Pular para o conteúdo principal

VEREADOR TRICORDIANO LANÇA GABINETE 2.0

Na tarde da última segunda-feira, 12, o médico psiquiatra e psicanalista tricordiano, vereador Doutor Maurício Gadbem (PMN), foi às redes sociais para anunciar o projeto “Gabinete 2.0”, um conjunto de medidas adotadas pelo seu gabinete para usar os recursos da internet para dar transparência completa ao seu mandato. Por meio de serviços gratuitos da Grande Rede, o vereador passou a publicar integralmente seus projetos em um sistema online que oferece ao eleitor a possibilidade de comentar as propostas e tramitações enquanto elas acontecem (ver links ao final da matéria).

Em Três Corações, no Sul de Minas, a proposta é inovadora. Atualmente o departamento de comunicação da Câmara Municipal local não dá publicidade integral via internet às propostas dos vereadores, e não publica informações sobre tramitações (vetos, emendas e votos). Publicam-se somente a emenda das propostas – uma parte preliminar dos textos, pouco elucidativa – por ocasião das votações.

Foi a partir disto que Maurício Gadbem decidiu priorizar a implantação do Gabinete 2.0, o que ele nos conta agora; “a ideia do gabinete digital eu já tinha, já discutia como fazer isso com a minha equipe. Na primeira reunião deste semestre decidimos atacar a situação inspirados uma campanha publicitária que está no portal virtual da Câmara, em que uma moça muito agradável, à moda dos manifestantes das ruas, exibe um cartaz onde se lê, ‘eu quero mais transparência’. Ponderamos que se trata de fato um desejo poderoso e ainda irrealizado. Atualmente a Câmara Municipal dá publicidade estritamente ao que exige a legislação, o que é pouco em face ao que nos oferecem os recursos tecnológicos. Com o ‘Gabinete 2.0’ estamos oferecendo um bom exemplo disto aos eleitores tricordianos e aos colegas vereadores”.

Democracia Participativa

E o ‘Gabinete 2.0’ não diz respeito apenas à transparência e ao uso da tecnologia. As 10 Leis de promoção e defesa dos direitos humanos da pessoa com deficiência que inauguraram o serviço foram criadas através de um processo não menos revolucionário. Elas nasceram de 7 reuniões semanais e abertas do grupo “Três Corações sem Degraus”, que reúne as principais entidades e instituições de atenção aos deficientes da cidade. 
 
É o que nos conta Maurício Gadbem; “a partir de uma publicação do cadeirante tricordiano Maycon Emerson, na blogosfera, reclamando as condições de acessibilidade no município, eu fui até ele e o convidei a falar na Câmara. Na semana seguinte começamos a mobilizar pessoas e instituições para organizar um ato público pelos direitos dos deficientes, que acontecerá no dia 24/8. Nas reuniões abertas surgiram os problemas e sugestões de solução que resultaram nas 10 propostas que apresentei ao Plenário da Câmara nesta semana. As propostas foram aprovadas pelo grupo aberto primeiro, antes de seguirem para os representantes governamentais. O ‘Três Corações sem Degraus’ é uma universidade de Democracia Participativa, e o gabinete 2.0 é também uma resposta ao jeito de legislar que aprendi com o grupo”.

As propostas do “Gabinete 2.0” estão disponíveis nos links abaixo, e estarão reunidas em um endereço virtual definitivo a ser divulgado nas próximas semanas.

Onde encontrar o Gabinete 2.0
Página no Facebook: Dr. Maurício Gadbem
https://www.facebook.com/mauricio.gadbem

Diário de um Vereador
http://drmauriciovereador.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...