Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO PLANO

A rotina silenciosa de pessoas que habitam as montanhas do interior de Minas e vivem isoladas do mundo moderno é o tema de “Sopro”, o mais novo filme de Marcos Pimentel. Financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e gerenciada pela Funalfa, o documentário, com 73 minutos de duração, será lançado no próximo dia 25, segunda-feira, às 20 horas, no Cine-Theatro Central, marcando a abertura da edição 2013 do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. A entrada é gratuita.

Conforme Marcos, o longa-metragem se passa no entorno de uma vila encravada nas montanhas e tem como foco específico o passar dos dias, o cotidiano de homens e animais que sobrevivem de costas para o progresso, evitando a chamada civilização. Gravado nas proximidades do Parque Estadual de Ibitipoca, o documentário observa discretamente este microcosmo e não se deixa dispersar por nada que não pertença a ele, criando um retrato dessa pequena vila no meio do nada, e, ao mesmo tempo, uma sensação de que esta vila é o mundo, de que esta gente é a vida, de que esses dias são o tempo.

O documentário estreou no Visions Du Réel – International Film Festival, em Nyon, na Suíça, e, nesta semana, está sendo apresentado na Competição Internacional de Longas-metragens do 35º Festival des 3 Continents de Nantes, na França, como único representante do Brasil. Na semana passada, foi exibido no 15º Bratislava Film Festival, na Eslováquia. Em território brasileiro, “Sopro” será apresentado no Rio de Janeiro, dentro da Mostra Competitiva de Longas da 5ª Semana dos Realizadores no próximo domingo, 24.

:: O diretor ::
Marcos Pimentel nasceu em Juiz de Fora, em 1977. Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF).

Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema, vídeo e televisão, que ganharam 87 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todas as partes do mundo. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba). Vive e trabalha em Juiz de Fora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho