terça-feira, 6 de agosto de 2013

POTENCIAL TURÍSTICO

Em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) da Prefeitura de Passos, no Sul de Minas, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) inicia nos próximos dias uma campanha de divulgação do potencial turístico do município. O período escolhido foi com o propósito de coincidir com dois grandes eventos que serão realizados neste mês, para que a publicidade tenha um alcance maior. Outdoors em pontos estratégicos, um guia com mapa e relação dos atrativos para os visitantes e panfletos foram produzidos para a campanha, com participação de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSuldeminas).

“Nós queremos que nossa cidade volte a ser conhecida por sua hospitalidade, pela boa receptividade aos visitantes, e não pela violência. Toda vida nós fomos um povo hospitaleiro. Esta semana mesmo recebemos bem os três mil atletas dos Jogos Escolares e em agosto teremos a visita de milhares de motociclistas”, disse a presidente do Comtur e hoteleira, Celina Discini Vasconcelos.

O material publicitário do Comtur irá mostrar o turismo de compras, os lugares históricos, como a Capela da Penha e o Palácio da Cultura (antigo fórum de justiça), e as opções de entretenimento noturno, através de inúmeros bares e restaurantes. Esses atrativos serão mostrados em outdoors que vão ser instalados nas entradas da cidade e em locais estratégicos do perímetro urbano: avenidas Juca Stockler e Arlindo Figueiredo, proximidades do Ginásio da Barrinha, antigo Porto de Passos, na margem do Rio Grande, entre outros.

Em parceria com o comércio, o Comtur produziu um guia, que contém um mapa com a localização dos pontos turísticos da cidade. O guia e o panfleto serão distribuídos aos visitantes da 5ª Sinagro (Feira de Agronegócios do Sudoeste Mineiro), do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, que será realizada de 6 a 9 de agosto, e do 7º Passos Motorcycles, encontro nacional de motociclistas que acontece de 16 a 18 de agosto – ambos eventos apoiados pela Prefeitura, através de verbas municipais.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Passos, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, as ações pelo desenvolvimento do turismo no município surgiram com a reativação do Comtur em 12 de abril de 2013, quando foram eleitos os 20 membros do órgão, sob a presidência de Celina Vasconcelos. “O Comtur não existia até então, embora o Comtur seja tudo para a cidade, principalmente para o recebimento de verbas estaduais e federais que devem ser aplicadas no desenvolvimento do nosso potencial”, disse.

Ainda segundo Taquinho, o conselho e a secretaria irão aproveitar a presença de milhares de motociclistas em Passos durante o encontro nacional para fazer uma pesquisa sobre a qualidade do atendimento do comércio e dos hotéis da cidade. “Se acharem que o atendimento é bom, tudo bem. Se não, vamos providenciar uma medida para orientar o bom atendimento aos nossos turistas”, disse o titular da Sictur.

Os membros do Comtur são representantes de órgãos do poder público e da iniciativa privada. Eles se reúnem toda primeira sexta-feira do mês para discutir os assuntos relacionados à exploração da indústria turística da cidade. Conforme Taquinho, novas ações vêm por aí, porque a Prefeitura, através desses dois órgãos e das medidas adotadas, pretende receber o ICMS-Turismo a partir do ano de 2014.

“Com a ativação do Comtur e com a criação do Fundo Municipal do Turismo, que deve ser votada nas próximas semanas pela Câmara, e da política municipal de turismo, teremos condições de receber essa parcela da arrecadação estadual que deve ser aplicada no desenvolvimento do nosso potencial turístico”, explicou o secretário.

Nenhum comentário: