Pular para o conteúdo principal

PROMOTOR DE JUSTIÇA, IGOR SERRANO, DEIXA TRÊS PONTAS E VEM PARA TRÊS CORAÇÕES

Dr. Igor trabalhou na cidade durante cinco anos e foi responsável por Ações Civis e determinações que geraram polêmica no meio político
 
“Estou indo embora na esperança de ter deixado alguma coisa boa para o cidadão trespontano”…
 
por Denis Pereira- A Voz da Notícia
 
A Promotoria de Justiça da Comarca de Três Pontas não conta mais com os trabalhos de Dr. Igor Serrano Silva. Ele trocou sua vida na cidade trespontana por novos ares e desafios. A partir desta quinta-feira (05), ele se junta aos cinco promotores de Três Corações onde vai atuar por tempo indeterminado. Foram cinco anos dedicados aos trabalhos em Três Pontas e Santana da Vargem. Dr. Igor chegou em 30 de maio de 2008 e pediu transferência por opção pessoal e de carreira.

“Três Corações é uma cidade mais interessante. Estou uma hora mais perto de casa [Campinas]. Depois, a Comarca conta com seis Varas Judiciais, cinco promotorias e uma probabilidade maior de se transformar em Especial com o passar do tempo. Há um trabalho mais dividido, com mais expectativa em termos profissionais”, afirmou Igor Serrano.

Nas suas últimas horas como promotor da Comarca, ele visitou em alguns órgãos. Passou pelo Fórum Dr. Carvalho de Mendonça onde se encontrou com as juízas e funcionários do Tribunal de Justiça, foi aos Cartórios, na prefeitura com o prefeito Paulo Luis Rabello, o procurador Dr. Leiner Marchetti Pereira e também o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sérgio Eugênio Silva. Para ele, os últimos meses de relacionamento com o Poder Executivo profissionalmente foi produtivo, podendo equacionar situações que vinham necessitando de ajustes. Uma delas foi a questão da doação de imóveis do Patrimônio Municipal que eram feitas em gestões anteriores, apenas com a aprovação de projetos de lei no Poder Legislativo. Desde janeiro, só pode se oferecer incentivo às indústrias que querem aportar em Três Pontas ou ampliar suas atividades, através de processo licitatório, o que garante segundo o órgão, mais transparência com o bem público. O MP já pediu a devolução de vários imóveis doados entre 2009 e 2012 ao patrimônio da Prefeitura.

Juntando seu material de trabalho na sede da instituição, Igor falou com exclusividade à Equipe Positiva, fez um balanço da sua atuação e listou as conquistas que sua passagem deixou na cidade, além das boas amizades. Ainda não há a definição de quem vai o substituir e trabalhar junto com Dr. Artur Forster Giovannini. A vaga ainda será aberta para que outros promotores possam se inscrever.

Balanço
O balanço é positivo. O Ministério Público assumiu uma identidade própria, teve a sua sede própria inaugurada na cidade, melhoramos a qualidade de trabalho da instituição, um avanço importante tanto para os promotores, funcionários e principalmente aos trespontanos, que tem um local mais adequado para ser atendido. Nas frentes em que fui responsável especificamente, na Execução Penal, Patrimônio Público, Defesa do Idoso e do Consumidor, e Criminais, acho que muita coisa boa foi feita, mesmo com as limitações, inclusive pessoais que existem. Mas espero ter feito um bom trabalho. Houve também a reforma do estabelecimento prisional a partir de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público.

No âmbito do Patrimônio Público creio que houve uma atuação muito rígida e contundente, porém, extremamente necessária para moralização. Tenho certeza que o colega que me suceder vai continuar este trabalho que é ininterrupto.

Atuações em Ações Civis Públicas
O papel da Promotoria é a defesa intransigente do dinheiro da população que é caro, suado e que precisa ser bem aplicado. Onde o MP vislumbrou a ocorrência de qualquer ilegalidade foram adotadas providências. Firmamos muitos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), ajuizamos muitas Ações Civis Públicas e os frutos serão colhidos daqui para frente. As pessoas vão pensar duas, três ou mais vezes, para praticar algum ato ilegal. Creio que isto já esteja acontecendo de um tempo para cá, porque sabem que há uma efetiva fiscalização e sabem que se for necessário, providências serão adotadas. Esta é a postura que eu adotei. Espero que as pessoas tenham compreendido esta mensagem moralizadora e doravante, isto continuará sendo feito da mesma forma. Estas ações movidas continuam, porque quem move as move não é o promotor e sim o órgão. Por um acaso quem estava atuando na cidade era eu.

Período mais complicado
Houve vários períodos também conturbados por motivos variados. A época das Eleições foi difícil, com a política acirrada, as pessoas confundem muito as situações, levando as coisas para o lado pessoal. Mas, tudo dentro da previsibilidade do trabalho de um promotor de justiça que sabe que vai enfrentar estas situações diuturnamente.

Leva boas amizades
O sentimento que deixo a cidade é de pesar. Aqui foi uma cidade onde construí parte de minha vida, é uma cidade boa, terra de gente trabalhadora. Mas uma hora a gente tem que olhar para frente, prosseguir, precisamos estipular objetivos de vida e profissionais e crescer, pessoalmente e profissionalmente. Acho que o desafio que me espera em Três Corações é da mesma magnitude do que eu enfrentei aqui. Eu tenho este espírito de ajudar onde é necessário, naturalmente também pensando na minha carreira.

Agradecimentos 
Eu gostaria é de agradecer a todas as pessoas com quem convivi, advogados, funcionários, servidores públicos e também a imprensa que teve papel fundamental na divulgação de situações de fatos relevantes para esclarecimento da população. Estou indo embora na esperança de ter deixado alguma coisa boa para o cidadão trespontano, sendo este meu principal objetivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...