Pular para o conteúdo principal

ROTEIRO TURÍSTICO

O secretário de Municipal de Lazer, Turismo e Cultura (Seltc), Átila Beck, acompanhado de sua equipe e do secretário de Relações Institucionais, Jorge Machado, esteve em visita à Fazenda da Fé, em Três Corações, no Sul de Minas. De propriedade do médico Marcos Arruda Vieira, a fazenda, com 174 hectares, além de várias culturas como café, trigo, feijão e azeitonas, cultiva a uva syrah, matéria prima do vinho, Primeira Estrada, Syrah 2010.

Essa safra 2010 foi a primeira a ser produzida pela Vinícola Estrada Real, formada por quatro sócios, os brasileiros Marcos Arruda, o enólogo da Epamig, Murillo de Albuquerque Regina e os franceses viveiristas e viticultores Patrick Arsicaud e Thibaud de Salettes.

Esse grupo não inovou apenas em tentar fazer vinhos nesta região, mas também na técnica de como produzir as uvas com qualidade através da inversão do ciclo da videira, demonstrando ser possível produzir vinhos na região. O vinho foi obtido através da técnica chamada dupla poda, alterando a data de colheita das uvas.

As fases de crescimento, maturação e colheita – que normalmente ocorrem no período das chuvas (primavera e verão) – passam a acontecer no período de seca (outono e inverno), resultando em vinhos finos de qualidade e potencial de envelhecimento.
De acordo com o técnico agrícola da fazenda, Enilson Ribeiro de Oliveira, a inversão da produção da uva syrah faz com que a colheita, no outono e inverno, tenha condições de dias ensolarados, noites frescas e solo seco, o que permite uma excelente maturação.

As primeiras 10 mil garrafas do Primeira Estrada foram envasadas na cidade de Espírito Santo do Pinhal, SP, e comercializadas, inicialmente, em Três Corações (GF Supermercados e Venda do Chico), no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Essa safra 2010 foi a primeira a ser produzida pela vinícola e demonstra satisfatoriamente ser possível produzir vinhos na região. O plano da Vinícola Estrada Real é chegar a 2016 com uma produção de 35 mil a 40 mil garrafas por ano.
A Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura está montando um Roteiro Turístico da cidade, visualizando os eventos esportivos de 2014 e 2016, como Copa do Mundo e Olimpíadas, e o objetivo da visita, é sugerir ao proprietário, a inserção da fazenda, como um dos pontos turísticos de Três Corações. A Fazenda da Fé passaria a fazer parte do chamado Turismo de Experiência, onde o turista vivencia e participa do processo de suas produções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...