Pular para o conteúdo principal

ATERRO SANITÁRIO

Na manhã da última quinta-feira, 1º, três auditores da empresa licitada pela Câmara de Varginha, no Sul de Minas, para fazer um estudo técnico jurídico sobre o convênio que está sendo proposto pela Prefeitura para que a Copasa administre o aterro sanitário de Varginha, apresentaram as conclusões finais para dez vereadores presentes na reunião: Adilson Pé de Chumbo, Doutor Adilson Rosa, Doutor Armando Fortunato, Joãozinho Enfermeiro, Jorge Direne Ribeiro, Leonardo Ciacci, Racibe da Acrenoc, Reginaldo Tristão, Rogério Bueno e Zacarias Piva.

Após a apresentação, os presidentes das quatro Comissões do Legislativo opinaram da seguinte forma:

Dr. Adilson Rosa – Presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final
"Após recebermos esse estudo feito pela Reis e Reis Auditores, solicitei o parecer do Departamento Jurídico da Câmara para que eu possa me pronunciar oficialmente. Qualquer declaração que eu faça neste momento, sem ter em mãos o parecer jurídico desta Casa sobre o estudo apresentado, seria leviana", afirmou o vereador.

Carlos Costa – Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento
"Agora, de posse do resultado dessa consultoria, os membros da Comissão de Finanças terão condições de analisar profundamente o projeto que está nesta Casa e manifestar qualquer opinião", disse Carlos Costa.

Racibe da Acrenoc – Presidente da Comissão de Saúde, Assistência, Promoção Social, Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer
"Achei o estudo apresentado para nós muito bem feito, gostei da explanação dos auditores e tive minhas dúvidas esclarecidas. O ponto crucial desse estudo é sobre a questão da criação e implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico que é primordial que o Executivo o faça para que possamos avaliar e votar o Projeto do Convênio com a Copasa, nos dando também oportunidade de dar sugestões para essa questão do lixo de Varginha.
Como vereadora e presidente da Comissão de Saúde também gostaria de ressaltar que a elaboração desse plano é muito importante não só para tratar da questão em pauta, mas para todos os outros problemas que envolvem resíduos sólidos e saneamento básico", disse a vereadora.

Rogério Bueno – Presidente da Comissão de Viação, Obras Públicas, Agricultura, Comércio e Indústria
"O relatório apresentado pela empresa mostra vários elementos que apontam pela inviabilidade da aprovação do projeto na forma em que ele está apresentado. No que diz respeito à legalidade, ele não preenche um dos principais requisitos que é a existência de um Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico, que é um pressuposto fundamental para que o Projeto de Lei seja legal e possamos votá-lo.

Também está esclarecido que neste projeto não há um detalhamento de como a Copasa pretende executar o serviço. Outra questão é a proposta de custos apresentada. O valor sugerido pela Copasa é maior do que tem sido aplicado em outros municípios por outras operadoras do lixo.

Há que se ressaltar que hoje o lixo é um material comercial, que gera lucro. Se a Copasa assumir o aterro de Varginha, da maneira como a proposta é apresentada hoje, ela não está impedida de ter lucro com esse lixo, mas não há previsão alguma de que parte desse lucro seria repassado para o Município. Nessa hipótese, a Copasa receberá duas vezes: a primeira da Prefeitura, que vai pagar pela destinação do lixo de Varginha e de novo comercializando o lixo sem repassar nada para o Município, além de receber de graça uma área do município com muitos investimentos que já foram realizados ali. E, se porventura o Município decidir romper esse convênio terá que indenizar a Copasa, inclusive pelo que foi doado a ela, isso é um negócio da China.

Agora, o que é mais importante é o fato de que ao entregar o aterro para a Copasa, o Município perderá qualquer poder de interferência na gestão final do lixo. Na proposta, como está apresentada atualmente, não há como prever se no futuro a Copasa irá cobrar ou não da população o serviço que pretende realizar no aterro sanitário. Sendo assim, fica aberta a possibilidade de colocar uma taxa de lixo, inclusive, na conta de água.

A minha sugestão, como presidente da Comissão de Obras, é que o Prefeito substitua o projeto existente, para que a Câmara possa analisá-lo e colocá-lo em votação. Ele deve conter a definição clara de como será a operação, a execução desse convênio com disposições mais claras. Do contrário, não poderemos arriscar, pois seria assinar um cheque em branco e isso não vamos fazer porque estamos tratando de um assunto muito importante que vai interferir na vida de todos os munícipes", explicou Rogério Bueno.

Uma cópia do estudo, onde constam as conclusões finais sobre a legalidade e capacidade técnica da Copasa para assumir o aterro sanitário de Varginha foi encaminhada para a Prefeitura na sexta-feira, 2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.