Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA SAÚDE REALIZA OFICINAS TEMÁTICAS

O objetivo é auxiliar os municípios na obtenção de recursos para implantação das Redes de Atenção e, entre outras ações, fomentar a implantação do SAMU Regional que irá beneficiar 165 municípios
Representantes do Ministério da Saúde se reúnem na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, para discutir avanços, possibilidades e financiamentos para implantação das Redes de Atenção na região. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, a partir do contínuo suporte da equipe de apoio institucional dos ministérios aos municípios e a expectativa é que a Oficina de Apoio Institucional do Ministério da Saúde aos Municípios – Juntos Pelas Redes, reúna prefeitos, secretários, gestores, coordenadores e profissionais responsáveis pelo suporte administrativo e operacional de mais de 150 cidades da região.

Serão oferecidas oficinas de Atenção Básica (Requalifica UBS, PMAQ e outros temas), da Rede de Urgência e Emergência (UPA 24 horas, SAMU Regional, Atenção Domiciliar, Salas de estabilização e Emergências Estratégicas), da Rede de Atenção Psicossocial, da Rede Cegonha e da Rede Viver sem Limites. Além disso, será abordada a gestão de convênios uma das grandes dificuldades dos municípios.

Dentro das ações da Rede de Urgência e Emergência merece destaque a implantação, até o final do ano, do SAMU Regional que irá beneficiar 165 municípios da Macrorregião do Sul de Minas. A partir da Central de Regulação, o SAMU regional pode reordenar todo o sistema de saúde da região e, para suporte do atendimento, estão previstos investimentos em UPAS 24 Horas, Qualificação de Hospitais Estratégicos com Porta de Entrada da RUE (UTI's e Enfermarias Clínicas, Alta e Média Complexidade Tecnológica), Salas de Estabilização nos pequenos municípios, além de capacitação para as equipes e o emprego de ferramentas de tecnologia de informação para a qualificação e atualização constante dos profissionais.

Na Atenção Básica o município de São Lourenço, por exemplo, está reestruturando todo o seu atendimento, visando à melhoria do acesso por meio do fortalecimento do vínculo com a comunidade, educação permanente dos profissionais, e incentivo às práticas de prevenção e promoção a saúde, principalmente em atividades coletivas.

Além disso, foi inaugurada em na cidade, uma Unidade de Assistência Farmacêutica que atenderá a população da cidade e de outros 15 municípios da microrregião com a distribuição de medicamentos da lista básica e também remédios de alto custo.

Na Rede Cegonha, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, em parceria com o Ministério da Saúde, passará a oferecer o teste rápido de gravidez para qualificar a assistência pré-natal. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, confirmada a gravidez as próprias enfermeiras poderão solicitar os exames de pré-natal e na primeira consulta a gestante já terá em mãos os exames laboratoriais, incluindo o de toxoplasmose.

Na Rede Viver Sem Limites, as cidades de Passos, Três Corações e Varginha possuem serviços de Reabilitação Física mantidos pelo SUS. A equipe multiprofissional se dedica aos cuidados de reabilitação, prevenção, orientação familiar e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, com três níveis de complexidade. As atividades são individuais ou em grupo, incluindo avaliação, adequação e acompanhamento, desenvolvendo habilidades para a autonomia, independência e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

E ainda a prefeitura de Pouso Alegre está definindo as ações finais para a implantação do sistema de Gestão Plena na Saúde de Pouso Alegre. Pela proposta, o município adere aos programas, metas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente com o Ministério da Saúde. Com isso, pode triplicar os investimentos no setor até o final de 2014, passando de uma receita média de R$ 35 milhões anuais para perto de R$ 100 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.