Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA CRIA MAPA ONLINE DE SERVIÇOS PÚBLICOS PARA ORIENTAR A POPULAÇÃO

No mapa é possível encontrar todas as unidades de saúde. Até o final do ano será possível aos pouso-alegrenses consultar todas as unidades de prestação de serviços por meio da ferramenta
Um mapa interativo online, com a localização, telefone e serviços oferecidos por cada uma das unidades públicas do município. Desde o início desta semana, os internautas passaram a ter acesso à novidade apresentada pela Prefeitura de Pouso Alegre. O projeto começou a ser desenvolvido este ano e já catalogou 24 unidades de saúde e 4 unidades de atendimento geral ao público, como emissão e registro de documentos e abertura de empresas. O Mapa dos Serviços Municipais está sendo desenvolvido sob a tecnologia do gogle maps. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura estima que até o final do ano seja possível aos pouso-alegrenses consultar todas as unidades de prestação de serviços por meio da ferramenta.

O objetivo central do mapa é servir como guia para a população utilizar os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. “O mapa traz informações básicas sobre os serviços oferecidos em cada departamento. Muitas vezes, um cidadão tem um problema e não sabe a quem recorrer. Em uma rápida olhada no mapa, ele descobre o local exato onde pode encontrar a solução”, explica o secretário de Comunicação Cristiano Rodrigues.

Além de auxiliar os usuários dos serviços públicos, o mapa também serve de guia para os funcionários dos diversos setores da prefeitura. Em ações mais complexas, quando está envolvido um número grande de departamentos, o mapa pode embasar decisões estratégicas, servindo de elo de referência para a mobilização de diversas unidades. “É uma ferramenta valiosíssima para ações como grandes campanhas de saúde ou projetos em que você precisa mobilizar departamentos diferentes, que estão separados por grandes distâncias ou que não tenham contato cotidiano por suas atividades distintas”, avalia o chefe de Gabinete Márcio Faria. O mapa pode ser acessado no http://goo.gl/maps/OsOVR.

Comunicação dinâmica
O Mapa dos Serviços Municipais é mais uma das iniciativas do governo Perugini que têm o objetivo de aproximar a população da administração pública. “Seja para que ela conheça melhor o funcionamento da Prefeitura e contribua com críticas e sugestões. Seja para que ela saiba onde está e como utilizar os serviços que estão à sua disposição”, observa o secretário Cristiano Rodrigues. Segundo ele, a comunicação dinâmica e colaborativa da internet é um dos caminhos que a comunicação do governo deve seguir a partir de agora.

O início desse caminho começou a ser trilhado com a criação da página oficial da Prefeitura de Pouso Alegre no Facebook. Com mais de 6,7 mil fãs, a página está entre as mais populares da região. “Com importância crescente nas estratégias de comunicação, as mídias sociais se transformaram na maior plataforma de interação direta entre poder público e população”, avalia o secretário.

Os números comprovam essa interação direta entre poder público e população. Apenas no 1º quadrimestre do ano, o endereço oficial da prefeitura na rede social publicou 305 posts com informações de utilidade pública, intermediou 190 reclamações dos moradores junto a algum órgão da prefeitura e alcançou até de 30 mil pessoas por semana. Com esses resultados, em abril, a prefeitura virou matéria da revista Minas Marca, veículo especializado em comunicação. A revista destacou que as ações da administração nas mídias sociais favorecem “o pluralismo de idéias e posições, além de estimular a participação dos cidadãos”.

“Mais do que nunca, percebemos que a população quer participar da administração, quer fiscalizar, quer sugerir. As redes sociais, as ferramentas de interação que criamos, toda a nossa comunicação tem o objetivo de criar canais onde, além do governo informar sobre suas ações, a população possa nos devolver sua avaliação a respeito de tudo que fazemos. O diálogo entre poder público e a sociedade precisa ser cada vez maior. Em Pouso Alegre, essa tem sido uma ótima conversa”, considera o prefeito Agnaldo Perugini (PT).
da assessoria - Prefeitura de Pouso Alegre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.