Pular para o conteúdo principal

PONTE DE PAPEL AGUENTA 13KG

Esta edição teve como foco os alunos do ensino médio que contaram com o auxílio de bolsistas da Engenharia Civil
Alunos do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram, na última sexta-feira, dia 12, do concurso de Pontes de Papel. Diferentemente da tradicional competição organizada anualmente durante a Semana de Engenharia da UFJF, que mobiliza alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, esta edição teve como foco principal os estudantes do ensino médio do colégio e contou com o auxílio de bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET Civil). A premiação foi de R$ 500.

O concurso consiste basicamente na construção de uma estrutura com papel-cartão e cola. É pendurado na ponte um balde vazio, que em seguida é enchido gradualmente com água. Nesta edição, a competição premiou a ponte construída pela equipe “Mendes Lindo” que suportou mais de 13kg.

Para o professor de Química e um dos responsáveis pela realização do projeto, Eloi Teixeira César, ressaltou o benefício criado pelo contato com as primeiras noções de engenharia. “O processo de montagem das pontes e a troca de informações com os alunos do PET proporcionam aos estudantes de ensino médio uma primeira experiência com a engenharia. Iniciativas como essa permitem que alunos se identifiquem ou não com a área, o que é importante numa fase geralmente marcada pela dúvida na escolha de qual curso escolher.”

Aluna do 3º ano, Gabriela Castro pretende cursar Engenharia Civil. “Para nós foi uma oportunidade muito boa. Pensava em fazer engenharia e agora tenho certeza de que o curso que vou escolher é realmente o que eu quero. Mesmo sendo apenas uma ponte de papel, é uma realização ver algo que passou pelas suas mãos pronto e sendo testado.”

O primeiro lugar ficou com a equipe “Mendes Lindo”, composta pelos estudantes Beatriz Gomes, Júlia Lopes Coelho, Patrícia Abranchs e Victor Reis; em segundo lugar, “Pontes Indestrutíveis”, com Monique Fernandes; e terceiro lugar, “Enverga mas não que quebra”, com Ana Clara Alves, Carolina Evangelista, Julia Nogueira, Laura Couto, Lorem Martins e Vitório Camilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...