Pular para o conteúdo principal

MEMÓRIA E ARTE DO QUEIJO DO SERRO

O governador Antonio Anastasia participou, na noite do último sábado, 28, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, do lançamento do livro Arte e Memória do Queijo do Serro - O saber sobre a mesa, de autoria da secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires. Anastasia destacou a importância do trabalho realizado pela autora sobre um dos produtos de maior valor de Minas Gerais.
 
“Ela encontrou, na história do queijo artesanal do Serro, uma possibilidade não só de fazer um registro histórico, mas um registro ao mesmo tempo técnico e gastronômico da história desse produto que tem um valor inestimável para a cultura de Minas Gerais, por entender a trajetória daqueles pioneiros que lançaram a ideia do queijo do Serro, e mais do que isso, fizeram pela culinária, pela tradição e pela história de Minas Gerais, uma grande contribuição”, disse o governador.
 
Editado em formato de livro de arte, de grande porte, e publicada pela editora UFMG, a obra será fonte de pesquisa e de informação, pois combina o trabalho científico realizado pela autora com a pesquisa de campo sobre o ambiente de produção do queijo artesanal mineiro, em suas várias etapas, com rico material iconográfico contendo mapas históricos e documentos de época, sendo também fartamente ilustrado com fotografias do passado e do presente dessa secular atividade rural.
 
A autora ressaltou que a escolha por escrever sobre o queijo do Serro é devido ao fato de ser uma iguaria saborosa e está na mesa de praticamente todos os mineiros, e por ser um queijo importante pela história e por tudo que traz de simbólico para a culinária mineira.
 
“Eu não me proponho a fazer uma ciência do queijo do Serro. A proposta é resgatar o modo de fazer e, por isso mesmo, acho que os leitores vão encontrar uma historiografia paralela, e vão, certamente, encontrar registros de raiz. Meu compromisso como serrana me levou a fazer esse livro e a compartilhar com todos essa sabença lá da Serra do Espinhaço, especialmente lá da região do Serro”, ressaltou Maria Coeli.
 
No posfácio da publicação, assinado pelo governador Antonio Anastasia, há o seguinte comentário: “o leitor, seja profissional da área, seja o curioso, seja o amante das coisas mineiras, encontrará neste volume um rico e precioso material, fruto de pesquisa séria, comprometida e profunda que lhe dispensou a autora”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho