terça-feira, 1 de outubro de 2013

FILHO DE JOSÉ ALENCAR SE FILIA AO PMDB

A proximidade do fim do prazo para filiações partidárias, no próximo sábado, começa a definir os dois principais blocos que vão polarizar a disputa eleitoral em Minas. De um lado, alinhado com os tucanos está uma bancada ligada ao futebol. Do outro, acertado com os petistas, se posiciona um empresário com DNA político.

O presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, vai reforçar o PSB no pleito, negociação que já se arrastava há meses. Outro nome do esporte, o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Gilvan de Pinho Tavares, também anunciou sua filiação ao PV. PSB e PV são base do governo do PSDB em Minas e estão na mira do pré-candidato à Presidência da República em 2014, Aécio Neves, para a formação de um palanque único no Estado ao lado dos tucanos.

Do outro lado, o PMDB ganhará um reforço. Hoje, o filho do vice-presidente José Alencar e dono da Coteminas, Josué Gomes, se encontra com o vice-presidente da República, Michel Temer, para anunciar sua filiação ao partido.

As definições partidárias sinalizam os lados que cada um dos partidos seguirão. Para lideranças do PSB mineiro, a adesão de Kalil vai reforçar os quadros do partido e fortalecer a participação da sigla nas eleições. O dirigente atleticano é cotado com mais força para uma disputa pelo Senado, seja em uma aliança com o PSDB ou em uma chapa própria. “Ele vai participar do processo. Ele deixou isso claro, mesmo que não seja necessária uma candidatura”, afirma o presidente estadual do PSB, deputado Júlio Delgado. Nos bastidores, Kalil é importante para o PSB por ser uma possibilidade de palanque em Minas para o presidente nacional da sigla, governador Eduardo Campos.

No caso da filiação de Josué, a definição ocorreu após um acordo entre os dirigentes nacionais do PMDB e PT. O anúncio da adesão será feito hoje, em Brasília, em encontro com Temer. Também é esperada a presença do ex-presidente Lula.

O PT chegou a tentar convencer Josué a se filiar à legenda. No entanto, para as lideranças dos duas siglas, a filiação de Josué já indica que elas estarão no mesmo palanque na disputa em Minas. “PT e PMDB estarão juntos em Minas. Isso já está claro há mais tempo”, diz um peemedebista. O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel (PT), deve ficar com a cabeça de chapa. Josué pode ocupara a vaga de vice ou se lançar ao Senado.

Verdes
2014. Segundo o presidente do PV-MG, Agostinho Patrus Filho, Gilvan pode ser candidato em 2014 e “puxar votos” para o partido. Já a assessoria do dirigente diz que ele não quer cargos. 
por Isabella Lacerda - de O Tempo

Nenhum comentário: