Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO DO INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Numa sessão bastante concorrida o Rotary Club de Lavras, no Sul de Minas, homenageou na última reunião os 144 anos do Instituto Presbiteriano Gammon (IPG) e os 105 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), quando foram relembrados momentos marcantes da estreita relação existente entre diretores, docentes e discentes do IPG e da UFLA com o clube rotário desde sua fundação.

Inicialmente usou da palavra para saudar o IPG o rotariano Acir Pimenta, que recitou um belíssimo poema do inesquecível Bi Moreira, um ex-funcionário daquele educandário e também sócio-fundador do Rotary Club de Lavras, ao final, Acir Pimenta, ex-aluno do IPG contou-nos um episódio relatado por seu pai, narrando a história vivida pelo então missionário presbiteriano Samuel Rhea Gammon e o Padre Victor na cidade de Três Pontas que, hostilizado pelos cidadãos católicos da época, receberam uma lição de dignidade e humanidade daquele sacerdote, que o convidou a participar de uma missa em sua Igreja e lá, durante a homilia mostrou a todos que ali estava um cristão – Samuel Gammon – merecedor de todo o respeito e admiração dos trespontanos. 
 
Simultaneamente à sua fala, imagens históricas do IPG foram projetadas aos presentes. Também, reverenciando a Universidade Federal de Lavras, subiu à tribuna o rotariano João Márcio de Carvalho Rios, ex-diretor da então Escola Superior de Agricultura de Lavras, que também traçou acontecimentos de suma importância vividos naquela entidade, não deixando também de pontuar um “cem número” de diretores, docentes e discentes oriundos da escola e que ajudaram a construir a história do Rotary Club de Lavras. Ao final, um clipe institucional da UFLA, cedido por seu corpo diretivo, foi exibido aos presentes.

Pelas entidades distinguidas usaram da palavra o diretor-geral do Instituto Presbiteriano Gammon, professor Alysson Massote Carvalho e o assessor de comunicação social da UFLA, professor Élberis Pereira Botrel, ambos os representantes fizeram questão de deixar demonstrada toda a gratidão pela singela homenagem prestada pelo clube a estas duas agremiações, motivos de muito orgulho por parte do lavrense.

Em suas palavras finais o presidente Valdir Curi destacou ainda mais a estreita relação Rotary-Gammon-UFLA, enaltecendo o caráter de verdadeira parceria sempre havido entre as três organizações.

Apenas para que o leitor tenha uma idéia, dos ex-diretores do Instituto Presbiteriano Gammon, cinco deles foram também presidentes do Rotary Club de Lavras: Rev. Frank Fisher Baker, Lawrence Gibson Calhoun, Eduard King Carr, Almir Paula Lima, Rev. Langston Randolph Harrison. Além disso, à época da fundação do RCLavras (1954), dos docentes e funcionários do então Instituto Gammon e da Escola Superior de Agricultura de Lavras (à época mantida pelo primeiro), nada menos que sete deles foram sócios-fundadores do RCLavras: Sílvio do Amaral (Bi) Moreira, Sinval Silva, Walter Saur, Tancredo Paranaguá, Jaziel Rezende, Alcebíades Guarita Cartaxo e Oswaldo Louzada Serra. 
 
Junte-se a toda esta ‘estreita relação’ Waldir Azevedo, ex-presidente do clube e ex-docente do IPG, some-se ainda os nomes de Alysson Paolinelli, Luiz Augusto de Paula Lima, Silas Costa Pereira e João Márcio de Carvalho Rios, todos ex-diretores da então ESAL e durante um certo período, ou, até mesmo nos dias atuais, associados ao Rotary Club de Lavras, caso do rotariano João Márcio. Ainda nos dias atuais podemos citar o próprio presidente Valdir Curi e Vanda Amâncio Bezerra Mendes, ligados ao IPG, e, Renato Paiva e Sebastião de Assis Vilela à UFLA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...