizados Especiais foram uma importante iniciativa de atendimento ao cidadão, especialmente aos mais vulneráveis socialmente e que, antes, não tinham acesso ao Judiciário. “Daí a importância de se investir nesse segmento da Justiça, de ritos simplificados, visando ao pronto atendimento à sociedade. Aliás, é fundamental que os Juizados busquem corresponder às expectativas criadas pela lei, o que exige o seu aparelhamento”.

O desembargador Herculano Rodrigues cumprimentou o presidente do Conselho de Gestão e Supervisão dos Juizados Especiais, desembargador Fernandes Filho em nome de todos os integrantes da equipe. “Os juizados especiais estão aí para comprovar que os sonhos podem se tornar realidade: foi assim que esse segmento da Justiça se tornou um instrumento efetivo de solução de conflitos, com grande procura e reconhecimento”.

Comparecerem o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage, o presidente do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais de Minas Gerais, desembargador Fernandes Filho, os desembargadores Afrânio Vilela, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior e Raimundo Messias Júnior, o juiz diretor do Foro da comarca de Belo Horizonte, Marco Antônio Feital, os juízes auxiliares da Presidência, Renato César Jardim, Flávia Lanari, Cássio Fontenelle e Nicolau Lupianhes Neto, o juiz do Juizado Especial de Contagem, Artur Bernardes Lopes, e os servidores da Diretoria Executiva de Suporte ao Juizado Especial, Dirce Bahiense e José Antônio de Almeida.

Veja a resolução que trata da criação dos cargos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.