Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO DO INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Numa sessão bastante concorrida o Rotary Club de Lavras, no Sul de Minas, homenageou na última reunião os 144 anos do Instituto Presbiteriano Gammon (IPG) e os 105 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), quando foram relembrados momentos marcantes da estreita relação existente entre diretores, docentes e discentes do IPG e da UFLA com o clube rotário desde sua fundação.

Inicialmente usou da palavra para saudar o IPG o rotariano Acir Pimenta, que recitou um belíssimo poema do inesquecível Bi Moreira, um ex-funcionário daquele educandário e também sócio-fundador do Rotary Club de Lavras, ao final, Acir Pimenta, ex-aluno do IPG contou-nos um episódio relatado por seu pai, narrando a história vivida pelo então missionário presbiteriano Samuel Rhea Gammon e o Padre Victor na cidade de Três Pontas que, hostilizado pelos cidadãos católicos da época, receberam uma lição de dignidade e humanidade daquele sacerdote, que o convidou a participar de uma missa em sua Igreja e lá, durante a homilia mostrou a todos que ali estava um cristão – Samuel Gammon – merecedor de todo o respeito e admiração dos trespontanos. 
 
Simultaneamente à sua fala, imagens históricas do IPG foram projetadas aos presentes. Também, reverenciando a Universidade Federal de Lavras, subiu à tribuna o rotariano João Márcio de Carvalho Rios, ex-diretor da então Escola Superior de Agricultura de Lavras, que também traçou acontecimentos de suma importância vividos naquela entidade, não deixando também de pontuar um “cem número” de diretores, docentes e discentes oriundos da escola e que ajudaram a construir a história do Rotary Club de Lavras. Ao final, um clipe institucional da UFLA, cedido por seu corpo diretivo, foi exibido aos presentes.

Pelas entidades distinguidas usaram da palavra o diretor-geral do Instituto Presbiteriano Gammon, professor Alysson Massote Carvalho e o assessor de comunicação social da UFLA, professor Élberis Pereira Botrel, ambos os representantes fizeram questão de deixar demonstrada toda a gratidão pela singela homenagem prestada pelo clube a estas duas agremiações, motivos de muito orgulho por parte do lavrense.

Em suas palavras finais o presidente Valdir Curi destacou ainda mais a estreita relação Rotary-Gammon-UFLA, enaltecendo o caráter de verdadeira parceria sempre havido entre as três organizações.

Apenas para que o leitor tenha uma idéia, dos ex-diretores do Instituto Presbiteriano Gammon, cinco deles foram também presidentes do Rotary Club de Lavras: Rev. Frank Fisher Baker, Lawrence Gibson Calhoun, Eduard King Carr, Almir Paula Lima, Rev. Langston Randolph Harrison. Além disso, à época da fundação do RCLavras (1954), dos docentes e funcionários do então Instituto Gammon e da Escola Superior de Agricultura de Lavras (à época mantida pelo primeiro), nada menos que sete deles foram sócios-fundadores do RCLavras: Sílvio do Amaral (Bi) Moreira, Sinval Silva, Walter Saur, Tancredo Paranaguá, Jaziel Rezende, Alcebíades Guarita Cartaxo e Oswaldo Louzada Serra. 
 
Junte-se a toda esta ‘estreita relação’ Waldir Azevedo, ex-presidente do clube e ex-docente do IPG, some-se ainda os nomes de Alysson Paolinelli, Luiz Augusto de Paula Lima, Silas Costa Pereira e João Márcio de Carvalho Rios, todos ex-diretores da então ESAL e durante um certo período, ou, até mesmo nos dias atuais, associados ao Rotary Club de Lavras, caso do rotariano João Márcio. Ainda nos dias atuais podemos citar o próprio presidente Valdir Curi e Vanda Amâncio Bezerra Mendes, ligados ao IPG, e, Renato Paiva e Sebastião de Assis Vilela à UFLA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...