Pular para o conteúdo principal

REITORIA E DIRETÓRIO ACADÊMICO DEBATEM TEMAS ENVOLVENDO A UNIFEI

O reitor Dagoberto de Almeida e o presidente do Diretório, João Paulo Ferreira, durante a reunião com os acadêmicos.
Dentro de um ambiente de camaradagem e respeito, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Dagoberto Alves de Almeida, foi recebido na sede do Diretório Acadêmico da Universidade (DAUnifei) pelo seu presidente, aluno João Paulo Ferreira e membros da Representação Estudantil. O reitor debateu com os alunos diversos temas que envolvem a instituição, como a questão da segurança no campus universitário e seus arredores, o transporte de ida e volta dos alunos entre o campus e o centro de Itajubá, o fechamento de cursos de graduação, a assistência estudantil, a relação da representação estudantil com a Reitoria, entre outros.

O presidente do DA acentuou a importância da reunião para que fosse realizado um alinhamento entre os estudantes e a Reitoria, sempre através do diálogo”. Já o reitor, após fazer um pequeno currículo de sua vida acadêmica e do magistério na Unifei (ex-aluno formado pela turma de 1982), observou que “ninguém nasce reitor e, por isso, tivemos um período de aprendizagem. No entanto, nossa administração visa a mudança dos paradigmas na Universidade”. Dagoberto de Almeida também lembrou o seu tempo de estudante universitário quando teve um engajamento nas atividades do Diretório Acadêmico.

Com relação as medidas para reforçar a segurança no Campus Universitário, o dirigente reiterou o que já tinha anunciado em entrevista coletiva à imprensa itajubense. Serão instaladas 32 câmeras de monitoramento na parte externa do campus, o que vem chamando de corredor de segurança entre a Unifei e o centro da cidade, em parceria com a Polícia Militar. Além disso, será construída uma nova e moderna portaria que permitirá maior controle de entrada e saída dos veículos e transeuntes da Universidade. Anunciou também que os edifícios que pertencem a Unifei, localizados no centro de Itajubá, serão disponibilizados para novas salas de aula, laboratórios e gabinetes de professores. “Iremos avaliar quais os cursos e disciplinas que serão ministradas no Prédio Central”- sublinhou o reitor.

Sobre os cursos de graduação, Dagoberto de Almeida informou que o Conselho Universitário está analisando os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Bioprocessos, que segundo ele “dificilmente serão fechados”, assim como o de Ciências Biológicas. “A prioridade da nossa administração é o ensino e a pesquisa na Universidade”- acentuou.

O reitor Dagoberto também explicou aos alunos que o novo edifício que irá abrigar a Reitoria e os demais órgãos administrativos da Unifei já tinha recursos financeiros alocados para a sua construção antes de sua posse como reitor. Ele lembrou que a grande vantagem do novo prédio será a centralização da administração universitária, liberando espaços nos demais edifícios do campus para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Disse ainda que, no primeiro andar da nova edificação, será instalada uma sala de aula modelo auditório com capacidade para mais de 200 alunos, além de um anfiteatro para 500 pessoas, “que também irão funcionar como novos espaços acadêmicos”.

Os alunos e o reitor conversaram sobre outros temas, inclusive as comemorações do centenário da Unifei. Dagoberto de Almeida lembrou que a Universidade irá realizar diversos eventos em novembro (mês do aniversário de fundação da instituição) “dignos de sua tradição e importância para o cenário tecnológico brasileiro”. Lembrou da realização do “Encontrão” de alunos e ex-alunos no Clube Itajubense, evento a ser promovido em conjunto entre a Reitoria e o Diretório Acadêmico, cuja expectativa é de reunir cerca de 3 mil pessoas “num congraçamento de gerações da comunidade Unifei”- observou.

O reitor Dagoberto de Almeida esteve acompanhado na visita ao Diretório Acadêmico pela chefe de Gabinete da Reitoria, Eliane Melloni; prefeito do Campus Universitário, Leandro Trindade e secretário de Comunicação, jornalista Luiz Otávio Coutinho. Pelo Diretório, além do presidente João Paulo Ferreira, participaram do encontro os alunos Mateus Monteiro Pellegrino (tesoureiro), Mateus Ferreira (coordenador dos estudantes conselheiros no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração- CEPEAd) e os diretores da representação estudantil Davi Febba, Pedro Fonseca Neto, Andrea Faneca e Jarbas Vitorino, além do aluno de graduação, Guilherme Pacífico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRAS INAUGURA NOVO PSF NO SERRA VERDE

A Prefeitura de Lavras inaugurou, na tarde desta sexta-feira (22), o novo Posto de Saúde da Família (PSF) Doutor Hernani Franco da Rosa, localizado na Rua Waldemar de Abreu, 623, no bairro Serra Verde, na Zona Sul da cidade. A cerimônia, que contou com a presença do deputado estadual Cássio Soares, aconteceu às 17h e reuniu autoridades, profissionais da saúde e moradores da comunidade. O espaço foi projetado para ampliar o atendimento em atenção básica, oferecendo serviços de qualidade com foco em acolhimento e promoção da saúde. Segundo a administração municipal, a unidade é uma conquista importante para os moradores da região, que agora contam com mais estrutura e acesso facilitado a consultas e procedimentos. Durante o evento, também foi registrado agradecimento ao deputado estadual Cássio Soares, parceiro em diversas iniciativas na área da saúde e infraestrutura do município. O parlamentar tem destinado recursos para a UPA Zona Norte, aquisição de novos equipamentos de imagem, apoi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho