Pular para o conteúdo principal

RESGATE DO SETOR CAFEEIRO

Na semana passada em Brasília, o deputado federal Odair Cunha (PT-MG), vice-líder do Governo no Congresso, esteve à frente de duas importantes reuniões para tratar da atual crise vivenciada pelos produtores de café em Minas Gerais.

O parlamentar esteve no Ministério da Fazenda com o secretário de Políticas Econômicas, Francisco Erismá. Na oportunidade, ele expôs detalhadamente todo o triste cenário enfrentado pelos cafeicultores do Estado mineiro, que é o maior produtor de café do Brasil. Dentre os vários problemas, os mais graves são: o baixo preço do produto no mercado interno e externo,o alto custo dos fertilizantes e o endividamento generalizado dos produtores, que estão tendo os seus nomes inscritos nos serviços de proteção ao crédito e estão sofrendo execuções judiciais.

Segundo Odair, a situação dos cafeicultores de Minas Gerais está muito difícil. “Os rendimentos da safra atual estão totalmente comprometidos com dívidas contraídas para o custeio de produção e, se não conseguirem renegociar as dívidas contraídas nas safras anteriores, correm o risco de perderem suas propriedades rurais”, explicou Cunha.

Alguns representantes dos cafeicultores de Minas acompanharam o deputado Odair Cunha na reunião no Ministério da Fazenda, o presidente da Comissão dos Cafeicultores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Emídio Madeira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Resende-MG, Claudinei Brito; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi, José Donizete da Silva; o membro da Câmara do Café das Matas de Minas Gerais, Admar Soares; o agricultor do município de Nova Resende-MG, Sebastião Marques; e a representante da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Andréia Silva.

O grupo destacou que os produtores de café não estão interessados em contrair novos empréstimos. Eles querem uma forma de honrar as despesas do custeio diário da produção e os empréstimos contraídos. “Requeremos a suspensão de todas as dívidas dos cafeicultores como medida urgente pelo prazo mínimo de noventa dias, período que o governo disporia para apresentar uma solução concreta para o setor”, defendeu Claudinei Brito.

Odair Cunha também esteve em reunião com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB), para tratar de políticas emergenciais para o setor do café. Ele estava acompanhado da Comitiva do Café de Minas Gerais e; do representante da CONTAG, Paulo Resende; do Presidente da Câmara de Manhuaçu-MG, Maurício de Oliveira Junior; e do cafeicultor do município de Ibirici-MG, Francisco Horinho. Também participou da reunião, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontenelles.

Na ocasião, a comitiva entregou um relatório detalhado do levantamento das dívidas dos cafeicultores da Região das Matas de Minas Gerais, assim como um ofício com as reivindicações urgentes do setor. Durante o encontro, Odair salientou os problemas enfrentados e reiterou a urgência de uma medida para o setor cafeeiro. “Acreditamos que inicialmente a medida paliativa a ser adotada compreende a suspensão de todas as dívidas dos cafeicultores pelo prazo mínimo de 90 dias, prazo razoável para se buscar uma alternativa sólida para a resolução do problema”, disse ele ao Ministro Andrade.

E completou, “a medida adotada pelo Governo, em julho deste ano, quando adquiriu três milhões de sacas ao preço de R$ 343, foi um remédio acertado, porém, tardio, pois o preço do café não reagiu”.

O Ministro esclareceu que a demora na aprovação do orçamento interferiu diretamente na tempestividade das ações adotadas pelo governo o que, reconhecidamente, resultou num efeito tímido em relação ao preço esperado. Andrade reconheceu também a importância de suspender o vencimento de todas as dívidas dos cafeicultores e, consequentemente, as execuções judiciais delas decorrentes, tendo se comprometido a submeter a proposta à análise dos outros setores do governo, tais como o Ministério da Fazenda e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Nesse ínterim de suspensão das dívidas, conforme proposto pelo deputado Odair Cunha, será realizado um esforço coletivo com a participação de todos os agentes envolvidos, assim como os variados setores do governo a fim de encontrarem uma solução concreta que vá ao encontro dos anseios do setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho