Pular para o conteúdo principal

POTENCIAL TURÍSTICO

Em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) da Prefeitura de Passos, no Sul de Minas, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) inicia nos próximos dias uma campanha de divulgação do potencial turístico do município. O período escolhido foi com o propósito de coincidir com dois grandes eventos que serão realizados neste mês, para que a publicidade tenha um alcance maior. Outdoors em pontos estratégicos, um guia com mapa e relação dos atrativos para os visitantes e panfletos foram produzidos para a campanha, com participação de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSuldeminas).

“Nós queremos que nossa cidade volte a ser conhecida por sua hospitalidade, pela boa receptividade aos visitantes, e não pela violência. Toda vida nós fomos um povo hospitaleiro. Esta semana mesmo recebemos bem os três mil atletas dos Jogos Escolares e em agosto teremos a visita de milhares de motociclistas”, disse a presidente do Comtur e hoteleira, Celina Discini Vasconcelos.

O material publicitário do Comtur irá mostrar o turismo de compras, os lugares históricos, como a Capela da Penha e o Palácio da Cultura (antigo fórum de justiça), e as opções de entretenimento noturno, através de inúmeros bares e restaurantes. Esses atrativos serão mostrados em outdoors que vão ser instalados nas entradas da cidade e em locais estratégicos do perímetro urbano: avenidas Juca Stockler e Arlindo Figueiredo, proximidades do Ginásio da Barrinha, antigo Porto de Passos, na margem do Rio Grande, entre outros.

Em parceria com o comércio, o Comtur produziu um guia, que contém um mapa com a localização dos pontos turísticos da cidade. O guia e o panfleto serão distribuídos aos visitantes da 5ª Sinagro (Feira de Agronegócios do Sudoeste Mineiro), do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, que será realizada de 6 a 9 de agosto, e do 7º Passos Motorcycles, encontro nacional de motociclistas que acontece de 16 a 18 de agosto – ambos eventos apoiados pela Prefeitura, através de verbas municipais.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Passos, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, as ações pelo desenvolvimento do turismo no município surgiram com a reativação do Comtur em 12 de abril de 2013, quando foram eleitos os 20 membros do órgão, sob a presidência de Celina Vasconcelos. “O Comtur não existia até então, embora o Comtur seja tudo para a cidade, principalmente para o recebimento de verbas estaduais e federais que devem ser aplicadas no desenvolvimento do nosso potencial”, disse.

Ainda segundo Taquinho, o conselho e a secretaria irão aproveitar a presença de milhares de motociclistas em Passos durante o encontro nacional para fazer uma pesquisa sobre a qualidade do atendimento do comércio e dos hotéis da cidade. “Se acharem que o atendimento é bom, tudo bem. Se não, vamos providenciar uma medida para orientar o bom atendimento aos nossos turistas”, disse o titular da Sictur.

Os membros do Comtur são representantes de órgãos do poder público e da iniciativa privada. Eles se reúnem toda primeira sexta-feira do mês para discutir os assuntos relacionados à exploração da indústria turística da cidade. Conforme Taquinho, novas ações vêm por aí, porque a Prefeitura, através desses dois órgãos e das medidas adotadas, pretende receber o ICMS-Turismo a partir do ano de 2014.

“Com a ativação do Comtur e com a criação do Fundo Municipal do Turismo, que deve ser votada nas próximas semanas pela Câmara, e da política municipal de turismo, teremos condições de receber essa parcela da arrecadação estadual que deve ser aplicada no desenvolvimento do nosso potencial turístico”, explicou o secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...