Pular para o conteúdo principal

MANIFESTANTES FECHAM ESTRADAS QUE DÃO DE ACESSO À TRÊS PONTAS


Os trevos que dão acessos à cidade Três Pontas, no Sul de Minas, foram bloqueados desde ás 5 horas da manhã e permaneceram até às 9 horas de ontem, quina-feira, 4, quando teve inicio a manifestação na Praça Cônego Vitor (Praça da Matriz). A estimativa é que mais de 5 mil pessoas participaram do ato. O movimento Acorda Cafeicultura têm o apoio de entidades de classes e a Polícia Militar, Rodoviária e Florestal estão presentes para garantir que a manifestação seja pacífica.

Para o presidente do Sindicato Rural de Três Pontas, Gilvan Mendonça Mesquita, os produtores querem ser ouvidos pelo Governo Federal. “Essa manifestação é a maneira que encontramos para que o governo veja como está a situação do cafeicultor e abra um canal de negociação”, diz Gilvan.

A crise na cafeicultura reflete diretamente no comércio e no número de empregos da cidade e região.” A situação causa desemprego, empobrecimento da população e consequentemente problemas com inadimplência, já que 50% da nossa economia depende do café”, afirma Michel Renan, presidente da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas.

A manifestação têm o objetivo principal de sensibilizar e informar os governantes da atual crise do café que ameaça 8 milhões de empregos, já que o reflexo da descapitalização se expande pelo comércio, pela indústria e praticamente todos os outros setores. As associações de classes e a população da cidade e também da região foram avisadas e convidadas a participarem.

Em pleno período de colheita os produtores estão enfrentando dificuldades para arcar com os altos custos da mão de obra para colheita, que no geral chega a representar 40% do custo total do café. Os baixos preços do café, que são os menores recebidos em 4 anos e a saca que está com o mesmo preço de 10 anos atrás.

As principais reivindicações do setor cafeeiro são a garantia de preço mínimo remunerador, a viabilização da liquidação da dívida setorial pelo sistema equivalência-produto e o programa de Opção Pública para obtenção de cotações que gerem renda ao produtor. Com o atendimento por parte do Governo Federal, haverá a garantia de produção e, consequentemente, dos empregos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...