Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTA DILMA VEM A VARGINHA PARA INAUGURAÇÃO DA UNIFAL

A presidenta Dilma Rousseff (PT) inaugura neste momento, em Varginha, no Sul de Minas, o Campus da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) na cidade. Na comitiva da Presidenta está o ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), e o deputado federal Odair Cunha (PT-MG), atual vice-líder do Governo no Congresso. O evento acontece no Campus da Unifal, na Avenida Celina Ferreira Ottoni, no bairro Alto Sion. Por volta das 10h10, a presidenta Dilma chegou ao Aeroporto de Varginha e concedeu entrevista a emissoras de rádio locais. A presidenta regressa para Brasília às 12h45 e se reúne às 17h no Palácio do Planalto com a bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal.

O Campus Avançado de Varginha teve as atividades acadêmicas iniciadas em março de 2009 em um prédio provisório cedido pelo então prefeito da cidade, Eduardo Carvalho (Corujinha), com o apoio do ex-prefeito, Mauro Tadeu Teixeira, que dedicou especial atenção para implantar uma unidade da universidade federal no município. As aulas na sede própria da Universidade se iniciaram em março de 2012, depois que o atual Campus foi construído por meio do Programa do Governo Federal “Expansão Fase I”.

Atualmente, são oferecidos os cursos de: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria, nos quais estão matriculados cerca de 1.000 alunos. A unidade conta com três prédios (A, B e C) em funcionamento e um quarto (D) em fase final, com previsão de ser disponibilizado para a comunidade acadêmica, no mês de setembro. Juntos, os prédios somam 8.078,58 m² de área construída em um terreno de 135.000 m². Até 2014, o Campus Avançado de Varginha contará, também, com Restaurante Universitário, alojamento e um prédio administrativo para os serviços gerais.

Já a área esportiva da unidade está sendo construída com recurso destinado pelo deputado federal Odair Cunha por meio de emenda individual. A obra está com 33,26% do projeto concluído e compreende uma área de 5.880 m² com campo society, quadra poliesportiva descoberta e quadra coberta. Além de estimular a prática esportiva e contribuir para a qualidade de vida dos alunos, o espaço oferecerá uma opção de lazer no campus. A previsão é que o complexo esportivo seja finalizado até novembro deste ano.

“A Unifal em Varginha tem boa estrutura física, corpo docente altamente qualificado e todas as condições necessárias para oferecer um ensino superior gratuito e de qualidade. Além disso, é uma instituição comprometida com o desenvolvimento da região”, afirma o deputado Odair Cunha.

Segundo o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Tomás Dias Sant’Ana, a obra de construção do complexo esportivo beneficiará aproximadamente 1200 pessoas, entre alunos e servidores públicos. “A construção das quadras, dos vestiários e do campo é essencial para nossa Universidade. O Campus da UNIFAL-MG em Varginha foi criado em 2009 e os recursos enviados pelo Governo Federal, através do MEC, possibilitaram a construção das salas de aula, laboratórios e salas administrativas. Agora, com recurso do deputado Odair Cunha, está sendo construída a área esportiva, que é essencial para o desenvolvimento de atividades esportivas e possibilita a melhoria da qualidade de vida dos alunos e dos servidores”, ressalta o pró-reitor.
com Assessoria de Comunicação do deputado federal Odair Cunha (PT-MG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.