Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS IMPLANTA RELÓGIO DE PONTO DIGITAL

Com o intuito de organizar e dar transparência à jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste, está no processo de instalação de pontos biométricos. A nova forma de registro deve ser usada por todos os 4.955 mil funcionários públicos.

O ponto biométrico passa a ser o comprovante de presença de cada funcionário. É um sistema moderno, atualizado e de segurança, que busca garantir maior controle da Administração sobre a vida funcional do servidor, dando mais transparência e buscando mais produtividade.

Os funcionários da Prefeitura tiveram suas digitais colhidas, recentemente, através de meio eletrônico, para o recadastramento necessário para a utilização do ponto biométrico.

A Portaria 2.686/11, publicada no Diário Oficial da União, determinou a adoção do novo sistema. São obrigadas a instalar o registrador eletrônico de ponto todas as empresas que já utilizam o sistema e possuem mais de dez empregados, como prevê a portaria, referendada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Casa Civil da Presidência da República.

De acordo com a secretária municipal de Administração, Orçamento e informação, Rosemary Lasmar, o Ministério Público solicitou ao município que implantasse na gestão municipal a mesma metodologia que é solicitada das empresas privadas para controle do horário. “A Prefeitura é uma grande empresa. Então, optamos pelo ponto biométrico, já instalado em vários locais, como: Usina de Projetos, Pronto-Socorro, Policlínica, sede da Secretaria Municipal de Educação e no prédio da Prefeitura, incluindo dois pontos instalados no saguão da Prefeitura. Com isso, todos os servidores que trabalham no prédio vão ter efetivamente o controle de ponto”, ressalta Rosemary.

Rosemary Lasmar informa que dez pontos eletrônicos já foram instalados nesta primeira fase. “Até o final do ano, mais 16 estarão sendo implantados. Com isso, mais de 50% dos servidores públicos terão sua freqüência registrada pelo ponto biométrico”, disse. “Os demais locais receberão o ponto eletrônico até o próximo ano. Serão instalados os equipamento em todos os postos de saúde, escolas públicas e prédios públicos onde os servidores trabalham, até comprovação de cumprimento integral da jornada de trabalho dos servidores. Isso é uma garantia tanto para o empregador quanto para o empregado, que terão um comprovante deste cumprimento”, completou.

Segurança do equipamento
Cerca de R$50.000 já foram investidos na implantação do novo sistema. O equipamento está programado para emitir um comprovante a cada vez que o empregado bater o ponto. O relógio não pode ser bloqueado nem permite que os dados sejam editados, garantindo mais transparência da administração municipal.

Segundo a secretária municipal de Administração, Orçamento e Informação, dois pontos biométricos foram danificados. “A grande maioria dos servidores entende a importância e as vantagens do ponto eletrônico. A Prefeitura irá apurar, pelos meios legais, aqueles casos em que os pontos foram danificados. Uma vez identificados os infratores, as medidas cabíveis serão tomadas”, explicou Rosemary Lasmar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRAS INAUGURA NOVO PSF NO SERRA VERDE

A Prefeitura de Lavras inaugurou, na tarde desta sexta-feira (22), o novo Posto de Saúde da Família (PSF) Doutor Hernani Franco da Rosa, localizado na Rua Waldemar de Abreu, 623, no bairro Serra Verde, na Zona Sul da cidade. A cerimônia, que contou com a presença do deputado estadual Cássio Soares, aconteceu às 17h e reuniu autoridades, profissionais da saúde e moradores da comunidade. O espaço foi projetado para ampliar o atendimento em atenção básica, oferecendo serviços de qualidade com foco em acolhimento e promoção da saúde. Segundo a administração municipal, a unidade é uma conquista importante para os moradores da região, que agora contam com mais estrutura e acesso facilitado a consultas e procedimentos. Durante o evento, também foi registrado agradecimento ao deputado estadual Cássio Soares, parceiro em diversas iniciativas na área da saúde e infraestrutura do município. O parlamentar tem destinado recursos para a UPA Zona Norte, aquisição de novos equipamentos de imagem, apoi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho