Pular para o conteúdo principal

HOMENAGEM DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA MINEIRA AO CENTENÁRIO DA UNIFEI É MARCADA PELA EMOÇÃO

Composição da mesa solene no plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O reitor Dagoberto de Almeida recebe a placa alusiva ao centenário das mãos dos deputados Dalmo Ribeiro e Ulisses Gomes

Detalhe da placa recebida pela Unifei

O reitor Dagoberto de Almeida e o vice- reitor Paulo Waki presenteiam os deputados Dalmo Ribeiro e Ulisses Gomes

O reitor Dagoberto de Almeida faz seu pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa

O músico Ivan Vilela executa canções mineiras na viola caipira para os convidados no plenário


A emoção dos ex-alunos marcou a sessão solene da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em homenagem ao centenário da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Os pronunciamentos do deputado Dalmo Ribeiro, presidente da sessão; do deputado Ulisses Gomes, parlamentar que requereu a homenagem; e do próprio reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, para o plenário Juscelino Kubitschek repleto de diplomados de várias gerações da Universidade, foram unânimes em destacar a importância histórica da instituição no desenvolvimento de Minas e do país. O reitor Dagoberto de Almeida recebeu uma placa comemorativa, da presidência da Assembléia, alusiva ao centenário.

A cerimônia contou com a presença do vice-reitor da Unifei, professor Paulo Waki; dos ex-dirigentes da instituição, professores Zulcy de Souza e Fredmarck Leão; de lideranças empresariais e parlamentares. Os ex-alunos Francisco Alvim, formado pela turma de 1950, e João Esteves Neto, da turma de 1952, fizeram parte da composição da mesa solene por serem os ex-alunos mais veteranos presentes na sessão, além da ex-aluna Marita de Souza Tavares, formada pela turma de 1962, representando todas as mulheres diplomadas na Universidade.

A exibição de um vídeo relatando os principais fatos da história centenária da Unifei, além da apresentação musical do artista Ivan Vilela, com sua viola caipira, executando canções mineiras, deram um toque especial à solenidade. A TV Assembléia transmitiu ao vivo a cerimônia.

Durante seu pronunciamento, o deputado Ulysses Gomes contou um pouco da história da fundação da Universidade, que começou como Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá até se sagrar uma das mais importantes universidades do país. Como itajubense, estava também emocionado por um dos símbolos da cidade alcançar tão importante maturidade.

“A Universidade Federal de Itajubá é um orgulho para todo itajubense. Se perguntar para qualquer família da cidade, com certeza grande parte delas terá alguma ligação com a Unifei, seja porque algum familiar se formou lá, um amigo, ou tem vínculo com professor ou funcionário da instituição. Acompanho a história mais recente da Unifei e me lembro da grande comemoração quando a antiga Escola Federal de Engenharia de Itajubá transformou-se em Universidade”- lembrou o parlamentar.

O reitor da Dagoberto de Almeida ratificou também a importância da instituição para o país e agradeceu a homenagem. “Agradeço a Assembléia pela oportunidade. Nossa instituição ser lembrada por esta casa legislativa nos enche de orgulho. Estamos aqui celebrando cem anos de uma das universidades mais emblemáticas do país na área tecnológica, especialmente nas engenharias. Em um país como o nosso, que enfrenta tantos desafios, a Unifei, lá do sul de Minas, e também na cidade de Itabira, no Vale do Aço mineiro, está contribuindo da forma mais positiva para o Brasil, formando profissionais de qualidade, capacitando nossos jovens, gerando conhecimento e fazendo pesquisas de alta qualidade. Isso é o que nós sabemos fazer e o que vamos continuar fazendo no próximo centenário”- enfatizou.

O dirigente também destacou a ousadia e a iniciativa empreendedora do fundador da instituição, Theodomiro Carneiro Santiago, “que, num país ainda agrário, em 1913, teve a visão de implantar uma escola de tecnologia para que o Brasil desse o salto para o desenvolvimento”.

Já o presidente da sessão, deputado Dalmo Ribeiro, ressaltou em seu pronunciamento que “a Unifei é patrimônio dos mineiros e do Brasil. Esta homenagem, com certeza, é uma das páginas mais bonitas do parlamento de Minas. É o reconhecimento pelo centenário de uma instituição sementeira da educação de excelência em nosso estado e na nação”- acentuou o parlamentar.

Após a cerimônia, foi servido um coquetel no salão nobre da Assembléia Legislativa, onde os ex-alunos tiveram a oportunidade de se confraternizar e de relembrar seus tempos de estudante em Itajubá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.