Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA SAÚDE REALIZA OFICINAS TEMÁTICAS

O objetivo é auxiliar os municípios na obtenção de recursos para implantação das Redes de Atenção e, entre outras ações, fomentar a implantação do SAMU Regional que irá beneficiar 165 municípios
Representantes do Ministério da Saúde se reúnem na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, para discutir avanços, possibilidades e financiamentos para implantação das Redes de Atenção na região. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, a partir do contínuo suporte da equipe de apoio institucional dos ministérios aos municípios e a expectativa é que a Oficina de Apoio Institucional do Ministério da Saúde aos Municípios – Juntos Pelas Redes, reúna prefeitos, secretários, gestores, coordenadores e profissionais responsáveis pelo suporte administrativo e operacional de mais de 150 cidades da região.

Serão oferecidas oficinas de Atenção Básica (Requalifica UBS, PMAQ e outros temas), da Rede de Urgência e Emergência (UPA 24 horas, SAMU Regional, Atenção Domiciliar, Salas de estabilização e Emergências Estratégicas), da Rede de Atenção Psicossocial, da Rede Cegonha e da Rede Viver sem Limites. Além disso, será abordada a gestão de convênios uma das grandes dificuldades dos municípios.

Dentro das ações da Rede de Urgência e Emergência merece destaque a implantação, até o final do ano, do SAMU Regional que irá beneficiar 165 municípios da Macrorregião do Sul de Minas. A partir da Central de Regulação, o SAMU regional pode reordenar todo o sistema de saúde da região e, para suporte do atendimento, estão previstos investimentos em UPAS 24 Horas, Qualificação de Hospitais Estratégicos com Porta de Entrada da RUE (UTI's e Enfermarias Clínicas, Alta e Média Complexidade Tecnológica), Salas de Estabilização nos pequenos municípios, além de capacitação para as equipes e o emprego de ferramentas de tecnologia de informação para a qualificação e atualização constante dos profissionais.

Na Atenção Básica o município de São Lourenço, por exemplo, está reestruturando todo o seu atendimento, visando à melhoria do acesso por meio do fortalecimento do vínculo com a comunidade, educação permanente dos profissionais, e incentivo às práticas de prevenção e promoção a saúde, principalmente em atividades coletivas.

Além disso, foi inaugurada em na cidade, uma Unidade de Assistência Farmacêutica que atenderá a população da cidade e de outros 15 municípios da microrregião com a distribuição de medicamentos da lista básica e também remédios de alto custo.

Na Rede Cegonha, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, em parceria com o Ministério da Saúde, passará a oferecer o teste rápido de gravidez para qualificar a assistência pré-natal. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, confirmada a gravidez as próprias enfermeiras poderão solicitar os exames de pré-natal e na primeira consulta a gestante já terá em mãos os exames laboratoriais, incluindo o de toxoplasmose.

Na Rede Viver Sem Limites, as cidades de Passos, Três Corações e Varginha possuem serviços de Reabilitação Física mantidos pelo SUS. A equipe multiprofissional se dedica aos cuidados de reabilitação, prevenção, orientação familiar e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, com três níveis de complexidade. As atividades são individuais ou em grupo, incluindo avaliação, adequação e acompanhamento, desenvolvendo habilidades para a autonomia, independência e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

E ainda a prefeitura de Pouso Alegre está definindo as ações finais para a implantação do sistema de Gestão Plena na Saúde de Pouso Alegre. Pela proposta, o município adere aos programas, metas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente com o Ministério da Saúde. Com isso, pode triplicar os investimentos no setor até o final de 2014, passando de uma receita média de R$ 35 milhões anuais para perto de R$ 100 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...