Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO PLANO

A rotina silenciosa de pessoas que habitam as montanhas do interior de Minas e vivem isoladas do mundo moderno é o tema de “Sopro”, o mais novo filme de Marcos Pimentel. Financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e gerenciada pela Funalfa, o documentário, com 73 minutos de duração, será lançado no próximo dia 25, segunda-feira, às 20 horas, no Cine-Theatro Central, marcando a abertura da edição 2013 do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. A entrada é gratuita.

Conforme Marcos, o longa-metragem se passa no entorno de uma vila encravada nas montanhas e tem como foco específico o passar dos dias, o cotidiano de homens e animais que sobrevivem de costas para o progresso, evitando a chamada civilização. Gravado nas proximidades do Parque Estadual de Ibitipoca, o documentário observa discretamente este microcosmo e não se deixa dispersar por nada que não pertença a ele, criando um retrato dessa pequena vila no meio do nada, e, ao mesmo tempo, uma sensação de que esta vila é o mundo, de que esta gente é a vida, de que esses dias são o tempo.

O documentário estreou no Visions Du Réel – International Film Festival, em Nyon, na Suíça, e, nesta semana, está sendo apresentado na Competição Internacional de Longas-metragens do 35º Festival des 3 Continents de Nantes, na França, como único representante do Brasil. Na semana passada, foi exibido no 15º Bratislava Film Festival, na Eslováquia. Em território brasileiro, “Sopro” será apresentado no Rio de Janeiro, dentro da Mostra Competitiva de Longas da 5ª Semana dos Realizadores no próximo domingo, 24.

:: O diretor ::
Marcos Pimentel nasceu em Juiz de Fora, em 1977. Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF).

Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema, vídeo e televisão, que ganharam 87 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todas as partes do mundo. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba). Vive e trabalha em Juiz de Fora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...