Pular para o conteúdo principal

TARIFA DE ÔNIBUS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE

Há um mês, a população de Belo Horizonte se pergunta: a qualidade do transporte público é compatível com o preço da passagem dos ônibus urbanos? Como se chegou ao atual valor da tarifa? Como morador e ex-prefeito da cidade, venho dar minha contribuição ao debate, muitas vezes embaçado por motivações políticas.

Em 2007, na época em que eu administrava nossa cidade, a PBH contratou a Coordenação de Programas de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), um dos principais centros de estudos de transporte urbano do Brasil, para, junto com a BHTrans, propor diretrizes para o serviço de transporte que seria licitado no ano seguinte, quando venceriam os contratos então vigentes.

O resultado desse trabalho foi uma proposta que fixava o custo do serviço a partir da revisão da planilha tarifária vigente desde 1998 e discutida regularmente com o Conselho Municipal de Transportes. A proposta conjunta da Coppe-UFRJ e da BHTrans foi submetida ao Conselho e, depois de aprovada, incluída no edital que regeu o processo de concessões realizado em 2008. Ficou acertado que o reajuste da tarifa seria feito pela aplicação sobre o valor inicial de uma cesta de índices que refletiriam apenas as variações de preços dos insumos.

É importante ressaltar o caráter democrático do Conselho, criado pelo meu antecessor, o saudoso dr. Célio de Castro. O grupo era composto por representantes dos usuários do sistema de transporte público, das Comissões Regionais de Transporte, dos trabalhadores do setor, dos grandes compradores de vale-transporte, como o Sinduscon e a CDL, das concessionárias, das associações de pessoas deficientes, além de representantes da prefeitura, da Câmara Municipal e da BHTrans.

Ao fixar critérios para o reajuste do preço da passagem, buscou-se justamente deixar de transferir para o bolso dos usuários eventuais ineficiências operacionais das empresas e do sistema viário. Por isso, em alguns anos entre 2008 e 2012, foi possível não aumentar a tarifa, já que a fórmula de reajuste indicava a necessidade de acréscimo inferior a R$ 0,05 (cinco centavos de real).

O modelo aprovado – que vem sendo adotado em vários países e na maioria das cidades brasileiras que concederam as linhas de transporte público por meio de licitação – previa, ainda, que fosse feita uma auditagem na planilha a cada quatro anos para atualizar eventuais diferenças nos preços dos insumos, na legislação fiscal e na prestação do serviço. Por esse calendário, a primeira revisão deveria ter ocorrido no ano passado.

Por fim, me espanta o barulho causado pela atual discussão sobre a licitação ocorrida em 2008, corretamente coordenada pela equipe técnica da BHTrans. Tiveram papel fundamental nas decisões dos critérios a serem adotados dois dos atuais diretores da empresa, Célio Bouzadas e Daniel Marx, técnicos de reconhecida competência. O processo foi público e transparente, como devem ser tratadas todas as questões que dizem respeito à vida da cidade.

Coluna do ministro Fernando Pimentel no jornal O Tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho