Pular para o conteúdo principal

POTENCIAL TURÍSTICO

Em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) da Prefeitura de Passos, no Sul de Minas, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) inicia nos próximos dias uma campanha de divulgação do potencial turístico do município. O período escolhido foi com o propósito de coincidir com dois grandes eventos que serão realizados neste mês, para que a publicidade tenha um alcance maior. Outdoors em pontos estratégicos, um guia com mapa e relação dos atrativos para os visitantes e panfletos foram produzidos para a campanha, com participação de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSuldeminas).

“Nós queremos que nossa cidade volte a ser conhecida por sua hospitalidade, pela boa receptividade aos visitantes, e não pela violência. Toda vida nós fomos um povo hospitaleiro. Esta semana mesmo recebemos bem os três mil atletas dos Jogos Escolares e em agosto teremos a visita de milhares de motociclistas”, disse a presidente do Comtur e hoteleira, Celina Discini Vasconcelos.

O material publicitário do Comtur irá mostrar o turismo de compras, os lugares históricos, como a Capela da Penha e o Palácio da Cultura (antigo fórum de justiça), e as opções de entretenimento noturno, através de inúmeros bares e restaurantes. Esses atrativos serão mostrados em outdoors que vão ser instalados nas entradas da cidade e em locais estratégicos do perímetro urbano: avenidas Juca Stockler e Arlindo Figueiredo, proximidades do Ginásio da Barrinha, antigo Porto de Passos, na margem do Rio Grande, entre outros.

Em parceria com o comércio, o Comtur produziu um guia, que contém um mapa com a localização dos pontos turísticos da cidade. O guia e o panfleto serão distribuídos aos visitantes da 5ª Sinagro (Feira de Agronegócios do Sudoeste Mineiro), do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, que será realizada de 6 a 9 de agosto, e do 7º Passos Motorcycles, encontro nacional de motociclistas que acontece de 16 a 18 de agosto – ambos eventos apoiados pela Prefeitura, através de verbas municipais.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Passos, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, as ações pelo desenvolvimento do turismo no município surgiram com a reativação do Comtur em 12 de abril de 2013, quando foram eleitos os 20 membros do órgão, sob a presidência de Celina Vasconcelos. “O Comtur não existia até então, embora o Comtur seja tudo para a cidade, principalmente para o recebimento de verbas estaduais e federais que devem ser aplicadas no desenvolvimento do nosso potencial”, disse.

Ainda segundo Taquinho, o conselho e a secretaria irão aproveitar a presença de milhares de motociclistas em Passos durante o encontro nacional para fazer uma pesquisa sobre a qualidade do atendimento do comércio e dos hotéis da cidade. “Se acharem que o atendimento é bom, tudo bem. Se não, vamos providenciar uma medida para orientar o bom atendimento aos nossos turistas”, disse o titular da Sictur.

Os membros do Comtur são representantes de órgãos do poder público e da iniciativa privada. Eles se reúnem toda primeira sexta-feira do mês para discutir os assuntos relacionados à exploração da indústria turística da cidade. Conforme Taquinho, novas ações vêm por aí, porque a Prefeitura, através desses dois órgãos e das medidas adotadas, pretende receber o ICMS-Turismo a partir do ano de 2014.

“Com a ativação do Comtur e com a criação do Fundo Municipal do Turismo, que deve ser votada nas próximas semanas pela Câmara, e da política municipal de turismo, teremos condições de receber essa parcela da arrecadação estadual que deve ser aplicada no desenvolvimento do nosso potencial turístico”, explicou o secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...